📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Força Aérea 2019/20: os vôos da primeira volta

- Advertisement -

Terminada a primeira volta, é hora dos primeiros balanços da época. Dá-se a segunda corrida ao mercado da época e tenta-se melhorar aspectos para a segunda volta. Neste artigo, fazemos um balanço diferente; olhamos aos golos marcados de cabeça por todas as equipas.

Este tipo concreto de golos permite apurar as equipas mais perigosas nas bolas paradas e as mais permeáveis nos momentos defensivos, pelo ar. Por outro lado, permite distinguir as equipas que chegam ao golo de bola corrida e poucas vezes ou nunca através das bolas pelo ar.

No topo das equipas que mais concretizam de cabeça estão Moreirense FC, CD Tondela e SL Benfica com seis golos, mas é o FC Porto quem lidera, de longe; 11 cabeçadas certeiras. No extremo oposto estão Rio Ave FC e Vitória FC com dois golos e Belenenses SAD com apenas um.

No lado oposto do terreno do jogo, CD Santa Clara, Moreirense FC e CD Tondela são as equipas que mais sofrem pelo ar (sete golos) e FC Porto, SL Benfica e Gil Vicente FC as que menos golos permitem (dois).

As águias são a melhor defesa do campeonato ao cabo da primeira volta e concederam apenas dois golos de cabeça
Fonte: SL Benfica

Os dragões destacam-se, de longe, como a equipa mais concretizadora de cabeça dentro e fora de portas; seis golos no Dragão e cinco nos jogos fora. Os golos de cabeça representam cerca de 30 porcento da produção ofensiva dos dragões e dão força às recentes capas de jornais que os distinguiam como a melhor equipa da Europa no capítulo das bolas paradas.

Dentro de portas, também o FC Porto se destaca por não ter sofrido qualquer golo de cabeça, mas desta vez também as águias, Gil Vicente FC e Vitória FC igualam o registo. Enquanto visitados, destaque ainda para CD Tondela e Moreirense FC com quatro golos marcados de cabeça.

Na condição de visitante, as águias surgem atrás do FC Porto com quatro golos marcados e o Gil Vicente FC e Rio Ave FC são as únicas formação sem qualquer golo de cabeça. A equipa mais batida longe de casa é, de longe, o CD Tondela com seis golos encaixados. No extremo oposto, SC Braga, Rio Ave FC, FC Famalicão, CS Marítimo, Boavista FC e FC Paços de Ferreira concederam apenas um golo pelo ar fora de portas.

Importa ainda resalvar que mais de 35 porcento dos golos do CD Tondela e FC Paços de Ferreira são de cabeça e o CD Santa Clara ultrapassa mesmo a barreira dos 40 porcento. SL Benfica e CD Tondela fixam a taxa de golos de cabeça sofridos por volta dos 30 porcento, a mais elevada.

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

 

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Boston Celtics somam 2ª vitória consecutiva na NBA em mais uma exibição de destaque de Neemias Queta

Os Boston Celtics venceram os Toronto Raptors na NBA. Segunda vitória consecutiva da franquia contou com boa exibição de Neemias Queta.

Luís Suárez pode atingir objetivo antes do Natal e obrigar o Sporting a desembolsar mais 500 mil euros

Luis Suárez pode cumprir o primeiro objetivo no contrato com o Sporting esta semana. Basta ao colombiano ser titular contra o Vitória SC.

Vasco Matos critica calendário da Primeira Liga: «Sentimo-nos bastante prejudicados, mas isso tem ser o nosso combustível»

O técnico do Santa Clara mostrou desagrado com a sobrecarga de jogos mas referiu que estes fatores devem ser utilizados como motivação.

Novidades na CAN: Competição passará a ser jogada de quatro em quatro anos

A Confederação Africana de Futebol anunciou, este sábado, que a CAN será jogada a cada quatro anos e a criação da Liga das Nações Africana.

PUB

Mais Artigos Populares

Ainda te lembras de Jesé Rodríguez? Está a viver uma jornada de sonho

Jesé Rodríguez regressou ao Las Palmas no último mercado de verão. O espanhol esteve uma temporada ao serviço do Sporting.

Gonçalo Ramos bisa na goleada do PSG e Lille escapa com vitória difícil no terreno do St. Maur Lusitanos: Eis os resultados do dia...

Na terceira eliminatória da Taça de França, o PSG bateu o Fontenay VF por 4-0 e o Lille venceu por 1-0 em casa do St. Maur Lusitanos.

Estrela da Amadora e Moreirense empatam para a Primeira Liga

O Estrela da Amadora empatou com o Moreirense durante a noite deste sábado, num encontro válido pela 15.ª jornada da Primeira Liga.