Após as primeiras sete jornadas da Primeira Liga, e agora que vamos ter uma nova pré-época (um mês de paragem é ridículo), eis que temos já muito sumo para irmos bebendo lentamente até que o final do mês de Outubro chegue, o mais rapidamente possível.

Assim sendo, aqui ficam algumas conclusões que podem já ser retiradas pelos 18 clubes do nosso Campeonato.

FC Famalicão – Já tudo ou quase tudo foi dito sobre o Fama. Equipa cheia de qualidade. Treinador a surpreender. Pérez é óptimo. Lameiras e Fábio Martins driblam as dificuldades. O meio campo seguro e com bola. Líderes! E tudo isto sem um ponta de lança que marque golos. Enganei-me… há lá um. Mas ainda é suplente… não sei muito bem porquê.

SL Benfica – Este Benfica nem parece o mesmo do ano passado. Bruno Lage não parece o mesmo do ano passado. Lage tem uma tara chamada “TARAbt”. RDT faz os adeptos lembrar Ferreira, mas é, acredito, o melhor ponta de lança da equipa. Seferovic não é assim tão bom. André Almeida breve vê um dos putos Tomás passar-lhe a perna.

FC Porto – Estiveram quase enterrados, mas Conceição e os homens do norte voltaram a mostrar do que são feitos. Que grande guarda-redes foram buscar. Pepe e Marcano para já chegam, mas cuidado. Telles é de outro nível. Uribe não é nada mau. Nakajima afinal, conta Zé Luís, cabeceia melhor que remata e Marega ainda não é o que foi. E apostar a sério na juventude?

Vitória SC – O Vitória tem um excelente plantel e um óptimo treinador. Tapsoba não se aguenta muito tempo em Guimarães. Lucas dá a classe que faltava. Davidson breve dá um salto ainda maior. Rochinha como nunca o vimos. Bonatinni, Bruno Duarte ou Guedes? Algum será o avançado que parece faltar aos vimaranenses?

Sporting CP – Silas fará ‘milagres’ que Leonel Pontes não conseguiu? O balneário estará perdido? Coates voltará a ser o que já foi? Jesé será um ‘flop’ emprestado? E o Fernando? Alguém sabe dele? Bruno Fernandes e mais dez (de novo)? Será Luiz Phellype a solução? Tantas questões e nenhuma conclusão.

Boavista FC – Ainda não perdeu. Grande concistência defensiva. Sem vedetas. Sem um ponta de lança goleador. Sem médios muito criativos ou centrais muito bons. Sem, sem, sem, mas com um colectivo que faz lembrar o Boavistão… pelo menos na entrega. Ah, sim.. que belo defesa esquerdo. E aquele menino do meio campo defensivo?

Esta é a classificação da Primeira Liga, sete jornadas após o começo da época
Fonte: Liga Portugal

CD Santa Clara – Uma equipa com tudo para ter mais uma época calma. Sabe defender, com bons jogadores cá atrás. E lá na frente? Guilherme e Tiago Santana quando começarão a brilhar? Onde está o Lincoln de quem se falou tão bem?

Rio Ave FC –Taremi tem feito falta mas já aí vem. Bruno Moreira é daqueles que por onde passa marca. Nuno Santos a um nível superior. Filipe Augusto até sabe jogar e bem. Diego Lopes abaixo do esperado. Uma defesa ainda em cosntrução?

CD Tondela – Ora surpreende, ora decepciona. Denilson é jogador. Rubio não é mau. Falta o melhor Xavier e o melhor Murillo. E, já agora, uma defesa mais compacta, se faz favor, que o Cláudio Ramos merece.

CS Marítimo – Não é um Marítimo europeu. Bons avançados, mas uma equipa que joga pouquinho. Não falta matéria prima. Mas que falta algo, lá isso falta. Nuno Manta Santos não deveria ser um treinador mais ofensivo?

SC Braga – Os irmãos Horta dão uma bela colheita. Galeno cada vez mais titular. Paulinho já marca. A defesa treme em demasia. E Sá Pinto também. Falta algo nesta equipa. Parece-me o Braga menos forte dos últimos tempos.

Moreirense FC – Uma dupla de centrais de homens de barba rija. Um meio campo onde falta um criativo. Ponta de lança não abunda. Nené será suficiente? Bilel e Luther têm tudo para brilhar. Uma época tranquila, antevejo.

Vitória FC – Como pode uma equipa empatar tantos jogos a zero? Que grande consistência tanto defensiva como ofensiva. Quase não se sofre e quase não se marca. Eber Bessa não devia ser sempre titular? Há por aí algum avançado?

Gil Vicente FC – Kraev e Lourency voltem rápido a ser os jogadores das primeiras jornadas se faz favor. Bom conjunto. Ruben Fernandes não deveria ser sempre defesa central? E um ponta de lança? Haverá por aqueles lados? Para já não o encontro.

Belenenses SAD – Mudou o treinador e mudaram algumas das caras. Kofi capaz do melhor e do pior. Robinho será a nova coqueluche? Para quando um onze inicial estável e consistente? Isto de mudar de treinador não faz milagres. Ou será que sim?

Portimonense SC – Jackson já não é o que era. Marlos será o que dizem que pode ser? Tabata emigrou? Ansiosos por Paulinho. Talvez Folha devesse, em alguns jogos, jogar mais fechado: para o pontinho.

FC Paços de Ferreira – Acredito muito em Pepa mas acreditará ele nesta equipa? Vejo alguma falta de qualidade. Fará renascer Whelton? Ou Douglas será mesmo um tanque? Pedrinho assumirá  a batuta? É preciso o melhor Paços na capital do móvel para que a equipa consiga uma época minimamente tranquila.

CD Aves – Inácio não deve ficar muito mais tempo. Muito jogador novo numa equipa que não passa a mediania. Excepção a Mohamedi: este tem classe. Uma época que será complicada. A caminho da Segunda?

Foto de Capa: Liga Portugal

Comentários