5 ascensões meteóricas de jovens jogadores

- Advertisement -

Portugal descobriu na formação de jovens talentos, uma autêntica galinha dos ovos de ouro. Se há 15 ou 20 anos, surgia um talento excepcional uma vez ao ano, geralmente num dos “três grandes”, hoje em dia surgem seis ou sete, espalhados por vários clubes, de magnitudes diferentes.

Isto deve-se à excepcional organização dos clubes e dos seus escalões jovens, que propiciam aos seus diamantes por lapidar, condições exímias para a vida escolar e profissional, e com a ajuda da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e da Federação Portuguesa de Futebol, conseguiram gerar berços de jovens talentos, ao criarem as chamadas “equipas B”, onde misturam jovens jogadores, com jogadores menos utilizados das equipas principais, que competem na Segunda Liga ou no Campeonato de Portugal, dois campeonatos extremamente duros e competitivos, e com a mais recente criação do Campeonato Nacional Sub-23, onde competem equipas formadas exclusivamente por jovens jogadores, que depois, consoante o seu grau de adaptação, ascendem às equipas B, para disputarem jogos com jogadores profissionais, ou mesmo às equipas principais.

Esta hierarquia facilita o crescimento dos jovens talentos que as nossas “canteras” albergam, porque ao subirem estes “degraus”, encontram equipas diferentes, com jogadores e exigências diferentes, que os prepara para disputar a Primeira Liga; é importantíssimo não saltar etapas, de modo a permitir uma evolução mais completa dos jogadores. Assim sendo, todos os anos, há jovens que ascendem às equipas principais e acabam por se destacar, agarrando o seu lugar e  pegando de estaca; este artigo pretende identificar as futuras novas estrelas, que já brilharam nas equipas principais do campeonato que findou.

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

António Miguel Cardoso quer ouvir os sócios antes de tomar uma decisão: «O Vitória é dos sócios, eles é que decidem»

António Miguel Cardoso prometeu demitir-se no caso de não terminar no quinto lugar, mas espera pela opinião dos sócios do Vitória SC para tomar uma decisão.

Bayern Munique identifica possível substituto de Harry Kane a longo prazo

O Bayern Munique pode avançar pela contratação de Victor Osimhen. Bávaros mostram interesse no avançado nigeriano.

Andy Robertson sobre exibição do Liverpool na Premier League: «Não vamos ganhar muitos jogos a jogar assim»

Andy Robertson criticou a exibição do Liverpool frente ao Wolverhampton na Premier League. Há novo jogo entre as equipas.

Tottenham escolhe os 3 treinadores candidatos a assumir o cargo na próxima temporada

O Tottenham já escolheu os três candidatos a assumir o comando técnico na próxima temporada. Robbie Keane pode ser escolhido caso sejam despromovidos.

PUB

Mais Artigos Populares

Inter Miami de Lionel Messi recebidos na Casa Branca por Donald Trump

O Inter Miami e Lionel Messi, foram recebidos na Casa Branca por Donald Trump. Numa homenagem pela conquista da MLS em 2025, num evento marcado por um início de discurso polémico do presidente norte-americano.

Planos do Sporting para a viagem à Noruega para defrontar o Bodo/Glimt

O Sporting antecipou a sua deslocação até Bodo para a primeira mão dos oitavos‑de‑final da Liga dos Campeões, viajará quase 48 horas antes do jogo e regressará a Portugal ainda de madrugada.

Fabian Mrozek troca Liverpool pelo FC Cincinnati da MLS

O Cincinnati anunciou a contratação do guarda-redes Fabian Mrozek, que chega por empréstimo do Liverpool. O acordo inclui uma opção de compra.