Publicidade

«Depois da época em Chaves, aconselhei-me com o Sérgio Conceição» – Entrevista BnR com Rafael Lopes

Miguel Ferreira de Araújo · 19 min

«Depois da época em Chaves, aconselhei-me com o Sérgio Conceição» – Entrevista BnR com Rafael Lopes
Foto: Facebook Rafael Lopes

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Mortífero na grande área, descreve-se como um predador à solta, em busca do golo perdido. Não falamos de Marcel Proust, mas de Rafael Lopes, também ele um incrível contador de histórias. Desta feita, o Bola na Rede entrevistou um avançado que faz jus ao nome do nosso site e vai deixando o rasto do golo pelos estádios da Polónia. Por uma hora, roubámos a atenção de um pai a caminho do terceiro golo mais importante da vida e que nos recebeu, ainda que virtualmente, de mãos pintadas e coração aberto.

– A escola varzinista e uma subida a pulso –

“Muita gente fala do Varzim porque a característica comum a todos os jogadores que de lá saem é a entrega, a raça”

Bola na Rede [BnR]: A previsão da temperatura mínima para hoje são 2ºC em Cracóvia, de onde nos falas. Se quisesse começar por aquecer o ambiente para esta entrevista, devia perguntar-te qual a sensação de jogar um Wisla vs Cracovia?

Rafael Lopes [RL]: Em relação à temperatura erraste: neste momento estou de calções de banho e estava na varanda a apanhar sol e a pintar com os miúdos [risos]. Já a temperatura no dérbi atinge os 50ºC. Não consegues estar completamente focado nos aspetos táticos do jogo, porque é mais na base das confusões, porrada… é um dérbi aceso e quente.

BnR: É comparável a outro dérbi que também já tenhas jogado?

RL: Em Portugal, talvez – mas menos, muito menos (!) – o Boavista x Porto. Muito parecido é o Omonia x APOEL; não consigo escolher qual destes tem o ambiente mais complicado.

BnR: Já regressamos à Polónia. “Um campeão já foi um dia apenas um sonhador que se recusou a desistir. Pelos adeptos”. Há exatamente um mês, escreveste esta sentença na tua página do Facebook. Por quem te recusaste a desistir quando, primeiro em Esposende e, depois na Póvoa, a bola não entrava ou o gesto técnico não saía?

RL: Por mim, principalmente. Considero-me um sobrevivente porque, desde que comecei a jogar futebol, nunca era o escolhido para ir treinar aos clubes grandes. Naquela altura, os pais de outros jogadores tinham mais conhecimentos, mas na altura nem pensava nisso. É quando chego ao futebol profissional que tenho a perceção que penso “Neste momento, sou o único daquele tempo que cheguei ao mais alto nível”.

BnR: Reconhecido como um viveiro de talentos, é no Varzim que te estreias como sénior, depois de vários anos nas camadas jovens do emblema varzinista. Como explicas o sucesso na formação de atletas deste clube?

RL: Muita gente fala do Varzim porque a característica comum a todos os jogadores que saem de lá é a entrega, a raça, o nunca desistir. Foi assim que fui formado e crescendo. Desde miúdos que é a ideia mais incutida e valorizada pelo clube. Até os extremos, que são conhecidos pelo drible, as pessoas vão dizer “aquele gajo é raçudo, não desiste”. No futebol, podes ter a maior qualidade técnica, a maior capacidade de drible, mas se não tiveres essa vontade e resiliência, muito dificilmente vais jogar ao mais alto nível.

BnR: Por falar em extremos, a tua ascensão à equipa principal do Varzim faz-se acompanhar de Salvador Agra e chegas a um plantel que já contava com Luís Neto, e ao qual se juntaria André André. Esta tríade, que viria a distribuir-se pelos grandes do nosso campeonato, já dava nas vistas na altura?

