Cabeçalho Futebol NacionalO Vitória FC tem sido, nas últimas épocas, um verdadeiro caso de sucesso. Com os orçamentos mais baixos da Primeira Liga, vai conseguindo sempre atingir os seus objetivos (manutenção). A base deste sucesso é um scouting de qualidade (feito principalmente em divisões secundarias), e uma enorme qualidade no trabalho realizado pelos treinadores, nomeadamente José Couceiro que esta época fez um “autêntico milagre”.

Quem no início da época olhava para o plantel do Vitória pensava: Dificilmente conseguirão a manutenção. Parecia um plantel curto com poucas opções e pouca experiencia de Primeira Liga.
Mas José Couceiro montou muito bem a equipa, conseguiu tirar o melhor de cada jogador e formou um coletivo forte e o melhor exemplo disso foram os resultados obtidos com os grandes: No campeonato não perdeu com FC Porto e SL Benfica e eliminou o Sporting CP.

O Vitória é um histórico do nosso Futebol e sua manutenção é, na minha opinião, importante para a Primeira Liga Portuguesa. É um clube representativo de uma região, que tem publico e por onde passaram grandes glórias do nosso futebol.

Anúncio Publicitário
Fonte: Vitória Futebol Clube
Fonte: Vitória Futebol Clube

O sucesso do Vitória nas últimas épocas assenta, na minha opinião, no scouting de grande qualidade. Contratar muito barato (no terceiro escalão do Futebol Português) como foi o caso de João Amaral, Vasco Costa, João Costinha e Ruca, são exemplos  claros de sucesso. Os empréstimos dos “grandes” também tem sido uma boa solução encontrada pela direção do clube sadino. E uma aposta constante nos jovens formados clube faz com que o clube consiga com pouco dinheiro ser mais competente do que outros clubes que com orçamentos muito superiores não conseguiram a manutenção.

Era importante que num futuro próximo o Vitória FC conseguisse uma estabilidade financeira para que pudesse apontar a outros objetivos: Lutar por lugares Europeus, porque esse é o lugar do Vitória FC.

Foto de Capa: Vitória FC