5 ascensões meteóricas de jovens jogadores

- Advertisement -

Portugal descobriu na formação de jovens talentos, uma autêntica galinha dos ovos de ouro. Se há 15 ou 20 anos, surgia um talento excepcional uma vez ao ano, geralmente num dos “três grandes”, hoje em dia surgem seis ou sete, espalhados por vários clubes, de magnitudes diferentes.

Isto deve-se à excepcional organização dos clubes e dos seus escalões jovens, que propiciam aos seus diamantes por lapidar, condições exímias para a vida escolar e profissional, e com a ajuda da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e da Federação Portuguesa de Futebol, conseguiram gerar berços de jovens talentos, ao criarem as chamadas “equipas B”, onde misturam jovens jogadores, com jogadores menos utilizados das equipas principais, que competem na Segunda Liga ou no Campeonato de Portugal, dois campeonatos extremamente duros e competitivos, e com a mais recente criação do Campeonato Nacional Sub-23, onde competem equipas formadas exclusivamente por jovens jogadores, que depois, consoante o seu grau de adaptação, ascendem às equipas B, para disputarem jogos com jogadores profissionais, ou mesmo às equipas principais.

Esta hierarquia facilita o crescimento dos jovens talentos que as nossas “canteras” albergam, porque ao subirem estes “degraus”, encontram equipas diferentes, com jogadores e exigências diferentes, que os prepara para disputar a Primeira Liga; é importantíssimo não saltar etapas, de modo a permitir uma evolução mais completa dos jogadores. Assim sendo, todos os anos, há jovens que ascendem às equipas principais e acabam por se destacar, agarrando o seu lugar e  pegando de estaca; este artigo pretende identificar as futuras novas estrelas, que já brilharam nas equipas principais do campeonato que findou.

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Treino de Portugal traz novidades no boletim clínico para Jorge Jesus após triunfo em Oslo

Bruno Fernandes realizou treino integrado na Suécia, enquanto Francisco Conceição foi entregue ao departamento clínico da Seleção Nacional.

Atenção, Sporting: Georgios Vagiannidis pode falhar o próximo jogo da Grécia por lesão

Segundo o portal grego Enikos, Georgios Vagiannidis está em dúvida para o Grécia x Países Baixos, depois de apresentar queixas durante a vitória sobre a Alemanha.

Portugal regressa ao Mundialito de Futebol de Praia: Eis a convocatória da Seleção Nacional

Três anos depois da última participação, Bruno Torres anunciou a convocatória de Portugal para o Mundialito de Futebol de Praia.

Ucrânia empata a zero com a Geórgia e Montenegro conquista vitória nos instantes finais: Eis os resultados da tarde na Liga das Nações

A Ucrânia de Anatoliy Trubin não foi além do empate a zero na Geórgia, enquanto Montenegro bateu a Arménia por 3-2, na 2.ª jornada da Liga das Nações.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlo Ancelotti responde às críticas: «Não afeta a ideia que tenho para o futuro desta seleção e destes jogadores»

O desempenho de Carlo Ancelotti tem sido alvo de críticas, depois do empate a um golo no jogo particular com a Austrália.

Zinedine Zidane rendido a estrela da seleção francesa: «Teria adorado jogar com um jogador como ele»

Após vencer a Turquia na estreia como selecionador de França, Zinedine Zidane deixou fortes elogios ao criativo do Manchester City, Rayan Cherki.

Jaime Faria qualifica-se para a fase final do torneio de Tóquio

Após vencer o japonês Shintaro Mochizuki, o tenista Jaime Faria qualificou-se para a fase final do torneio de Tóquio.