📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

As 5 substituições que valeram ouro no Futebol Português

- Advertisement -

5.         

FC Porto 2-1 SL Benfica, 2012/2013 (Kelvin) – Recuemos até à época 2012/2013. À 29ª jornada, o campeonato estava ao rubro, com Porto e Benfica a lutar ombro a ombro pelo título. Os de Lisboa lideravam a tabela, com 74 pontos, perseguidos pelos portuenses com 72 pontos, quando se deu o último clássico da época, no Estádio do Dragão. Uma vitória das águias de Jesus, dava o campeonato por encerrado, com a possibilidade de os benfiquistas festejarem o título em pleno reduto dos rivais. Um empate, deixava tudo igual para a última jornada, uma vitória dos dragões de Vítor Pereira, deixava-os com mão e meia na taça, dependentes de si próprios para se sagrarem campeões. Sentia-se o nervosismo no ar.

O jogo até começou melhor para o Benfica, que logo aos 19’ se pôs em vantagem, por Lima, o artilheiro da equipa, mas logo depois, aos 25’, Maxi Pereira fez um autogolo que deixou tudo empatado. Aos 79’, o treinador dos dragões, mexe na equipa, fazendo sair Lucho González para entrar Kelvin, um avançado que à data não me dizia nada. Mal sabia eu que ia ficar com a sua cara e o seu nome gravados na memória pelos piores motivos… À medida que o relógio avançava, sentia-se que o Benfica estava contente com o empate, que de certo modo, lhe servia melhor as aspirações, do que ao rival. Que erro crasso. Já estava a ver o filme: ia-se cumprir a velha máxima de “quem não joga para ganhar, acaba por perder”. Dito e feito: no tempo de compensação, o metro quadrado de campo pagava-se bem caro e eis que ao minuto 92, numa recuperação a meio-campo, o Porto circula rapidamente a bola até à área adversária. Liedson assiste Kelvin, que atira para o fundo da baliza do Benfica. Se naquele momento, Jorge Jesus caiu de joelhos, aos Benfiquistas caiu tudo: perder o campeonato com um golo em cima do joelho, de um jogador que nunca mais ninguém viria a ouvir falar. Kelvin pode ter tido uma carreira humilde, mas pode sempre gabar-se de ter ficado na história do futebol português. Um autêntico suplente de ouro.

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa deixa bicada: «Há uma coisa que nunca farei: comprar. Nem votos, nem pessoas para estar ao meu lado»

Rui Costa deixa bicada. Presidente e candidato às eleições do Benfica aborda apoios de antigos jogadores a outros candidatos.

Onde ver o Liverpool x Manchester United, clássico da Premier League com Ruben Amorim no banco?

O Liverpool recebe o Manchester United na oitava jornada da Premier League. Grande clássico da Premier League terá Ruben Amorim no banco.

Arne Slot não poderá contar com peça importante frente ao Manchester United: «É muito difícil dizer quando vai regressar»

Arne Slot falou sobre o regresso de Alisson e garante que o atleta ainda não recuperou da lesão. O Liverpool recebe o Manchester United no domingo.

Hansi Flick defende Robert Lewandowski: «Não há ninguém, salvo Cristiano Ronaldo…»

HansiFlick, treinador do Barcelona, defendeu Robert Lewandowski. Técnico alemão mencionou Cristiano Ronaldo.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas destaca médio do FC Porto: «Em condições normais, nunca teria assinado»

André Villas-Boas destacou a contratação de Gabri Veiga. Presidente dos dragões deixou vários elogios ao médio espanhol.

André Villas-Boas elogia Samu Aghehowa e revela: «Já tivemos contactos com vários clubes que o quiseram levar»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, deu a sua opinião sobre Samu Aghehowa, Borja Sainz e Gabri Veiga.

Rui Costa visa Noronha Lopes e ainda atira: «O Benfica já esteve na lama há quatro anos e ninguém cá quis pôr os pés»

Rui Costa, presidente do Benfica, falou sobre a presença de seis candidatos. Líder das águias visou ainda João Noronha Lopes.