As 5 substituições que valeram ouro no Futebol Português

- Advertisement -

5.         

FC Porto 2-1 SL Benfica, 2012/2013 (Kelvin) – Recuemos até à época 2012/2013. À 29ª jornada, o campeonato estava ao rubro, com Porto e Benfica a lutar ombro a ombro pelo título. Os de Lisboa lideravam a tabela, com 74 pontos, perseguidos pelos portuenses com 72 pontos, quando se deu o último clássico da época, no Estádio do Dragão. Uma vitória das águias de Jesus, dava o campeonato por encerrado, com a possibilidade de os benfiquistas festejarem o título em pleno reduto dos rivais. Um empate, deixava tudo igual para a última jornada, uma vitória dos dragões de Vítor Pereira, deixava-os com mão e meia na taça, dependentes de si próprios para se sagrarem campeões. Sentia-se o nervosismo no ar.

O jogo até começou melhor para o Benfica, que logo aos 19’ se pôs em vantagem, por Lima, o artilheiro da equipa, mas logo depois, aos 25’, Maxi Pereira fez um autogolo que deixou tudo empatado. Aos 79’, o treinador dos dragões, mexe na equipa, fazendo sair Lucho González para entrar Kelvin, um avançado que à data não me dizia nada. Mal sabia eu que ia ficar com a sua cara e o seu nome gravados na memória pelos piores motivos… À medida que o relógio avançava, sentia-se que o Benfica estava contente com o empate, que de certo modo, lhe servia melhor as aspirações, do que ao rival. Que erro crasso. Já estava a ver o filme: ia-se cumprir a velha máxima de “quem não joga para ganhar, acaba por perder”. Dito e feito: no tempo de compensação, o metro quadrado de campo pagava-se bem caro e eis que ao minuto 92, numa recuperação a meio-campo, o Porto circula rapidamente a bola até à área adversária. Liedson assiste Kelvin, que atira para o fundo da baliza do Benfica. Se naquele momento, Jorge Jesus caiu de joelhos, aos Benfiquistas caiu tudo: perder o campeonato com um golo em cima do joelho, de um jogador que nunca mais ninguém viria a ouvir falar. Kelvin pode ter tido uma carreira humilde, mas pode sempre gabar-se de ter ficado na história do futebol português. Um autêntico suplente de ouro.

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ex-Vitória SC oficializado no Corinthians por empréstimo do Al Hilal

Kaio César foi emprestado pelo Al Hilal ao Corinthians até ao final da temporada de 2026. O avançado brasileiro já representou o Vitória SC.

Sporting já prepara jogo frente ao Nacional da Madeira: Rui Borges fala com a imprensa no sábado

Rui Borges orientou esta sexta-feira mais um treino do Sporting, tendo em vista o encontro frente ao Nacional da Madeira.

Portugal derrota Suécia e conquista 5.º lugar no Europeu de Andebol: melhor classificação de sempre na competição

Portugal venceu a Suécia por 36-35 e garantiu o 5.º lugar no Europeu de Andebol, alcançando a melhor classificação de sempre na competição.

Já há datas para as partidas entre o Benfica e o Real Madrid

Já são conhecidas as datas e as horas dos encontros entre o Benfica e o Real Madrid, relativos ao playoff da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Ainda te recordas de Ruben Kluivert? Defesa pode mudar de clube ainda em janeiro

Ruben Kluivert pode deixar de ser jogador do Lyon no mercado de janeiro. O defesa conta com interessados nos seus serviços.

Barcelona fecha empréstimo de avançado egípcio do Al Ahly

O Barcelona assegurou o empréstimo com opção de compra de Hamza Abdelkarim. O avançado egípcio representava anteriormente o Al Ahly.

Jhon Durán pode regressar aos campeonatos Big 5: eis o destino do ponta de lança

Jhon Durán deverá abandonar o Fenerbahçe neste mercado de transferências. O Lille pode ser o destino do internacional colombiano.