RL: Começando pelo Neto, ainda antes de eu subir a sénior, já se notava uma diferença abismal entre nós e o Luís quando o defrontávamos na Liga Intercalar. É claro que agora ficava bem eu dizer que, na altura, já sabia que ele ia ter a carreira que teve, mas não; sabia que ia triunfar e chegar ao mais alto nível.

Em relação ao Salvador, jogámos juntos quatro anos na formação, depois nos seniores do Varzim, voltámos a encontrar-nos na Académica… Temos uma história de muitos anos juntos. O Salvador é daqueles casos em que tem qualidade com a bola nos pés, mas a característica que as pessoas mais admiram nele é não desistir. Aliás, tu vês o Neto jogar e ele, que não tem aquele corpão de bicharoco, é um animal noutras coisas: se tiver de ir com a cabeça onde o outro vai com o pé, ele vai; vês o Bruno Alves: igual! É a marca do Varzim.

O André chegou em Janeiro, porque estava emprestado ao Deportivo de La Coruña B. Mais ou menos em Novembro/Dezembro, ele pediu para voltar para o Varzim e começou a jogar assim que foi possível.

BnR: Pegando nestes exemplos, e não obstante a garra e determinação que referes, transportam também outra característica para dentro de campo: o espírito de liderança.

RL: São líderes por natureza. O Neto, por exemplo, está numa fase da carreira em que podia não estar para se chatear, mas o que ele sente e a pessoa que é vem ao de cima. Quer sempre o melhor, não só para ele, mas, principalmente, para a equipa e para o clube.

BnR: Já disseste que o momento-chave para a construção da tua carreira foi a “grande época a nível individual” nos poveiros, mas coletivamente o rendimento não foi suficiente para que o Varzim se mantivesse na Segunda Liga.

RL: Sei lá, amigo… Ainda hoje penso – e se perguntares a todos os outros jogadores do plantel – “Como é que é possível termos descido de divisão? Como?”. É incrível o que a gente jogava, incrível… Muitas vezes foi falta de sorte e sofríamos golos aos 93’ a ganhar 1-0 e foram cinco ou seis vezes… se calhar, destas cinco ou seis, se tivéssemos ganho uma ou duas, não tínhamos descido. E acabámos a primeira volta em sétimo lugar!

– Colômbia e Setúbal: do café ao choco frito –

“Assinei pelo Setúbal antes do Mundial”

BnR: Os 11 golos em temporada de estreia foram o cartão-de-visita com que te apresentaste à primeira divisão e a Ilídio Vale. O Mundial sub-20 na Colômbia ainda é o melhor momento da tua carreira?

RL: Sem dúvida! Foi na mesma época em que me estreei pelos seniores do Varzim – quando comecei a ir à Seleção – e há um antes do Mundial e um pós-Mundial.

Fonte: Facebook Rafael Lopes

BnR: O que é que mudou após aquele desempate por penáltis frente à Argentina de Battaglia, Lamela e Iturbe?

RL: Quando começámos, queríamos chegar o mais longe possível, mas não pensávamos em ganhar ou chegar à final. Nada disso! Queríamos era fazer um bom trabalho e, mesmo a Federação, não acreditava que chegássemos tão longe; só queriam que fizéssemos boa figura e não retirássemos o cartão ao árbitro como fez o Zequinha. Depois, foi passo a passo.

Nesse desempate por penáltis, pensávamos que já estava perdido: falhámos dois seguidos e estava 3-1 para a Argentina. Quando fui bater o penálti, se falhasse, íamos à vida. E mesmo que eu marcasse, se eles marcassem a seguir, ganhavam. Acabámos por ter sorte e mérito – o Mika esteve muito bem – e seguimos em frente.

Não foi depois desse jogo que mudámos a nossa maneira de pensar; depois desse jogo dissemos “Venha outro! Siga!”.

