Anterior1 de 2Próximo

Cabeçalho Futebol Nacional

Esta época, para além de ter sido marcada pelas várias polémicas fora das quatro linhas, também tem sido marcada por rótulos. Não sei bem porquê, tenho ouvido muita gente dizer esta época que o nosso campeonato é medíocre. Mas afinal, em que é que esses adeptos se baseiam para colarem esse rótulo.

Do ponto de vista interno, baseiam-se nas dificuldades que os clubes grandes têm tido nos jogos contra equipas de outro “campeonato”, mesmo em jogos ganhos como por exemplo, na vitória do SL Benfica contra o GD Estoril-Praia. Do ponto de vista externo, a nível das competições europeias, utilizam como argumento, as dificuldades que o SL Benfica e o FC Porto tiveram em qualificarem-se para os oitavos-de-final da Champions em grupos sem equipas de topo, na eliminação precoce do Sporting CP das competições perante o Légia Varsóvia, e também da eliminação do SC Braga da Liga Europa num grupo relativamente acessível.

Fonte: SL Benfica
O Benfica teve bastantes dificuldades para levar de vencido o Estoril
Fonte: SL Benfica

Francamente, eu não acho que as coisas sejam assim tão lineares. Acho que essa tese de que o nosso campeonato é medíocre, está errada. E quero aqui mostrar os meus argumentos que desmentem essa tese.

Começando pelas competições internas, eu acho que esse tipo de declarações a afirmar que o nosso campeonato é fraco, são o espelho da mentalidade retrógrada e miseravelmente pequena da generalidade dos adeptos do futebol. Para a nossa imprensa em geral, tudo o que não seja conteúdo totalmente ligado aos três grandes é inútil e irrelevante.

Quanto uma equipa dita pequena realiza uma exibição positiva e personalizada contra um clube grande, perde-se mais tempo a criticar a exibição da equipa grande do que a elogiar a exibição da equipa “pequena”. Portanto, creio que essa tese de que o nosso campeonato é medíocre é uma forma de retirar mérito a equipas que se têm destacado neste campeonato pelo seu bom futebol como o Vitória SC, o Rio Ave FC, o GD Chaves, e também o GD Estoril-Praia após a mudança de treinador.

Anterior1 de 2Próximo

Comentários