Muito se tem especulado sobre a não ida do CD Aves à Liga Europa. O clube detentor da Taça de Portugal estava convencido de que, caso efetivamente ganhasse a prova rainha, iria poder fazer parte do quadro de participantes dos playoffs da Liga Europa. Mas a verdade é que esse cenário não se verificou. O clube de Vila das Aves, segundo a FPF, não reúne condições para ser indicado à UEFA por não ter participado no processo de licenciamento.

Sendo assim, o Aves fica de fora das contas naquela que é a competição secundária europeia. Por sua vez, o Sporting CP, que teria de jogar a 3.ª pré-eliminatória, está diretamente apurado. Já o SC Braga passa a entrar nas contas a partir da 3.ª pré-eliminatória e não na segunda. E, por fim, o Rio Ave FC que estava fora da eliminatória, mas graças a este cenário passa a poder fazer parte da fase eliminatória da competição da UEFA.

É uma pena que, por falta de entendimento, a participação de uma equipa portuguesa numa competição europeia acabe por ser impedida. A verdade é que, mais uma vez, as equipas ditas mais pequenas do nosso campeonato acabam por ficar prejudicadas. Toda esta lamentável situação resulta de uma falta de entendimento entre o Desportivo das Aves e a Federação Portuguesa de Futebol. Se essa lacuna não se verificasse, era provável que o clube pudesse ainda vir a participar na competição.

Segundo a FPF, o estádio do CD Aves não apresenta todas as condições para albergar uma competição como a Liga Europa
Fonte: FPF

Este panorama de não participação no processo de licenciamento é um caso virgem no futebol português. Contudo, um entendimento entre ambas as partes, FPF e o CD Aves, podia ter evitado este desfecho. Como tal não aconteceu, o sonho da equipa de Vila das Aves de ir à Liga Europa acaba por ficar em espera…

É uma injustiça que o CD Aves não possa vir a disputar a Liga Europa. O clube tudo fez, dentro de campo, para ganhar de maneira mais que justa a final disputada frente ao Sporting CP. Uma ida a uma competição europeia seria a cereja no topo do bolo para um clube que, por si só, já fez história ao ganhar a prova rainha numa final frente a um dos três grandes.

Anúncio Publicitário

Foto de capa: FPF