Na final tivemos um bocadinho de azar…se fores a ver, o Óscar não tinha marcado nenhum golo até à final e marca três; já o Mika não tinha sofrido golos até à final e sofre três também. São coisas que acontecem uma vez na vida, mas penso que merecíamos. Atualmente, tu vês onde estão os jogadores da seleção sub-20… na altura, poucos eram conhecidos, poucos jogavam nas equipas onde estavam e, os que jogavam, faziam-no na Segunda Liga. Só faltou a cereja no topo do bolo.

BnR: Jogaste 96 minutos, divididos por quatro jogos. Como é que o ego de um jogador, que vinha de uma grande época, gere esta utilização intermitente no contexto de uma grande competição?

RL: Fica-se sempre triste e eu até comecei a titular, contra o Uruguai. Estávamos a jogar em 4-4-2 e, neste sistema, seria sempre a primeira opção para jogar ao lado do Nélson [Oliveira]. Depois, o treinador mudou para 4-3-3 e, jogando apenas com um na frente, obviamente que, naquela altura, sabia que não iria jogar estando lá o Nélson. Nos jogos seguintes ficava triste quando não jogava, mas pensava que o mais importante era a equipa e o país que estava a representar.

BnR: Deixaste Bogotá ainda mais valorizado e assinas pelo Vitória FC no regresso a Portugal. Tendo outras possibilidades em carteira, porque é que optaste pelo histórico sadino?

RL: Já passaram muitos anos, já posso dizer: assinei pelo Setúbal antes do Mundial. A oficialização foi só quando regressámos, mas já estava tudo feito. Se fosse, não o faria: não porque tenha algo contra o Vitória, até porque gosto muito do clube e das pessoas, adoro a cidade e tive colegas espetaculares… na altura era miúdo, tinha 18 anos, estava na Segunda Liga e ganhava pouco… surgiu a oportunidade de ficar logo vinculado a um clube da Primeira Liga, um clube histórico e decidi assinar. Hoje, teria esperado até ao final do Mundial.

BnR: Chegas a Setúbal com 20 anos e encontras um plantel que misturava juventude e veterania de forma exímia. O que é jogadores como Ricardo, Hugo Leal ou Meyong te ensinaram nesse ano?

RL: Ensinaram-me tudo: fosse como profissional ou como pessoa. Quando cheguei, estava com um bocadinho de receio, chegar a um balneário daqueles… Foi dos melhores anos que tive de balneário, foi espetacular. Antes de ir para lá, fui espreitar a equipa que tinham e vi Ney, Ricardo Silva, Miguelito, Zé Pedro, Neca, Hugo Leal, Jorge Gonçalves, Bruno Amaro… e eu assim “Jesus, o que vai ser de mim?”. Em Janeiro ainda se juntam o Meyong e o Targino: só gente com muito futebol, muitos anos daquilo e grandes carreiras! Foi mesmo incrível!

Deixa-me contar-te uma história do Hugo Leal: o meu primeiro jogo pelo Vitória foi frente ao FC Porto no Dragão, foi a minha estreia na Primeira Liga. No autocarro para cima, o Hugo virou-se para mim e perguntou-me “Oh miúdo, o que é que achas que vai acontecer amanhã?” e eu respondi-lhe que se tivéssemos um bocadinho de sorte podíamos ganhar e ele “Ok, miúdo. Amanhã falamos”. Acabou o jogo, perdemos 3-0 e ele vem e diz-me assim “Então?” e eu “Fo****! Não dá…” [risos].

Desse ano tenho tantas… Tenho uma hilariante com o Zé Pedro, mas não posso contar.

BnR: Estamos entre amigos.

RL: Está bem, vou contar, mas espero é que ele não fique chateado comigo! Fomos a um churrasco na casa do Diego e ele tinha dois cães, dois pugs. Estava lá a equipa toda, mulheres, filhos… todos a comer, a beber cerveja… Ao fim de algum tempo, já estávamos animados e o Igor vira-se para o Zé Pedro e disso “Oh Zé, opá, manda os cães à piscina” ao que o Zé respondeu “Não mando nada!”. “És mesmo cobarde! Porque é que não mandas?” e o Zé Pedro pega no cão e atirou-o à piscina: mas atirou-o para aí uns dez metros para o ar. O cão cai à piscina e a filha do Diego começa a correr; descobrimos que o cão tinha problemas respiratórios e mal conseguia respirar quando saiu da piscina… Pensávamos que ia morrer! Depois ficou um clima estranho, mas lá passou e continuámos.

