Em Santarém, mora uma das equipas cuja história mistura religião com futebol: o CD Fátima. A equipa, que um dia foi treinada por Rui Vitória e que há cerca de dez anos eliminou o FC Porto da Taça de Liga, é um dos casos interessantes do futebol português.

Sem aparente tradição no futebol português e sem um investimento considerável, o CD Fátima conseguiu um percurso verdadeiramente notável com Rui Vitória ao leme entre 2006/2007 e 2009/2010, começando na II Liga da altura (hoje o atual campeonato de Portugal) e culminando o seu percurso num brilhante oitavo lugar de estreia na Liga Vitalis. Pelo meio, fica uma histórica participação na Taça da Liga de 2007/2008, eliminando o bi-campeão FC Porto, caindo apenas aos pés do Sporting CP, nos quartos de final da competição.

Importa também enumerar alguns dos nomes que passaram pelo Fátima durante estes anos dourados da história do clube: William Carvalho, Mário Rui, Héldon, Sami, David Simão, Marco Matias, André Santos, Rafael Costa e Zequinha.

Rui Vitória comandou a equipa de Fátima entre 2006 e 2010, marcando assim um momento deveras importante no clube
Fonte: CD Fátima

A juntar a esta jornada epopeica, há que sublinhar o facto do clube ser presidido… por um Padre, algo pouco usual nos dias de hoje. Aliás, o caráter religioso profundamente vincado na história do clube vê-se com o nome da casa que acolhe a equipa de Ourém: Estádio Papa Francisco. Já num passado mais recente, a equipa de Fátima passou a ser representada por uma SAD, constituída pelo Kaaki Sports Group.

Anúncio Publicitário

Nos últimos anos, a equipa de Fátima esteve perto de subir à II Liga por duas vezes. Primeiro em 2011/2012 e já mais recentemente em 2016/2017, ficando a escassos pontos de alcançar o objetivo nas duas vezes.

Pelo meio, há que sublinhar a descida de divisão aos distritais de Santarém, escalão onde a equipa permaneceu apenas por uma temporada (2015/2016), depois de uma temporada também ela histórica onde a equipa não somou qualquer derrota. Era João Henriques, atual treinador do CD Santa Clara, o timoneiro da equipa de Fátima.

O atual plantel do Fátima mantém-se na eliminatória da Taça de Portugal
Fonte: CD Fátima

Já nesta temporada, a equipa de Fátima pretende voltar a lutar pelo acesso à II Liga. Para já a equipa de Fátima, agora treinada por Kata, ex-jogador do clube, encontra-se no 10.º lugar da Série C do Campeonato de Portugal, a 10 pontos do primeiro classificado e com menos um jogo.

Na Taça de Portugal, a equipa treinada por Kata foi uma das boas surpresas, eliminando  a UD Oliveirense da prova e estando de olhos postos no próximo adversário: o Boavista FC.

Será que esta temporada vamos voltar a ter um tomba-gigantes vindo da cidade santa na prova rainha do futebol nacional?

 

Foto de Capa: Bola na Rede

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro