📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

O futebol moderno evoluiu a todos os níveis e nem as características dos defesas laterais escaparam. Os simples defesas direito ou esquerdo adquiriram uma importância como nunca haviam tido nas manobras ofensivas das equipas. Sim, porque mais do que defender, os defesas laterais passaram a atacar muito mais do que anteriormente e a contribuir significativamente para a produção da sua equipa, quer com golos, quer com assistências.

Independentemente do desenho tático da equipa e das suas pretensões de cada jogo e campeonato, nenhum treinador dispensa pelo menos um bom defesa lateral. Um que “suba” e “desça” o corredor lateral incansavelmente ao longo de todo o jogo e que, com maior ou menor técnica, consiga servir os extremos contrários e o avançado na área. Ainda que o meio campo seja ocupado por mais do que um bom estratega, com os tão desejados “bons pezinhos”, ou pelos médios de grande porte físico e que seguram o jogo, o apoio do defesa lateral é fundamental. Nem que seja para fazer circular a bola, abrir linhas de passe e refrescar o jogo.

Alex Telles é mais um dos sucessos nas laterais do Dragão Fonte. Facebook Oficial de Alex Telles
Alex Telles é mais um dos sucessos nas laterais do Dragão
Fonte: FC Porto

O mais comum é olhar para o plantel dos “grandes” e deles tirar as principais conclusões e exemplos. Assumindo apenas a classificação atual e, por isso, começando pelos dragões, a época de Alex Telles tem sido, até então, melhor que a anterior. Com o mesmo nome e da mesma posição, o FC Porto já contou com um Alex parecido e o seu futuro confirmou-se brilhante; o Sandro. Ainda que Ricardo Pereira tenha conseguido o seu lugar no onze, enquanto defesa ou médio, e agradado os adeptos azuis e brancos, é o brasileiro quem mais tem colhido não só o carinho dos aficionados, mas a confiança do seu treinador e colegas. O entrosamento com os seus companheiros de equipa é já inquestionável em qualquer discussão, mas é na sua qualidade individual que residem as razões desta distinção. É, sem dúvida, um dos melhores, senão o melhor, defesas laterais do nosso campeonato e para isso contribuem a forma destemida com que avança pela linha lateral e a qualidade com que serve os seus companheiros mais ofensivos. As assistências contabilizadas na época passada (8, só no campeonato) fizeram dele um dos mais presenteadores da Primeira Divisão. Assume ainda alguns dos pontapés de canto e livres laterais da sua equipa, de forma a tirar proveito precisamente dessa sua qualidade.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Catarina Campos representou Portugal no Euro Feminino em 2025: «Enche-me de orgulho poder ser a pessoa que levou essa bandeira»

Catarina Campos foi a mais recente entrevistada pelo Bola na Rede. Árbitra falou dos desafios e percurso da arbitragem feminina.

Catarina Campos revela: «Estou na pré-seleção para poder estar presente no Mundial 2027»

Catarina Campos foi a mais recente entrevistada pelo Bola na Rede. Árbitra falou dos desafios e percurso da arbitragem feminina.

Catarina Campos: «O crescimento da arbitragem feminina em Portugal foi uma necessidade que surgiu do próprio crescimento do futebol feminino»

Catarina Campos foi a mais recente entrevistada pelo Bola na Rede. Árbitra falou dos desafios e percurso da arbitragem feminina.

Ainda a polémica: Schjelderup vai esta quarta-feira a Tribunal e já se sabe horas

Andreas Schjelderup vai esta quarta-feira ao Tribunal da Copenhaga. Sessão judicial inicia às 12h15 e tem duração de 45 minutos.

PUB

Mais Artigos Populares

Darwin Núñez volta aos treinos no Al Hilal: como está a ser a aventura do ex-Benfica?

Darwin Núñez está de volta aos treinos do Al Hilal. Avançado uruguaio de 26 anos esteve lesionado durante um mês.

Zidane vai voltar ao ativo e sabe-se qual o destino mais provável

Zinédine Zidane é o principal candidato a assumir o cargo de Selecionador da França. Didier Deschamps sai após o Mundial 2026.

CONMEBOL quer Mundial 2030 com 64 seleções e há resistência

A CONMEBOL quer aumentar o número de seleções do Mundial 2030. Passar de 48 para 64 equipas, mas há quem se oponha.