📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«Depois da época em Chaves, aconselhei-me com o Sérgio Conceição» – Entrevista BnR com Rafael Lopes

- Advertisement -

– Da Polónia com amor –

“Sinto que me descobri como jogador” 

BnR: Mudas-te para a Polónia no último Verão e por lá tens brilhado ao serviço do KS Cracovia. Em meio ano, estreias-te a marcar nas competições europeias, integras por duas vezes a equipa da semana e és nomeado para jogador do mês. Encontraste o clube e o campeonato ideal para as tuas características?

RL: Encontrei-me a mim mesmo, principalmente. Sinto que me descobri como jogador. As coisas começaram a correr bem antes de chegar, quando comecei a meter na cabeça que era um momento-chave na minha carreira. “Tem de ser agora. Não vou para passar férias.” Foi quando comecei a moldar o meu cérebro, a minha maneira de pensar. Estreei-me na Liga Europa e logo a marcar, no primeiro jogo do campeonato marquei logo golo…

BnR: Consegues descrever o momento em que, 13 anos depois, o Cracóvia voltou a vencer em Poznan?

RL: O treinador disse-me que já não vencíamos lá há 13 anos e para tu veres como está a minha mentalidade aqui eu disse logo “Não faz mal, a gente ganha. Não te preocupes”. Fomos lá, demos chocolate e foi incrível. Atropelámo-los completamente. A minha mentalidade neste momento está ao mesmo nível de quando estava no Penafiel.

BnR: Ainda vais para casa “na azia” quando não marcas?

RL: Ainda vou, ainda fico chateado… mas fico mesmo! Não é algo que demonstre no final do jogo, mas a minha mulher sabe. Mesmo quando ganhamos, festejo com todos e faço uma grande festa, mas se não marquei venho para casa e fico “Não marquei golo. Mas porque é que eu não marquei golo?” e fico a penar naquilo e a remoer. Mesmo quando marco e vejo que podia ter feito mais um (…) “Ca****, porque é que não fiz aquilo?”. Tem que ser assim e acredito que os jogadores top, os que estão mesmo lá em cima, pensam assim.

BnR: A Seleção Nacional é um objetivo?

RL: Não. Nem sequer penso nisso, para ser sincero.

BnR: A caminho do hat-trick no que a filhos diz respeito, é a estabilidade do seio familiar um dos pilares que edificam a carreira de um atleta?

RL: Sem dúvida. É claro que uma carreira também pode correr mal e teres estabilidade familiar, mas ajuda. Quando tens problemas em casa, acabas por transferir isso para o trabalho, acabas por estar no treino a pensar nisso e depois, aquele cinco segundos em que estás a pensar nisso, tiram-te o foco e já não estás a fazer as coisas a cem por cento. Se estiveres só preocupado em jogar futebol, vais conseguir tirar o melhor rendimento de ti.

Fonte: Facebook Rafael Lopes

BnR: E ainda manténs o ritual de falar com a tua mulher uma hora antes dos jogos?

RL: Sempre! Antes de ir para o balneário para equipar-me, falo sempre. Quero saber se está tudo bem, se ela e se os meninos estão bem.

BnR; “Deus está connosco nesta luta. Protejam-se. Estamos juntos nesta batalha. Ninguém fica para trás. Obrigado a todos os profissionais de saúde. Vocês são os verdadeiros heróis.” Este agradecimento público é teu. Num momento tão crítico para a sociedade em geral, entendes que o alcance mediático dos jogadores pode contribuir para alertar e informar as pessoas?

RL: Claro. Enquanto jornalista, também tens as tuas referências na tua profissão e é neles que vês um exemplo. Connosco é igual. As pessoas tentam seguir o que fazemos porque, para além de jogadores de futebol, também somos exemplos e veem o que fazemos. Se pusermos vídeos no Instagram a passear na rua, com os filhos… As pessoas vão olhar para isto e repetir. Se, por exemplo, publicares algo em casa a brincar com os teus filhos, em dez pessoas, vais sensibilizar umas oito. Temos de ser um exemplo a seguir. Sempre.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Miguel Ferreira de Araújo
Miguel Ferreira de Araújohttp://www.bolanarede.pt
Um conjunto de felizes acasos, qual John Cusack, proporcionaram-lhe conciliar a Comunicação e o Jornalismo. Junte-se-lhes o Desporto e estão reunidas as condições para este licenciado em Estudos Portugueses e mestre em Ciências da Comunicação ser um profissional realizado.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nantes de Luís Castro fecha reforço vindo do 1.º lugar da Ligue 1

O Nantes fechou a contratação de Deiver Machado. Lateral colombiano deixará o Lens e rumará à equipa de Luís Castro.

Real Madrid já sabe quanto custa alvo: 40 milhões de euros

O Real Madrid está interessado em contratar Christos Mouzakitis, jogador que pertence aos quadros do Olympiacos.

Empresário garante que defesa está a viver o melhor momento no Sporting: «Ter a confiança do mister está a ajudá-lo a crescer»

Luis Bardají Garcia, empresário de Iván Fresneda, disse que defesa lateral está a viver o melhor momento do Sporting e não fecha as portas a uma chamada à seleção principal de Espanha.

Abel Braga e as declarações polémicas: «Quem perde um filho, não é homofóbico. Foi uma brincadeira em que eu fui juvenil»

Abel Braga respondeu a questões relativas aos seus comentários polémicos, proferidos na apresentação como treinador do Internacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Martín Anselmi perto de ser próximo treinador do Newell’s Old Boys

Meio ano depois de rescindir contrato com o FC Porto, Martín Anselmi está muito perto de assinar com o Newell's Old Boys.

Premier League: há uma equipa que quer ser a melhor do mundo até 2030

O Newcastle United quer transformar-se na melhor equipa do mundo até 2030. David Hopkinson assumiu o objetivo.

Benfica x Sporting também se mede em valores: qual equipa tem o maior valor de mercado?

Benfica e Sporting enfrentam-se na noite da próxima sexta-feira, em jogo válido pela 13.ª jornada da Primeira Liga.