Bem-vindo de volta, mister!

- Advertisement -

Manuel Cajuda, 68 anos, assumiu recentemente o comando do Leixões SC. O técnico português voltou ao ativo cerca de um ano após ter abandonado o leme do Académico de Viseu FC.

Pelo meio, enfrentou a maior batalha da sua vida, um cancro na próstata. Cajuda comentou este momento com o pragmatismo e o sentido de humor que já lhe é caraterístico: “houve um dia em que acordei, virei-me para o cancro e disse-lhe ‘tens de de ir embora’. E ele foi”. Ultrapassada esta luta e após alguns meses em que esteve afastado do futebol por vontade própria, o treinador algarvio – que sempre assumiu ser adepto do clube da terra e onde começou a jogar, o SC Olhanense – orienta agora o 23º emblema numa carreira que já conta com quase 40 anos.

Experiência, como visto, não lhe falta e leva já no currículo alguns dos mais emblemáticos clubes portugueses, como o SC Braga, o Vitória SC, CF “Os Belenenses” e o outrora mítico SC Beira-Mar. Foi nos vimaranenses, aliás, que conseguiu um dos seus maiores feitos, ao pegar na equipa em zona de descida na segunda liga, conseguir a subida de divisão e, na época seguinte… conduziu os minhotos ao playoff da Liga dos Campeões pela primeira e única vez na história, em 2007/2008. Manuel Cajuda guarda estes momentos com carinho e chegou a referir “Nunca irei encontrar os adjetivos que o Vitória merece”.

Manuel Cajuda já orientou o Leixões SC na derrota com o CD Nacional
Fonte: Leixões SC – Futebol, SAD
Fonte: ANTF

Antes, tinha já experienciado a sua primeira aventura no estrangeiro, nos egípcios Zamalek SC. Aqui enfrentou provavelmente uma das maiores dificuldades nos vários anos de profissão: além da distância da família, não sabia falar árabe e mal sabia falar inglês, tornando a sua passagem pelo Egito muito complicada. Passado o choque cultural típico ao viajar para um país muçulmano, Cajuda decidiu abraçar os costumes daquela terra e até chegou a fazer o Ramadão para perceber o que movia os locais.

Após a passagem pelo Vitória SC, seguiram-se outras passagens além-fronteiras, como os Emirados Árabes Unidos, a China e Tailândia. A sua reputação e o seu caráter forte são a imagem de marca por onde passa, numa carreira por si só peculiar.

Regressado ao seu país, onde curiosamente nunca treinou nenhum dos três grandes – Cajuda diz que o recusou -, procura devolver a glória a um clube acarinhado do norte, que luta por conseguir uma nova presença no principal escalão do futebol português. A primeira partida não correu da melhor forma, mas tem ainda vários jogos para se redimir desta entrada em falso. Com os leixonenses muito ativos no mercado de janeiro, o técnico algarvio tem em mãos um plantel mais capaz de fazer uma segunda volta tranquila. Bem-vindo de volta, mister!

Foto de Capa: Leixões SC – Futebol SAD

Revisto por: Jorge Neves

Diana Oliveira
Diana Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Diana é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e, desde cedo, que a escrita faz parte de si. Poder conjugá-la com o futebol, outra das suas paixões, é a cereja no topo do bolo. A Diana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Sunderland garante defesa do Tottenham em negócio perto dos 30 milhões de euros

Kevin Danso vai deixar o Tottenham e reforçar o Sunderland neste mercado de verão. Empréstimo com obrigação de compra.

Borussia Dortmund garante extremo do Arsenal: eis o negócio

Ethan Nwaneri vai ser emprestado pelo Arsenal ao Borussia Dortmund neste mercado de verão. Clube alemão cobre a totalidade do salário.

As primeiras palavras de Souza no FC Porto: «Vou dar tudo em campo para conseguir muitas vitórias e lutarmos por todos os títulos»

Souza é o mais recente reforço do FC Porto neste mercado de verão. Fica com algumas das declarações do jovem lateral.

FC Porto fecha contratação de irmão de Victor Froholdt: eis os detalhes

O FC Porto fecha a contratação de Hjalte Froholdt, irmão mais novo de Victor Froholdt. É um empréstimo com opção de compra.

PUB

Mais Artigos Populares

Um filho de Guimarães decidiu dérbi para os bracarenses | Braga 1-0 Vitória SC

O Braga chegou ao dérbi ainda no 16.º lugar, com apenas um ponto, mas com a confiança reforçada pelo apuramento para a Conference League

Fulham fecha internacional sueco por 25 milhões de euros

Hugo Larsson vai deixar o Frankfurt e rumar ao Fulham neste mercado de verão. Transferência a rondar os 25 milhões de euros.

Robert Sánchez emprestado pelo Chelsea a clube da Serie A que vai jogar na Champions League

Robert Sánchez vai deixar o Chelsea e rumar ao Como 1907 num negócio de empréstimo neste mercado de verão.