Em Montalegre sonha-se mais alto

No passado domingo fez-se história em Montalegre. Pela primeira vez em cinquenta e quatro anos de histórias para contar, o clube passou para os “oitavos” da Taça de Portugal, onde apenas marcarão presença 16 equipas portuguesas.

Neste momento, em Montalegre, o alvoroço deve ser inexplicável! Os barrosões nunca estiveram numa fase tão adiantada da competição, mas não é por isso que pensam pequeno. O treinador, José “Viage”, veio, inclusive, dizer que a equipa quer marcar a diferença, quer criar impacto e, que, para isso, teriam de eliminar um dos titãs do campeonato português.

Só queria aqui salientar uma coisa: o CDC Montalegre tem ainda na sua equipa jogadores que, para além de jogarem futebol, têm part-times em áreas como enfermagem, informática e fisioterapia. E agora pergunto: esta é a mesma equipa que não tem medo de olhar nos olhos de um clube de primeira divisão? Desde já, o meu apreço por isso! Realmente, é a Taça de Portugal e basta!

Para quem não sabe, este sonho que Montalegre está a viver é comandado por dois irmãos. É verdade: o treinador, José “Viage”, e o presidente, Paulo Reis, são mesmo irmãos. Mas, por incrível que pareça (e quem tem irmãos sabe do que falo), os dois não andam sempre às “turras”. Até pelo contrário! Sendo assim, é caso para dizer: “Irmãos, irmãos… negócios à parte”. O entusiasmo é partilhado pelos dois e ambos não têm dúvidas de que esta é uma das etapas mais bonitas vividas pelo clube desde o ano da fundação.

Para termos uma ideia mais pragmática daquilo que o Montalegre alcançou, sejamos claros. Para além destes, apenas duas equipas da 2.ª liga estão presentes na próxima fase da competição e as restantes são da Primeira Liga. Desde 74/75 que tal não acontecia. Por isso, acho que deve ser dado ainda mais o mérito ao clube. Contudo, há uma coisa que gabo nesta equipa: ninguém se faz de coitadinho. Dizem que querem surpreender e até vão mais longe, dizendo que, apesar de as probabilidades não estarem a favor, também era possível eliminar um dos grandes.

Depois de eliminar o RD Águeda por 1-0, o CDC Montalegre segue para os “oitavos” da Taça de Portugal
Fonte: Bola na Rede

A verdade é que já não era a primeira e nem haveria de ser a última vez que uma equipa de Primeira Liga iria sentir mais dificuldades em eliminar uma equipa do Campeonato de Portugal. Vejamos o exemplo do jogo SC Braga – SC Praiense, por exemplo.

Isto é tudo muito bonito, mas não esqueçamos que continua a ser o futebol português e não é tudo um mar de rosas. Não posso de deixar de falar na seguinte intriga: o Águeda apresentou uma participação ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, pedindo a eliminação do Montalegre da competição. A queixa deve-se à presença do treinador da equipa da casa, que cumpria um jogo de castigo, no recinto e algumas outras irregularidades.

Não sei em que é este caso vai dar, mas, quer queiramos quer não, temos de dar o mérito a esta equipa, que é um conjunto sonhador que pode, quem sabe, num futuro próximo, fantasiar com uma subida à Segunda Liga. Isto pode nem acontecer, mas a verdade é que só esta passagem aos “oitavos” já deu muito a este clube e à própria região, em termos de visibilidade.

Foto de Capa: CDC Montalegre

 

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo jogador do Manchester United coloca clube em tribunal devido a tratamento errado de lesões

Axel Tuanzebe avançou com um processo em tribunal contra o Manchester United. Em causa o tratamento dos red devils às suas lesões.

Negócio fechado: Francisco Conceição troca FC Porto pela Juventus por 30 milhões de euros

O negócio foi desbloqueado e Francisco Conceição vai rumar à Juventus. Extremo deixa o FC Porto em definitivo por 30 milhões de euros.

Francisco Conceição recusou proposta que renderia 35 milhões de euros ao FC Porto

Francisco Conceição não aceitou rumar ao RB Leipzig. Extremo português recusou proposta que agradava ao FC Porto.

FC Porto afasta-se de defesa central devido aos valores da transferência e do salário

O FC Porto desistiu da contratação de Josip Sutalo. Preço da transferência e valores do salário justificam saída da corrida.

PUB

Mais Artigos Populares

Nápoles esquece Darwin Núñez e fecha novo avançado por 35 milhões de euros

O Nápoles já fechou o acordo para a contratação de Lorenzo Lucca. Com a chegada do avançado, Darwin Núñez não rumará aos italianos.

André Villas-Boas faz exigência a Francisco Conceição para permitir saída para a Juventus

André Villas-Boas já tomou uma posição quanto à transferência de Francisco Conceição para a Juventus. Decisão é do jogador.

Tour de France #1: O mundo ainda não é de Pogacar

Surpreendendo um total de zero pessoas, Tadej Pogacar foi...