TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

Por detrás de uma transferência e consequente apresentação oficial com o cachecol e a nova camisola, há inúmeros contactos prévios entre aqueles que aparecem na fotografia para a posteridade, assim como muitos entre os envolvidos que fazem parte dessa movimentação.

Quando se fecha a janela de transferências, termina a corrente de ar entre o balneário dos jogadores, a equipa técnica e os escritórios dos responsáveis dos clubes cujas decisões diariamente afectam o processo de treino, pois, da mesma forma que os jogos começam bem antes do apito inicial e terminam para lá do trancar das portas do estádio, tudo influencia o quotidiano de uma equipa de futebol.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O efeito dominó do entra-e-sai de atletas que tanto empolga mediaticamente tem efeitos opostos de interesse, pois os treinadores pretendem o mais rapidamente começar a implementar as suas ideias de jogo e treino com a tranquilidade de saberem que ninguém abandona o seu cacifo. Assumem o compromisso de corpo e alma sem estarem permanentemente com o desejo de se transferir e, dessa forma, nem sempre colocarem o pé nos duelos, além de terem a atitude mental desejada que não se pode medir, nem pesar, mas é bem evidente nos 90 minutos de competição.

São comissões que causam comichões, pois o custo zero por vezes é muito dispendioso; como afirmou Scolari, “jogador ruim é que é caro”. Naturalmente que, fora uma percentagem mínima de clubes a nível mundial, os demais estão “obrigados” a vender para (sobre)viver e assim há pouca vontade de encerrar o período de transferências antes do início das respectivas competições, pois além de maquilhar alguns erros da composição inicial do plantel e lesões seriam as únicas excepções, com foco nos guarda-redes, pois não há adaptação possível, no terreno muitos beneficiariam dessa alteração, mas outros valores se levantam.

Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Apesar de a qualidade acelerar adaptação, treinar, rotinar e olear as transições para jogar, para vencer, são tarefas árdua para qualquer treinador, seja qual for a divisão, e daí a grande maioria procurar jogadores com quem já trabalhou, sem esquecer que, mais do que os vídeos, o cartão de visita dos atletas é muito aquilo que os ex-colegas e treinadores falam deles, para além das capacidades técnicas e tácticas.

É importante manter presente, porém, que o perfil de contratação além do scouting pode (e deve) ser feito em função do projecto a curto, médio e longo prazo pelos clubes, algo que por vezes nem no papel existe. O reforço, por muita qualidade que tenha, pode nem sempre ser benéfico com a instabilidade que pode trazer, ao nível da titularidade, dos minutos e da influência, desaguando sempre no momento das convocatórias.

Todo este processo mexe (e de que maneira!) com o balneário, pois o futebol é feito e jogado por seres humanos e não por craques de consola, seres humanos esses que têm famílias cuja mudança de país implica alterações que influenciam o rendimento de qualquer atleta. Tal como todos os que os rodeiam diariamente, desde amigos a agentes, e por tudo isto que mencionei, aquele que na teoria seria ou é uma mais valia, no final, mais valia não ter vindo.

Artigo de opinião de Óscar Botelho,
comentador de futebol


TIP BET.PT – APOSTA AQUI

A LIGA BWIN CONTINUA AO RUBRO E NESTE FIM DE SEMANA HÁ MAIS JOGOS PARA ACOMPANHARES! APOSTA JÁ NA BET.PT!

Óscar Botelho
Óscar Botelhohttp://www.bolanarede.pt
O Óscar é comentador de futebol e membro da Tribuna VIP do Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Borussia Monchengladbach despede Gerardo Seoane e já há nome apontado ao cargo

Gerardo Seoane já não é treinador do Borussia Monchengladbach. O técnico suíço foi despedido depois de não ter vencido nenhum dos primeiros três jogos da Bundesliga.

FC Porto volta atrás e impede jogador de participar no Mundial Sub-20

Tomás Pérez já não vai participar no Mundial Sub-20. O jogador vai regressar ao FC Porto nas próximas horas, depois das lesões que surgiram no plantel.

Jota Silva fala pela primeira vez como reforço do Besiktas: «Quando soube do interesse, tudo ficou muito claro para mim»

Jota Silva deu a sua primeira entrevista como jogador do Besiktas. O avançado internacional português explicou o passo na carreira.

José Faria deixa o cargo de treinador do Estrela da Amadora

José Faria está de saída do cargo de treinador do Estrela da Amadora. A oficialização da saída do técnico deve ser confirmada nas próximas horas.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal perde com os Estados Unidos no segundo jogo do Mundial de Voleibol

Portugal foi derrotado pelos Estados Unidos, na segunda jornada da fase de grupos do Mundial de Voleibol. A equipa das quinas perdeu por 3-0.

Filipe Luís rejeita proposta do Fenerbahçe e confessa: «Tenho um compromisso com estes jogadores e com este clube»

Filipe Luís explicou os motivos para ter rejeitado a proposta do Fenerbahçe. O treinador brasileiro quer continuar no comando técnico do Flamengo.

Nuno Gomes explica relação com Ruben Amorim: «Sou amigo dele»

Nuno Gomes comentou a sua relação com o atual treinador do Manchester United, Ruben Amorim, na chegada a Portugal.