- Advertisement -

Portugal e a sua Liga sempre foram encarados como rampas de acesso facilitado ou mais rápido aos grandes palcos europeus, mas essa tendência parece ter encontrado uma pausa este ano.

A regra de contratar barato nos mercados sul americano e africano para depois obter lucros estrondosos nas vendas de verão parece ter sido substituída, este ano, por uma pesca refinada e precisa já nas fileiras dos grandes clubes europeus.

Seja por empréstimo ou a título definitivo, como o caso de Marcus Edwards, em Guimarães, chegaram à Primeira Liga no passado mercado de verão nomes improváveis e vistos como impossíveis há alguns anos.

O principal exemplo é o FC Famalicão, a equipa nortenha que subiu à Primeira Liga e ocupa, para já, um surpreendente sexto lugar, apesar de já ter voado mais alto. A este clube chegaram nomes como Uros Racic, Nehuén Pérez, Racine Coly, Álex Centelles ou Nicolás Shiappacasse.

À primeira vista, estes nomes podiam não dizer nada ao consumidor comum de futebol, mas rapidamente despertaram a atenção daqueles que são minimamente conhecedores dos produtos das “canteras” de toda a Europa e fiéis seguidores do Football Manager ou do Online Soccer Manager.

Apesar do rótulo de craque, Marlos Moreno ainda não apontou qualquer golo nos 664 minutos que jogou esta época, nas três competições domésticas
Fonte: Liga Portugal

Mas os exemplos multiplicam-se e abrangem clubes das várias zonas representadas na Primeira Liga. O SC Braga recebeu por empréstimo Wallace da SS Lazio e Abel Ruiz do FC Barcelona, enquanto o seu eterno rival, Vitória SC, recebeu, também por empréstimo, Bondarenko do FC Shakhtar Donetsk e Léo Bonatini do Wolverhampton WFC.

O Rio Ave FC recebeu Lucas Piazón por empréstimo do Chelsea FC, enquanto a Setúbal chegou Mirko Antonucci, jovem de 20 anos da AS Roma, e que já completou 19 minutos na derrota frente ao SC Braga.

Por fim aterraram em Portimão Marlos Moreno, jovem ex-Manchester City FC, e Takuma Nishimura, jovem ex-CSKA. Uns mais conhecidos que outros, uns proveninetes de clubes mais sonantes do que outros.

No entanto, o que prevalece é um padrão de recrutamento de baixo custo e utópico; a aposta no empréstimo é clara e repetida, na maioria dos clubes, e recai sempre em jovens promessas com escola de um grande europeu e com necessidade de adquirir minutos de jogo.

Tratando-se de um colosso europeu ou de um habitual competidor nas provas europeias, os clubes portugueses têm saído, maioritariamente, beneficiados com esta nova abordagem ao mercado.

Aqui, a novidade está no facto da Liga Portuguesa ser a plataforma escolhida por Valência CF, FC Barcelona, Atlético de Madrid, Chelsea FC e Manchester City FC, entre outros, para lapidar os seus pequenos diamantes e aprimorar os seus projetos de craques.

Foto de Capa: FC Famalicão

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.