As 5 substituições que valeram ouro no Futebol Português

- Advertisement -

5.         

FC Porto 2-1 SL Benfica, 2012/2013 (Kelvin) – Recuemos até à época 2012/2013. À 29ª jornada, o campeonato estava ao rubro, com Porto e Benfica a lutar ombro a ombro pelo título. Os de Lisboa lideravam a tabela, com 74 pontos, perseguidos pelos portuenses com 72 pontos, quando se deu o último clássico da época, no Estádio do Dragão. Uma vitória das águias de Jesus, dava o campeonato por encerrado, com a possibilidade de os benfiquistas festejarem o título em pleno reduto dos rivais. Um empate, deixava tudo igual para a última jornada, uma vitória dos dragões de Vítor Pereira, deixava-os com mão e meia na taça, dependentes de si próprios para se sagrarem campeões. Sentia-se o nervosismo no ar.

O jogo até começou melhor para o Benfica, que logo aos 19’ se pôs em vantagem, por Lima, o artilheiro da equipa, mas logo depois, aos 25’, Maxi Pereira fez um autogolo que deixou tudo empatado. Aos 79’, o treinador dos dragões, mexe na equipa, fazendo sair Lucho González para entrar Kelvin, um avançado que à data não me dizia nada. Mal sabia eu que ia ficar com a sua cara e o seu nome gravados na memória pelos piores motivos… À medida que o relógio avançava, sentia-se que o Benfica estava contente com o empate, que de certo modo, lhe servia melhor as aspirações, do que ao rival. Que erro crasso. Já estava a ver o filme: ia-se cumprir a velha máxima de “quem não joga para ganhar, acaba por perder”. Dito e feito: no tempo de compensação, o metro quadrado de campo pagava-se bem caro e eis que ao minuto 92, numa recuperação a meio-campo, o Porto circula rapidamente a bola até à área adversária. Liedson assiste Kelvin, que atira para o fundo da baliza do Benfica. Se naquele momento, Jorge Jesus caiu de joelhos, aos Benfiquistas caiu tudo: perder o campeonato com um golo em cima do joelho, de um jogador que nunca mais ninguém viria a ouvir falar. Kelvin pode ter tido uma carreira humilde, mas pode sempre gabar-se de ter ficado na história do futebol português. Um autêntico suplente de ouro.

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto fecha Seko Fofana e médio viaja este domingo para Portugal

O FC Porto fechou a contratação de Seko Fofana. Médio vai ser emprestado pelo Rennes ao Dragão até ao final da época.

Richard Ríos pode voltar frente ao Real Madrid: eis a situação do médio do Benfica

Richard Ríos pode voltar às opções contra o Real Madrid. Médio do Benfica tem uma previsão de regresso de duas semanas.

Eis o único fator que continua a travar a saída de Alisson Santos para o Nápoles

Alisson Santos está a um passo do Nápoles. Apenas Ademola Lookman e um efeito dominó travariam a mudança, mas essa hipótese está mais distante.

Vasco Matos é o oitavo da lista: eis os treinadores que já foram demitidos da Primeira Liga

Vasco Matos foi despedido do comando técnico do Santa Clara durante este sábado, sendo o oitavo treinador demitido na presente edição da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Alverca e Estrela da Amadora empatam em jogo com golo de 2 reforços

O Alverca e o Estrela da Amadora empataram a uma bola durante a noite deste sábado, num encontro da 20.ª jornada da Primeira Liga.

AS Mónaco goleia Rennes e coloca fim a jejum de vitórias: eis os resultados do dia na Ligue 1

O AS Mónaco colocou um ponto final à sequência de maus resultados. Goleada monegasca sobre o Rennes por 4-0.

Vizela empata contra o Portimonense e não aproveita da melhor maneira a derrota do Torreense

O Vizela e o Portimonense empataram a uma bola durante a noite deste sábado, num encontro relativo à 20.ª jornada da Segunda Liga.