O GD Fontinhas é novo campeão dos Açores e mais uma prova de como a vida de um clube pode mudar de um momento para o outro. O clube da Praia da Vitória, da ilha Terceira, do arquipélago dos Açores, sagrou-se campeão após somar 62 pontos, mais oito que o principal candidato à subida e habitual representante nos nacionais dos Açores, o SC Lusitânia.

Desde cedo se percebeu que o GD Fontinhas tinha argumentos individuais e coletivos para surpreender e subir de divisão. Nos primeiros 14 jogos, a equipa somou 12 vitórias. Ao todo, foram 19 vitórias, quatro empates e três derrotas. Um registo que permitiu superar os grandes “tubarões” do futebol açoriano, como o já mencionado SC Lusitânia, mas também o C. Operário Desportivo, que, nas últimas épocas, até esteve no playoff de subida à Segunda Liga.

Num plantel recheado de açorianos, o GD Fontinhas conseguiu a perfeita simbiose entre irreverência e veterania. Apetrecharam o plantel com vários jogadores que já tinham experiência no Campeonato de Portugal, ao representarem os outros clubes da ilha, e formaram um grupo coeso que acabou por subir sem grandes alaridos, fixando-se no topo do campeonato dos Açores desde cedo.

Na próxima época, haverá um dérbi da Praia da Vitória: GD Fontinhas vs SC Praiense
Fonte: GD Fontinhas

Os “rubro-negros” nunca tinham passado do campeonato de ilha, ou seja, nunca tinham conseguido subir ao campeonato dos Açores (nos Açores, cada associação tem o seu campeonato, sendo que só quem sobe nesse campeonato, é que participa no campeonato dos Açores).

No entanto, em 2016/2017, conseguiram vencer o campeonato da associação de Angra de Heroísmo e subir pela primeira vez na sua história ao campeonato dos Açores. Em 2017/2018, garantiram a permanência sem qualquer tipo de sobressalto, deixando já crescer água na boca, no que toca aos resultados e exibições.

Foi então em 2018/2019, que confirmaram toda a sua qualidade e superiorizaram-se à concorrência. Importante destacar o técnico Francisco Faria, já com experiência de Campeonato de Portugal pelo SC Praiense e pelo SC Lusitânia, que assegurou a subida do campeonato da associação e do campeonato dos Açores, entrando para a história do clube, com um excelente trabalho realizado.

A época 2019/2020 será a época mais importante do GD Fontinhas. Com uma visibilidade que nunca teve, vão lutar pela permanência no futebol nacional. A nível de plantel, ainda não foi noticiada publicamente qualquer renovação ou qualquer reforço, sendo expectável que a principal missão desta direção seja segurar o mesmo grupo de trabalho das últimas épocas.

De qualquer das formas, avizinha-se uma época de emoções fortes para o clube.

 

Foto de Capa: GD Fontinhas

Comentários