É verdade. Depois de muitas queixas, aquele que nos sacia mais a sede de espetáculo e, irremediavelmente, também de golos vai mesmo voltar. O campeonato português está de regresso e, com ele, arranca a oitava jornada da Primeira Liga. Mas, antes disso, nunca é demais fazer uma retrospetiva daquilo que tem acontecido no futebol português e, como tal, aquilo que poderá acontecer este fim de semana. Nesta jornada, haverá jogos entre os seis primeiros classificados da Liga e muita coisa pode acontecer! Tragam as pipocas porque muitas reviravoltas podem acontecer no que à tabela classificativa diz respeito.

Por um lado, temos um FC Famalicão que continua invicto e que segue em frente na corrida da Primeira Liga. Muito se tem dito, de muito se tem falado. O que é certo é que elogios não têm faltado à equipa famalicense. Mas, semana após semana, a equipa de João Pedro Sousa tem confirmado todos os elogios dentro das quatro linhas.

A equipa de João Pedro Sousa continua invicta até à sétima jornada
Fonte: FC Famalicão

O Famalicão tem sido uma equipa aguerrida e mantém-se invicta até à sétima jornada, mas há uma particularidade nesta equipa que tem talvez sido deixada de lado pelos mais desatentos. O FC Famalicão anda num impasse há precisamente seis jogos: tem arrecadado sempre pontos, é verdade, mas note-se que tem também andado numa luta pelos golos com os seus adversários.

Há precisamente seis jogos que a equipa de João Pedro Sousa marca golos, mas também sofre. E o que levará a equipa a esta instabilidade de resultados? Pois bem, a mim parece-me claro. Uma equipa como o Famalicão pode estar a dar cartas na Primeira Liga, mas a verdade é que não deixa de ser um clube recém-chegado da Segunda Divisão. Como tal, falta, naturalmente, estabilidade dentro de campo para jogos de outro fulgor, e essa instabilidade tem influenciado o marcador ao longo dos 90 minutos. Mas será isto reprovável? Claro que não.

SE ACHAS QUE O FC FAMALICÃO CONSEGUE MARCAR NO DRAGÃO, APOSTA JÁ!

O FC Famalicão tem estado mesmo irrepreensível e toda esta caminhada no campeonato tem sido das surpresas mais agradáveis que se tem visto no futebol português nos últimos tempos. E que falta fazem equipas como esta na Primeira Liga. O Fama com pouco tem feito muito! É, por outro lado, um dos clubes com mais golos no campeonato: a par de SL Benfica e FC Porto, o Famalicão é um dos clubes que mais ataques têm até ao momento (e já lá vão 16 golos nas contas da equipa famalicense!). E que desafio vai ter pela frente no próximo domingo: vai defrontar o FC Porto em pleno estádio das Antas.

Após cinco jornadas como líder do campeonato, o Fama vai encontrar um FC Porto com sede de vitórias, depois de um resultado menos positivo frente aos Rangers FC e em busca da 1600.ª vitória na Primeira Liga. Na minha sincera opinião, acho que a tendência vai manter-se neste jogo: o poderio ofensivo portista vai criar muitas dificuldades à defensiva do Famalicão e, como tal, acredito que este último irá sofrer golos novamente. Por outro lado, acho também que a equipa de João Pedro Sousa vai apresentar-se no estádio do Dragão da forma a que nos tem habituado: nada de encostar um autocarro à baliza e esperar não sofrer golos. O Famalicão vai tentar atacar e criar dificuldades à equipa azul e branca.

Vlachodimos sofreu três golos no campeonato até ao momento
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Mas, quanto a análises, não ficamos por aqui. Temos também um Benfica exímio ao nível defensivo. Com apenas três golos sofridos, as águias são neste momento a melhor defesa do campeonato. Como é aquela velha máxima de Jorge Jesus? “Ataques ganham jogos. Defesas ganham campeonatos.”. Era isto, não era? Pois bem, nisto o Benfica vai bem encaminhado.

ACHAS QUE ODYSSEAS NÃO VAI SOFRER GOLOS NA VISITA A TONDELA? DO QUE ESTÁS À ESPERA?

A par do excelente desempenho de Vlachodimos, a habitual defesa utilizada no campeonato – André Almeida, Rúben Dias, Ferro e Grimaldo – tem-se mostrado uma autêntica fortaleza em áreas defensivas. No próximo domingo, defrontarão o CD Tondela, uma das equipas que também sido uma surpresa esta época. O clube encontra-se na quinta posição com o mesmo número de pontos que o Vitória SC e mais um do que o Sporting CP, vejam bem! A equipa de Natxo González não tem tanto impto atacante, mas, com certeza, tem futebol suficiente para dar uma grande dor de cabeça a Bruno Lage.

E agora vamos lá ver o que poderá acontecer no domingo no reino do leão: Sporting CP e Vitória SC defrontam-se, e confesso que estou bastante curiosa para ver o que vai sair daqui. Ambos os treinadores são profissionais que eu admiro muito. Ivo Vieira tem uma qualidade imensa e fez um trabalho fantástico no Moreirense FC na época passada. Mereceu mesmo dar o salto para Guimarães! Já Silas é também um excelente treinador que coloca as equipas a jogar bem. Quanto a ele, só não sei se não é precoce este salto para um grande. Mas, fora esta análise de liderança no balneário, há outros aspetos importantes a ressalvar.

QUASE DEZ ANOS DEPOIS, É DESTA QUE OS VIMARANENSES VENCEM O LEÃO EM CASA? 

O que é certo é que o Vitória SC tem sido muito pouco vitorioso em Alvalade. Desde 2010/2011 que não ganha ao Sporting com estatuto de visitante. Foi um jogo em que esteve a perder por 2-0 e no qual acabou por conseguir a reviravolta ao ganhar por 2-3. Desde aí, o máximo que tem conseguido é empatar.

Silas tem um discurso positivo, uma boa comunicação – como se viu no discurso que realizou hoje em Alvalade – e é um treinador sem medo.
Vai ser o primeiro jogo de Silas no banco do Sportng em Alvalade
Fonte: Sporting CP

Agora fora, a conversa é outra: se bem me lembro, lá para meados de dezembro do ano passado, o Vitória foi o primeiro carrasco de Keizer depois de o holandês ter começado com o pé direito com várias goleadas em jogos iniciais. O que é certo é que, a partir dessa derrota, foi sempre a descer para o Sporting. A equipa só começou a “acordar” por volta de março (sim, eu sei, ganharam uma Taça da Liga… Mas, à parte isso, pouco ou nada se viu do Sporting desde aí). E, na minha ótica, mesmo sendo em casa, o Vitória tem mais argumentos para ganhar ao Sporting do que há um ano. Resta-nos esperar para ver o que acontece no domingo! Estão curiosos? É que eu sim.

Foto de Capa: Carlos Silva / Bola na Rede

Artigo revisto por: Manuela Baptista Coelho

Comentários