Outra: em Janeiro veio o Targino (…) que personagem! Esta com o José Mota. O Targino estava a falar ao telemóvel no balneário e não se podia. Onde ele se sentava no balneário, tinha uma televisão por cima e metia lá o telemóvel a carregar; ficava lá a baloiçar. Um dia, está a falar ao telefone e o Mota entra de repente; ele largou o telefone, mas não desligou. Na palestra, o Mota assim “Fo****, mas quem é que está a falar?” e o Targino discretamente pegou no telefone e desligou a chamada. O mister viu e pediu-lhe para ir à última chamada e ligar de volta. “Epá não, mister! Desculpe lá!”. “Não, vais ligar!” e o Mota começa para a pessoa do outro lado “Ouve lá, achas que ele pode estar aqui a falar no balneário? Que seja a última vez que ligas a esta hora” e a outra pessoa, como não sabia com quem estava a falar, começou a insultar o José Mota. [risos]

BnR: O mister José Mota é um treinador muito autoritário?

RL: É exigente – tem essa imagem e corresponde ao que ele é enquanto treinador -, mas fora do campo é espetacular: no balneário, quando vamos jantar… Quer sempre que o grupo vá jantar reunido. Ele é capaz de, no intervalo, chamar-te os piores nomes possíveis, e depois, no final do jogo, chega à tua beira e dizer “Grande jogo! Espetáculo!” e tu ficas assim (..) depois percebes que ele é assim e que não diz aquilo para te ofender. É espetacular como pessoa e como treinador.

– Vitamina G(olo) –

“O futebol é estatística para um ponta-de-lança”

BnR: Após uma época menos exuberante no Moreirense, voltas a brilhar em Penafiel, onde, com Miguel Leal ao comando, apontas 15 golos em 34 jogos. É-te essencial um papel de destaque na equipa para teres confiança suficiente?

RL: Se hoje estou onde estou e sou quem sou como jogador é muito graças ao Miguel Leal. Vim de uma época muito má em termos individuais no Moreirense e psicologicamente estava muito abatido, sem confiança. Tinha voltado à Segunda Liga, algo que não queria e ele, para além de ressuscitar-me a carreira, mudou a minha forma de jogar. Quando cheguei ao Penafiel, ele perguntou-me “Rafa, quantos golos queres fazer esta época?” e eu disse “Mister, se fizer dez golitos, já fico todo contente”, porque a minha confiança estava de rastos. “Dez golos? Nem pensar! Vais fazer 20 golos! E olha, sei como é que jogas, mas vais mudar: vais deixar de pedir a bola no pé. Não quero mais disso”. Cheguei a Dezembro e tinha 15 golos.

Para nós, avançados, a nossa vitamina é o golo. Quando estava em Portugal – e até ao ano passado – cometia muitos erros e um deles era não ficar chateado quando não marcava: dizia “Ah, mas em dez lances aéreos, ganhei nove” e baseava-me nessas coisas. Quando vim para a Polónia, já vim com outra mentalidade “Que se lixe jogar bem, Não quero saber. Eu quero é marcar golos. Nos treinos e tudo.” Tinha sempre o golo na cabeça! As coisas começaram a correr bem neste sentido, porque também mudei muito a minha maneira de pensar.

Fonte: Facebook Rafael Lopes

BnR: Então por mais ações acertadas que um avançado tenha durante o jogo, é impossível lidar com o peso da ausência de golos nessa posição?

