Uma das notícias que marcou recentemente o futebol português lá fora foi a saída de Leonardo Jardim do comando técnico do AS Mónaco, após um início de época desastroso com apenas uma vitória na primeira jornada da liga francesa (3-1 ao Nantes de Miguel Cardoso).

Apesar de este início de época, o técnico madeirense deixou a sua marca no emblema monegasco, pelo futebol positivo, e principalmente pelos vários jogadores jovens que potenciou e transformou em jogadores de topo, como foram os casos de Bernardo Silva, Anthony Martial, Kylian Mbappé, Fabinho, entre outros; tendo tido como ponto alto a conquista da Liga francesa em 2016/2017.

E depois de já antes ter mostrado serviço no Sporting CP, Leonardo Jardim mostrou em França ser um treinador capaz de fazer ovos sem omeletes. Ganhou pouco, mas deu muito a ganhar ao futebol mundial. E agora que está livre, paira uma questão na cabeça de muitos adeptos portugueses: será que ele poderia regressar a Portugal?

Leonardo Jardim não deixa de ser reconhecido pelo clube francês
Fonte: AS Mónaco

Infelizmente, parece-me que o seu regresso a Portugal é um cenário muito distante. Mas a verdade, é que o nosso campeonato ganharia muito com isso. O treinador madeirense possui um perfil assente na potencialização de jogadores jovens. E o que é facto, é que o nosso campeonato, seria um dos melhores da Europa (senão mesmo o melhor) para que um clube fosse bem sucedido colectivamente com um projecto deste género.

Quando um clube aplica um projecto deste género, pode produzir muitos jogadores de topo que irão andar no mapa do futebol europeu, mas perante a concorrência de clubes de topo com um orçamento muito superior e um plantel repleto de jogadores feitos, só ganhara um ou dois campeonatos a cada 10 anos. O AS Mónaco de Leonardo Jardim é um bom exemplo disso mesmo, bem como o Borussia Dortmund de Jurgen Klopp.

Mas em Portugal, onde não há nenhum clube com um orçamento astronómico e muito superior aos restantes, qualquer um dos três grandes (e não só) seria bem sucedido com um projecto do género, não só em Portugal mas também na Europa.

Como tal, o regresso de Leonardo Jardim seria um acontecimento muito rico para o campeonato português. Mas infelizmente, parece-me que tal cenário não vá acontecer tão cedo.

 

Foto de Capa: AS Mónaco

Comentários