CD Feirense: Uma equipa aVARiada?

- Advertisement -

Era uma vez um lugar amaldiçoado, um lugar sem cor e sem brilho… uma terra onde o coração dos seus habitantes não palpita de alegria há muito tempo.

Poderia estar a falar sobre alguns dos contos que tanto nos acompanharam durante a nossa infância, mas não. Estou apenas a referir-me ao clube que tem um castelo no seu símbolo e que me inspirou para começar este artigo desta forma – CD Feirense -, que, para o campeonato, não conquista três pontos desde 12 de agosto de 2018. Já lá vão seis meses e, com estes, já lá vão também 55 pontos perdidos para o primeiro escalão do campeonato português. Uma miséria, na verdade…

Os últimos meses têm sido mesmo tempos de angústia para os adeptos de Santa Maria da Feira. A equipa do Feirense denota-se pela ausência de ideias, pelo futebol pobre e, consequentemente, pelos seus maus resultados. Mas como bem diz a maioria, um mal nunca vem só, e ultimamente tem havido outra coisa a assombrar a equipa de Filipe Martins. Ao que parece, desde o início de 2019 que, até agora, o Feirense já viu seis dos seus golos anulados pelo vídeoárbitro. Moreirense FC, GD Chaves, Vitória SC e Sporting CP: foram estes os adversários que “beneficiaram” de tais decisões.

Então vamos por partes: no jogo contra o GD Chaves, o Feirense viu um golo anulado na sequência de um grande remate colocado de Crivellaro. A anulação prendeu-se pela posição irregular do colombiano José Valencia, que não interfere na jogada. A questão aqui assenta em perceber se, de facto, o avançado (como se diz na gíria do futebol) se terá feito ao lance. Na minha opinião, é uma jogada muito complicada de analisar, até com imagens, quanto mais a olho nu. A jogada é bastante rápida e a posição de fora de jogo do avançado é por uns minuciosos centímetros. Ainda assim, acho que a anulação do golo não deveria ter acontecido, pois, a meu ver, José Valencia não interfere com a jogada. A justiça era a continuidade do resultado, mantendo-se assim a vantagem para o Feirense.

O VAR já anulou seis golos ao Feirense, só em 2019
Fonte: CD Feirense

No jogo contra o Sporting, a anulação do golo suscita também bastantes dúvidas. O golo surgiu de um canto batido por Diga e depois um ressalto onde a bola vai ao encontro do jogador Marco Soares, que, por sua vez, consegue fazer com que esta acabe por entrar dentro da baliza. Momentos depois, o lance foi alvo de escrutínio por parte de Manuel Mota, que acabou mesmo por invalidar o lance. Mais uma vez, acho que o tento é injustamente anulado. Não vejo qualquer tipo de falta sobre o guarda-redes do Sporting e, sendo assim, o golo seria perfeitamente legal. Assim, o Feirense viu-lhe retirada uma excelente oportunidade para se adiantar no marcador frente a um dos três grandes e, vendo a tendência de o Sporting para “ressuscitar” últimos classificados, perdeu também uma excelente oportunidade para obter outro resultado neste jogo ou, quem sabe, ganhar algum fôlego perdido para o campeonato.

Já no jogo com o Vitória, a história é bem diferente. O golo marcado por Stivan Petkov foi bem anulado, uma vez que o avançado toca a bola com o braço dentro da área. Ao contrário dos dois lances anteriormente abordados, não tenho nada a apontar quanto a esta decisão do árbitro Nuno Almeida.

Por fim, em relação ao jogo com o Moreirense, e à semelhança do lance que nomeei há pouco no jogo com o Chaves, trata-se de uma posição adiantada de jogadores do Feirense em três diferentes ocasiões. Em todos os lances, à exceção do último, o jogador que marca está sempre uns meros centímetros adiantado em relação à linha defensiva adversária. Sendo assim, eram lances de análise bastante complicada. A meu ver, Manuel Oliveira avaliou bem os casos e tomou a decisão correta em todos eles. Desta vez, não se pode dizer que o Feirense tenha sido prejudicado nestes lances específicos.

Claramente a má época desta equipa não se pode justificar por erros de arbitragens. Vai mesmo muito para além disso. Ainda assim, não deixa de ser curiosa esta harmonia entre a falta de jeito e a falta de sorte que se tem notado em Santa Maria da Feira. Terra essa que, curiosamente, conta com um clube que tem tido tudo menos isso: harmonia.

 

Foto de Capa: CD Feirense

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Santo António e Katy Perry nas estreias em casa – Diário do Mundial 2026 #2

No segundo dia do Mundial 2026, o Canadá e a Bósnia e Herzegovina empataram por 1-1 e os EUA golearam o Paraguai. Jogos serviram como estreias nos dois países anfitriões.

EUA mostram-se a nível mundial e goleiam um Paraguai atónito na estreia do Mundial 2026 nas terras do Tio Sam

Os EUA dominaram o Paraguai e venceram na estreia no Mundial 2026. Primeiro jogo da prova disputado no país norte-americano.

Roberto Martínez revela o trabalho que adiantou no voo até Miami e destaca: «Agora é o momento de começar o segundo bloco»

Roberto Martínez falou após a chegada de Portugal aos EUA. Seleção nacional já está em Miami, lugar do quartel-general do Mundial 2026.

Malu Schmidt renova com o Braga até 2029

A avançada brasileira, de 25 anos, prolonga o vínculo com o Braga após uma época em que registou 17 golos e quatro assistências em 29 jogos.

PUB

Mais Artigos Populares

Comitiva de Portugal já aterrou nos EUA e avança para o último estágio de preparação para o Mundial 2026

Portugal já está nos EUA. Avião que transporta a comitiva portuguesa já aterrou em Palm Beach, Miami, onde estará sediado o quartel-general.

Jogo do Brasil grátis em menu de 4 partidas: onde ver todos os jogos do Mundial 2026 neste sábado de Santo António, 13 de...

Chegaram os dias longos de Mundial 2026, com quatro jogos em sequência. Sabe onde ver os encontros de sábado, 13 de junho.

Benfica vence Sporting e está em vantagem na final da Primeira Liga de Futsal

O Benfica recebeu e venceu o Sporting por duas bolas a uma, no primeiro encontro da final da Primeira Liga de Futsal.