Agarre quem puder: a luta pela última vaga para a Liga Europa

- Advertisement -

A dúvida sobre o acesso à Liga Europa surge inevitavelmente após a suspensão dos campeonatos portugueses de futebol devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Como sabemos, a resposta já chegou para os escalões de formação e até para todos os campeonatos seniores não profissionais (ou seja, até ao Campeonato de Portugal). No primeiro caso, optou-se pelo cancelamento total da temporada, não havendo lugar para campeões, subidas ou descidas.

Já no Campeonato de Portugal, apesar da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ter dado como terminada a época (sem atribuição de títulos), a situação é ligeiramente diferente: nenhum clube vai descer às provas distritais, mas está ainda em discussão a possibilidade da realização de um play-off entre os dois primeiros classificados de cada série (num total de oito emblemas) para determinar as equipas que devem ascender à segunda liga.

Por outro lado, os dois campeonatos seniores profissionais portugueses – primeira e segunda liga – ainda não conhecem qualquer decisão quanto ao seu futuro. A hipótese de serem jogadas as dez jornadas restantes está ainda em cima da mesa, o que nos dá alguma esperança de assistir a aguerridas lutas nesta fase final da temporada. Não falo só da disputa pelo troféu de campeão entre o FC Porto e SL Benfica (separados por apenas um ponto na tabela classificativa) e da corrida pela manutenção, onde o Portimonense SC e o CD Aves suspiram por um “bote salva-vidas” que milagrosamente os mantenha à tona.

No principal escalão de futebol português, a classificação aquando a suspensão do campeonato deixou em aberto um combate interessante pelo quinto lugar, que poderá corresponder a uma vaga extra para as eliminatórias da Liga Europa. Vejamos: se a vitória na Taça de Portugal dá acesso a um lugar na segunda pré-eliminatória na Liga Europa, tendo em conta que a final de Jamor se vai disputar entre os atuais dois primeiros classificados do campeonato – FC Porto e Benfica -, que têm já o seu lugar praticamente garantido nas competições europeias, sobrará uma vaga.

Rio Ave FC, Vitória SC e FC Famalicão são os principais candidatos ao lugar disponível, já que se encontram na quinta, sexta e sétima posição, respetivamente, com os dois últimos em igualdade pontual e apenas a um ponto da equipa de Vila do Conde. Os rioavistas têm uma história ainda recente nas competições europeias: estrearam-se na época 2014/2015, depois de serem finalistas vencidos na final da Taça de Portugal da época anterior, ganha pelo também campeão nacional SL Benfica.

Já o emblema de Guimarães é “catedrático” nas provas europeias, tendo feito o seu primeiro jogo na temporada 1968/1969, na extinta Taça das Cidades com Feira. Até agora, são já 84 jogos disputados na Europa, com uma presença na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, na época 2007/2008, pelo meio.

O FC Famalicão, por seu lado, pode fazer a sua estreia absoluta em competições europeias, depois de regressar esta época ao principal escalão do futebol português, 25 anos depois. Os famalicenses têm até sido apontados como a equipa sensação do campeonato, muito devido às suas sete jornadas consecutivas na primeira posição.

As próximas semanas serão, naturalmente, decisivas para a chegada de uma decisão final quanto ao futuro da primeira e segunda liga. Resta-nos aguardar para perceber se podemos assistir a esta luta afincada pela possível vaga extra na Liga Europa (obviamente, desde que com todas as condições asseguradas), ou se a Liga terá de optar pelo término da época, levando a um conjunto de dúvidas, ainda por responder, inerentes a esta decisão.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

 

Diana Oliveira
Diana Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Diana é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e, desde cedo, que a escrita faz parte de si. Poder conjugá-la com o futebol, outra das suas paixões, é a cereja no topo do bolo. A Diana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Vidigal é reforço do Wycombe Wanderers

André Vidigal deixa o Stoke City e ruma ao Wycombe Wanderers, onde inicia um novo desafio na sua carreira após ter sido anunciado como reforço no último dia do mercado de transferências.

Matías Lacava está de regresso ao Vizela

O Vizela oficializou o regresso de Matías Lacava, que assina contrato válido até junho de 2027. O avançado venezuelano reforça o plantel para a próxima temporada e meia.

Luis Guilherme estreia-se a marcar pelo Sporting: fim de seca e afirmação no futebol europeu

Luis Guilherme estreou-se a marcar pelo Sporting na partida contra o AVS SAD, encontro dos quartos de final da Taça de Portugal.

Álvaro Fidalgo reforça o Real Bétis e assina até 2030

O Real Bétis anunciou a contratação de Álvaro Fidalgo. Após chegar a acordo com o Club de Futebol América, o clube de Sevilha fechou o médio espanhol até 2030.

PUB

Mais Artigos Populares

Gustavo Varela quer suceder a Pablo Felipe… e Benfica está atento

Gustavo Varela está emprestado ao Gil Vicente por parte do Benfica. O conjunto de Barcelos vendeu recentemente Pablo Felipe ao West Ham United.

Frederico Varandas volta a ser absolvido num processo por palavras contra Pinto da Costa

Frederico Varandas foi absolvido pelo Tribunal da Relação de Lisboa no processo por chamar 'corruptor ativo' a Pinto da Costa.

Eis o calendário de Portugal no Mundial de Rugby 2027 na Austrália

Portugal vai abrir as contas do Mundial 2027 num embate com a Irlanda no dia 4 de outubro e terminará a fase de grupos a 7 de outubro no encontro com a Escócia.