RL: É muito difícil. Podes estar dois anos sem fazer golos e as pessoas dizem “Ah e tal, é bom jogador, é um gajo porreiro”, mas passas mais um ano sem marcar e começas a cair. O futebol é estatística para um ponta-de-lança. Quem disse o contrário está a mentir. Um clube quer ir buscar-te e eles vão ver, no máximo, dois ou três jogos completos; de resto vão ver o rácio de golos/jogos. É claro que podes ter a sorte de “Atenção: este gajo bem trabalhado (…) a nossa equipa tem estas características, pode encaixar”, mas é uma percentagem mínima.

BnR: Na Académica és treinado por um Sérgio Conceição em início de carreira. Como o descreves dentro e fora de campo?

RL: Eu gosto muito do Sérgio Conceição como treinador e como pessoa e sempre disse isso em todo o lado, inclusive na Polónia porque toda a gente o conhece. Só tenho pena que as coisas, naqueles seis meses (…) se houvesse vídeo-árbitro, tinha sido tudo diferente. Quando cheguei lá, marquei seis ou sete golos e cinco deles foram anulados injustamente, porque depois víamos que não estava fora-de-jogo. E ele dizia mesmo “Tu não tens sorte nenhuma”. Tenho a certeza que, se aqueles golos não tivessem sido anulados, se calhar no ano a seguir tinha-me levado com ele para Braga.

É um treinador muito exigente dentro de campo e muito acessível fora dele, tanto é que, depois da época no Chaves, tinha duas possibilidades em cima da mesa para assinar e vou confidenciar que houve dois treinadores a pedir conselhos: ao Jorge Simão e ao Sérgio Conceição. Foram dois treinadores que me marcaram muito.

BnR: Em Chaves encontras uma massa adepta fiel e uma região sedenta do regresso ao principal escalão do futebol português. A ambição, o espírito de grupo e o balneário de uma equipa recém-promovida são diferentes de outro cuja continuidade na primeira divisão é quase um dado adquirido?

RL: Antes de chegar ao Chaves, estive três anos em Coimbra e já me sentia em casa (…) se a Académica tivesse ficado na primeira divisão, tinha-me mantido por lá, até porque havia essa vontade e já tínhamos falado sobre isso. Foram muitos erros de toda a gente: jogadores, direção… como é sempre. O clube e a cidade não merecem estar onde estão, porque a Académica tem umas condições fantásticas. Foi mesmo pena.

Em relação ao Chaves, encontrei um balneário novo e estavam ali, como eu, a começar do zero; alguns já conhecia, como o Paulinho, o Nélson Lenho, o João Patrão… foi muito fácil, até porque as pessoas de lá são espetaculares. Foi muito bom o ano que estive lá e desportivamente os resultados falam por si. Jogávamos muito bom futebol, fizemos um grande trabalho na Taça de Portugal (…) quase chegámos à final, foi aquele o penálti aos 93’ que o Douglas defendeu… Deixámos uma grande imagem e representámos muito bem o clube e a cidade.

– O apelo do estrangeiro –

“Tinha outra opção: ir para Itália, para uma boa equipa da Serie B”

BnR: Aos 26 anos aventuras-te pela primeira vez no estrangeiro e rumas a Nicósia, para representar o Omonia. Ao lado de Alex Soares, apuram-se para o play-off de campeão, mas perdem o campeonato para o APOEL. Como é vivido o futebol no Chipre?

RL: É muito diferente da maneira como se vive em Portugal. Para começar, antes de mais, a minha vontade sempre foi ir para o estrangeiro. Quando estava no Chaves, confidenciei-o ao Presidente, porque ele queria que ficasse “Senhor Francisco, não tem a ver com o clube e dou-lhe a minha palavra que, se ficasse em Portugal, ficava no Chaves. Mas quero ir para o estrangeiro”. Precisava de um novo desafio, porque a Primeira Liga já não estava a permitir-me tirar o melhor de mim e estabelecer objetivos.

