📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

O futebol moderno evoluiu a todos os níveis e nem as características dos defesas laterais escaparam. Os simples defesas direito ou esquerdo adquiriram uma importância como nunca haviam tido nas manobras ofensivas das equipas. Sim, porque mais do que defender, os defesas laterais passaram a atacar muito mais do que anteriormente e a contribuir significativamente para a produção da sua equipa, quer com golos, quer com assistências.

Independentemente do desenho tático da equipa e das suas pretensões de cada jogo e campeonato, nenhum treinador dispensa pelo menos um bom defesa lateral. Um que “suba” e “desça” o corredor lateral incansavelmente ao longo de todo o jogo e que, com maior ou menor técnica, consiga servir os extremos contrários e o avançado na área. Ainda que o meio campo seja ocupado por mais do que um bom estratega, com os tão desejados “bons pezinhos”, ou pelos médios de grande porte físico e que seguram o jogo, o apoio do defesa lateral é fundamental. Nem que seja para fazer circular a bola, abrir linhas de passe e refrescar o jogo.

Alex Telles é mais um dos sucessos nas laterais do Dragão Fonte. Facebook Oficial de Alex Telles
Alex Telles é mais um dos sucessos nas laterais do Dragão
Fonte: FC Porto

O mais comum é olhar para o plantel dos “grandes” e deles tirar as principais conclusões e exemplos. Assumindo apenas a classificação atual e, por isso, começando pelos dragões, a época de Alex Telles tem sido, até então, melhor que a anterior. Com o mesmo nome e da mesma posição, o FC Porto já contou com um Alex parecido e o seu futuro confirmou-se brilhante; o Sandro. Ainda que Ricardo Pereira tenha conseguido o seu lugar no onze, enquanto defesa ou médio, e agradado os adeptos azuis e brancos, é o brasileiro quem mais tem colhido não só o carinho dos aficionados, mas a confiança do seu treinador e colegas. O entrosamento com os seus companheiros de equipa é já inquestionável em qualquer discussão, mas é na sua qualidade individual que residem as razões desta distinção. É, sem dúvida, um dos melhores, senão o melhor, defesas laterais do nosso campeonato e para isso contribuem a forma destemida com que avança pela linha lateral e a qualidade com que serve os seus companheiros mais ofensivos. As assistências contabilizadas na época passada (8, só no campeonato) fizeram dele um dos mais presenteadores da Primeira Divisão. Assume ainda alguns dos pontapés de canto e livres laterais da sua equipa, de forma a tirar proveito precisamente dessa sua qualidade.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.

PUB

Mais Artigos Populares

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.

Adaptação do ano? Barcelona transformou lateral em central e jogador virou indiscutível

Gerard Martín assumiu a posição de defesa central no Barcelona e não deve voltar ao papel de lateral esquerdo tão cedo.