Jorge Jesus: aquele típico nome de que os portugueses, e principalmente os amantes da bola, ouvem falar tanto. Mesmo estando pela Arábia o nome do técnico surgia sempre num assunto ou noutro. Tanto por um possível regresso para o SL Benfica depois da saída de Rui Vitória, como também de toda a polémica gerada através do livro de Bruno de Carvalho, onde foi acusado como culpado de muitas das falhas na fase final do mandato do ex-presidente do Sporting CP. Agora, o nome do técnico português surgiu e desta vez associado ao SC Braga.

Nos últimos dias, houve rumores de que Jorge Jesus podia voltar para o clube minhoto, onde, inclusive, até já foi muito feliz. O Braga foi, de certa forma, o ponto de partida para um salto maior na sua carreira. Jorge Jesus nesse ano conseguiu um quinto lugar na Primeira Liga, ganhou uma Taça Intertoto e conseguiu pôr o SC Braga a jogar bom futebol. Disso ninguém tem dúvidas. Agora a questão é: um eventual regresso faria sentido tanto para o clube como para o treinador? Na minha opinião, sim.

Neste momento o Braga encontra-se em quarto lugar, acabado de perder a terceira posição perante o Sporting CP depois de ter escorregado frente àquela que, para mim, é a equipa sensação do campeonato – Moreirense FC. Para além disto, falhou também dois claros objetivos que eram as duas taças, quer Taça da Liga, quer Taça de Portugal e vem decaindo o seu nível de qualidade de jogo dentro de campo. Abel Ferreira já teve melhores dias e dá-me a sensação de que desde a derrota na Taça da Liga que a “rédea” está muito curta para o treinador.

O SC Braga encontra-se neste momento em quarto lugar, arredado da Taça de Portugal e da Taça da Liga
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Em relação a Jorge Jesus, já se percebeu por diversas declarações que a vontade do técnico é a de voltar a Portugal e, sejamos realistas, o único clube onde vejo que faça sentido o seu regresso é mesmo o clube arsenalista.

O Benfica está num bom momento em que os adeptos estão a 100% com o treinador. Já o Sporting CP dificilmente quererá um Jorge Jesus e tudo o que este acarreta em termos de custos, mas não só. Não acredito também que as aspirações de Jesus passem por Alvalade novamente. Por fim, o FC Porto tem um treinador com muita mística e identidade portista e tudo vai depender muito do desfecho do campeonato, mas, ainda assim, acho que seria precipitado o despedimento de Sérgio Conceição depois do excelente trabalho que fez principalmente a época passada.

Sendo assim, o SC Braga parece uma opção que deve agradar ao técnico, sendo uma casa que já conhece. Os minhotos ambicionam um campeonato há muito e há rumores também de que António Salvador vai apostar forte para a próxima época de modo a que o Braga deixe de ser o clube dos “quases” no que toca ao campeonato.

Para aspirações mais ambiciosas, que nome melhor para assumir este projeto que não o de Jorge Jesus? As qualidades do técnico são inegáveis. A dúvida passa muito, na minha opinião, por valores que o Braga poderá ter que auferir para contar com o mesmo na próxima época. Outro factor passa também por um eventual interesse de um clube inglês com quem Jorge Jesus até já esteve reunido.

 

Foto de Capa: Al-Hilal SFC

Comentários