Tinha outra opção: ir para Itália, para uma boa equipa da Serie B; foi para esta equipa que tanto o Jorge Simão como o Sérgio Conceição me aconselharam a ir e era a minha primeira opção, mas percebi que são um bocadinho “mafiosos” e queriam “roubar-me”. Então aceitei ir para o Omonia. A cultura é diferente, as pessoas são mais fanáticas, mas há algo que admiro bastante e que me Portugal deixa-me triste: os cipriotas são adeptos de clubes pequenos, da terra, e não têm outro clube.

O Omonia em percentagem de adeptos é o maior; dizem que 60% da ilha é daquele clube. Notei isto logo no primeiro treino que fiz: fomos para as montanhas, onde no Verão é mais fresco, e estavam cinco mil adeptos. As pessoas iam no dia anterior, acampavam e viam o treino no dia a seguir. E atenção que ainda era a uma hora de Nicósia.

BnR: Por falar em adeptos, também tens uma história menos boa naquele país.

RL: Sim! Estávamos numa fase menos boa e perdemos um clássico contra o AEK Larnaca por 5-0. Nessa semana, o treinador foi despedido e o nosso capitão avisou-nos que os adeptos iam lá. Estávamos a treinar e começámos a ouvir tipo fogo-de-artifício, petardos… “Atenção, vêm aí os adeptos, mas não reagimos e juntamo-nos ali no meio-campo”, disse o capitão. E nós tranquilos, pensávamos que vinham para aí 20/30… de repente começam a entrar pelo portão e eram para aí 150/200 e só se viam os olhos. Começaram a agarrar-nos e a separar-nos, uns para ali, outros para acolá, e foi um momento de alta tensão. Depois veio a polícia, mas eram uns dez… Foi assustador e pensei que ia dar para o torto.

Fonte: Facebook Rafael Lopes

BnR: O modelo do campeonato cipriota faria sentido em Portugal?

RL: Acho que sim e vou explicar-te: chegas a Abril e, nos últimos sete jogos, divides o campeonato em dois. Os nove primeiros disputam o play-off de campeão e os outros nove o de despromoção. Assim, evita-se que as equipas que ficam entre o 7.º e o 12.º desvirtuem a classificação final do campeonato por já não terem por que lutar nas últimas jornadas.

BnR: “O bom filho à casa torna” e, antes da derradeira experiência fora de portas, regressas ao futebol português para representar o Boavista. O que te fez voltar?

RL: Foram questões familiares. Numa consulta de rotina, descobrimos que o Francisco, o meu filho mais novo, tinha um pequeno problema cardíaco e que iria necessitar de cirurgia. Graças a Deus correu tudo bem, mas foi nesse momento que decidi voltar. Queria tê-lo feito em Janeiro, quando soubemos, mas os especialistas disseram-nos que a operação também não ia ser logo, então ainda acabei a época no Chipre. A minha vontade não era voltar a Portugal porque, quando fui para o Chipre, a ideia era manter-me no estrangeiro, mas apareceu este obstáculo. O Boavista abriu-me as portas e deu-me oportunidade de fazer lá uma temporada, que me permitiu acompanhar toda a evolução do estado de saúde do meu filho e estar presente na cirurgia. Felizmente o Francisco está bem, sem qualquer sequela ou limitação.

– Da Polónia com amor –

“Sinto que me descobri como jogador” 

BnR: Mudas-te para a Polónia no último Verão e por lá tens brilhado ao serviço do KS Cracovia. Em meio ano, estreias-te a marcar nas competições europeias, integras por duas vezes a equipa da semana e és nomeado para jogador do mês. Encontraste o clube e o campeonato ideal para as tuas características?

RL: Encontrei-me a mim mesmo, principalmente. Sinto que me descobri como jogador. As coisas começaram a correr bem antes de chegar, quando comecei a meter na cabeça que era um momento-chave na minha carreira. “Tem de ser agora. Não vou para passar férias.” Foi quando comecei a moldar o meu cérebro, a minha maneira de pensar. Estreei-me na Liga Europa e logo a marcar, no primeiro jogo do campeonato marquei logo golo…

BnR: Consegues descrever o momento em que, 13 anos depois, o Cracóvia voltou a vencer em Poznan?

