Ainda dá tempo, Beira-Mar!

Do objetivo “manutenção” ao sonho “subida”, o SC Beira-Mar atravessa uma fase menos positiva na série C do Campeonato de Portugal. O histórico clube aveirense procura reerguer-se após anos negros da sua história que culminaram com a descida aos campeonatos distritais.

De cara lavada e com uma estrutura que tem primado pela organização e vontade em fazer regressar o Beira-Mar aos grandes palcos do futebol português, foi com naturalidade que, após a subida de ao Campeonato de Portugal, o objetivo proposto para esta temporada fosse o da manutenção de forma a estabilizar o clube e dotá-lo de melhores recursos para depois sim pensar em regressar aos campeonatos profissionais. Porém, dado o excelente arranque de campeonato aliado ao grande equilíbrio na série em que se encontra, foi crescendo um sentimento entre os adeptos beiramarenses que o clube podia lutar já esta temporada por um dos dois lugares que dão acesso à fase de subida. A grande vitória sobre o CS Marítimo na terceira eliminatória da Taça de Portugal alicerçou ainda mais essa esperança e crença num plantel que sempre foi curto, mas com bons jogadores e uma ideia de jogo bem definida, assente no rigor defensivo e no equilíbrio emocional em todos os momentos do jogo.

O SC Beira-Mar levou a melhor sobre o CS Marítimo na terceira eliminatória da Taça de Portugal
Fonte: SC Beira-Mar

O Beira Mar faz-se de juventude mas também pessoas de grande experiência e história no clube. Artur e Rui Sampaio serão os maiores exemplos de fidelidade sem esquecer o treinador Ricardo Sousa, o homem que marcou o golo que deu a conquista de uma Taça de Portugal ao clube e filho de um treinador que ficou na história do Beira-Mar, António Sousa. Foi precisamente Ricardo Sousa que assumiu publicamente a vontade em estar presente na fase de subida, após um jogo em que o Beira-Mar até perdeu, frente ao CD Fátima. Nessa altura, o técnico afirmara que dada a competitividade da série e a posição ocupada pelo clube, tinha de tentar algo mais que a manutenção.

Estranhamente, desde então que o Beira-Mar do início de época não mais se viu. A cedência de alguns jogadores importantes como Cissé ou Caminata contribuiu fortemente para uma decadência da forma de jogar do Beira-Mar que, embora relativamente sólido atrás, não consegue ser dominador e eficaz à frente. Duas vitórias nos últimos treze jogos demonstram bem o que tem acontecido mas, mais do que isso e numa perspetiva positivista para o Beira-Mar, continua a apenas três pontos do segundo classificado desta série. Ainda há alguns jogos por disputar e tudo está em aberto. Se Ricardo Sousa conseguir resgatar a confiança dos jogadores e fazê-los jogar com alegria, o Beira-Mar voltará a subir posições porque tem qualidade para isso.

É indelével. Será que o maior clube do distrito de Aveiro consegue voltar à ribalta? Ou será que não queimar etapas é o melhor caminho?

Foto de Capa: SC Beira-Mar

Revisto por: Jorge Neves

António Sousa
António Sousahttp://www.bolanarede.pt
O António é um famalicense de gema e um amante do futebol e do desporto. Com o sonho em ser treinador de futebol bem presente, é através da escrita que encontra a melhor forma de se expressar. Apologista do jogo interior e do futebol ao domingo à tarde.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe quer oferecer 2 jogadores do PSG a José Mourinho e prepara apresentação em Portugal

O Fenerbahçe quer acelerar as contratações de Milan Skriniar e de Marco Asensio. Objetivo é apresentar os reforços na quarta-feira.

Benfica recebe proposta por jogador que integra a pré-época e está às ordens de Bruno Lage

O Benfica continua a querer colocar Casper Tengstedt no mercado de transferências. Genoa fez proposta pelo avançado.

Alvo do Benfica recusa mudar-se para o Zenit após proposta de 30 milhões de euros e dá preferência… à AS Roma

Richard Ríos tem como prioridade mudar-se para a AS Roma. O Benfica também está na corrida pelo médio, que recusou o Zenit.

Francisco Conceição rejeita mudar-se para a Premier League e trava transferência de 30 milhões de euros para o FC Porto

Francisco Conceição decidiu rejeitar a proposta do Everton. Emblema inglês dispôs-se a pagar os 30 milhões de euros da cláusula de rescisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Atlético Madrid disposto a transferir ex-Gil Vicente por 20 milhões de euros e tem interesse português na Premier League

O Atlético Madrid está aberto a uma venda de Samuel Lino. Jogador tem dois interessados na Premier League.

Fabrizio Romano dá novidades quanto a Thiago Almada e destaca interferência de Diego Simeone para desviar o médio do Benfica

Diego Simeone está a ser um dos principais impulsionadores do interesse do Atlético Madrid em Thiago Almada. Médio mais longe do Benfica.

Nova reviravolta coloca transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal em risco de colapsar

A transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal teve um novo contratempo. Em causa os bónus do acordo com o Sporting.