Ponta-de-lança

Ralph Meade – Fechamos o onze com o maior goleador inglês que passou pelo campeonato português. Ralph Meade chegou ao Sporting em 1985/1986 com apenas 23 anos, depois de ter passado toda a vida no Arsenal.

Em Alvalade, o avançado inglês mostrou uma grande veia goleadora sob orientação de Manuel José, com 13 golos em 25 jogos na temporada de estreia em Portugal, incluindo dois hat-tricks. No ano seguinte, ainda mais golos saíram dos pés de Meade, com 21 remates certeiros em 33 partidas, incluindo um golo na histórica goleada por 7-1 do Sporting no dérbi com o Benfica, onde o parceiro de ataque Manuel Fernandes fez um «póquer».

Foi chegar, ver e triunfar individualmente para o avançado inglês, mas deixou Portugal passadas duas épocas sem qualquer título, apesar de ter chegado à final da Taça de Portugal no último ano de verde-e-branco.

Anúncio Publicitário

A notícia da saída do Sporting surpreendeu os adeptos leoninos e também marcou uma seca nas qualidades goleadoras de Ralph Meade, que não voltou a mostrar a veia goleadora nas passagens pelo Real Betis, Dundee United, Luton Town ou Odense e terminou a carreira nas divisões inferiores inglesas.