RL: O treinador disse-me que já não vencíamos lá há 13 anos e para tu veres como está a minha mentalidade aqui eu disse logo “Não faz mal, a gente ganha. Não te preocupes”. Fomos lá, demos chocolate e foi incrível. Atropelámo-los completamente. A minha mentalidade neste momento está ao mesmo nível de quando estava no Penafiel.

BnR: Ainda vais para casa “na azia” quando não marcas?

RL: Ainda vou, ainda fico chateado… mas fico mesmo! Não é algo que demonstre no final do jogo, mas a minha mulher sabe. Mesmo quando ganhamos, festejo com todos e faço uma grande festa, mas se não marquei venho para casa e fico “Não marquei golo. Mas porque é que eu não marquei golo?” e fico a penar naquilo e a remoer. Mesmo quando marco e vejo que podia ter feito mais um (…) “Ca****, porque é que não fiz aquilo?”. Tem que ser assim e acredito que os jogadores top, os que estão mesmo lá em cima, pensam assim.

BnR: A Seleção Nacional é um objetivo?

RL: Não. Nem sequer penso nisso, para ser sincero.

BnR: A caminho do hat-trick no que a filhos diz respeito, é a estabilidade do seio familiar um dos pilares que edificam a carreira de um atleta?

RL: Sem dúvida. É claro que uma carreira também pode correr mal e teres estabilidade familiar, mas ajuda. Quando tens problemas em casa, acabas por transferir isso para o trabalho, acabas por estar no treino a pensar nisso e depois, aquele cinco segundos em que estás a pensar nisso, tiram-te o foco e já não estás a fazer as coisas a cem por cento. Se estiveres só preocupado em jogar futebol, vais conseguir tirar o melhor rendimento de ti.

Fonte: Facebook Rafael Lopes

BnR: E ainda manténs o ritual de falar com a tua mulher uma hora antes dos jogos?

RL: Sempre! Antes de ir para o balneário para equipar-me, falo sempre. Quero saber se está tudo bem, se ela e se os meninos estão bem.

BnR; “Deus está connosco nesta luta. Protejam-se. Estamos juntos nesta batalha. Ninguém fica para trás. Obrigado a todos os profissionais de saúde. Vocês são os verdadeiros heróis.” Este agradecimento público é teu. Num momento tão crítico para a sociedade em geral, entendes que o alcance mediático dos jogadores pode contribuir para alertar e informar as pessoas?

RL: Claro. Enquanto jornalista, também tens as tuas referências na tua profissão e é neles que vês um exemplo. Connosco é igual. As pessoas tentam seguir o que fazemos porque, para além de jogadores de futebol, também somos exemplos e veem o que fazemos. Se pusermos vídeos no Instagram a passear na rua, com os filhos… As pessoas vão olhar para isto e repetir. Se, por exemplo, publicares algo em casa a brincar com os teus filhos, em dez pessoas, vais sensibilizar umas oito. Temos de ser um exemplo a seguir. Sempre.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Miguel Ferreira de Araújo

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Manter o rugido europeu | Sporting x LASK

Alvalade volta-se a vestir de gala pela segunda vez na presente temporada, desta vez com o Sporting a receber o LASK, emblema que milita no campeonato austríaco. Com duas vitórias somadas em dois embates disputados, os pupilos de Rui Borges colocam as suas miras apontadas ao terceiro triunfo, numa fase em que todos os pontos são de extrema importância. Os verdes e brancos iniciaram a presente campanha na Liga dos Campeões com um registo positivo e pretendem assim manter os números protagonizados até então (dois triunfos, onde apontaram cinco golos e sofreram apenas um) e colocam-se atualmente no sexto posto da competição.

Inês Flores · 3 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.