Cabeçalho Futebol Nacional

17 pontos conquistados em 21 possíveis nas últimas sete jornadas, foi este o registo incrível de Petit que garantiu uma histórica manutenção ao CD Tondela na última temporada. Houve muitas mudanças ao nível do plantel – Nathan Junior foi uma das grandes perdas – e até conseguiram empatar em Chaves, em Alvalade e em casa contra o FC Porto, mas ficaram-se por aqui e, depois de apenas um ponto em seis jogos, o antigo trinco do SL Benfica pediu a demissão, deixando o clube no último posto à 16ª jornada.

Seguiu-se Pepa, que havia sido despedido do Moreirense pouco tempo antes, e com ele veio a vontade de encarar qualquer adversário cara-a-cara, não ter medo de ter a bola e procurar um futebol positivo, mas não vieram os resultados. O CD Tondela conseguiu apenas uma vitória em dez jogos, ainda que das cinco derrotas quatro foram contra o SC Braga, o SL Benfica, o FC Porto e o Sporting CP.

Em janeiro saíram Crislan e Fábio Nunes, mas chegaram jogadores como Pedro Nuno, Ruca ou Helliardo, que depressa assumiram a titularidade. Amido Baldé era um dos reforços que se previa ter um efeito imediato mas jogou apenas 49 minutos e tem a carreira em risco depois de lhe ter sido detetada uma embolia pulmonar.

No plantel destacam-se Cláudio Ramos, guardião formado no Vitória SC que chegou ao clube quando este estava ainda no terceiro escalão, Murillo, que é atualmente o melhor marcador da equipa com 5 golos e um dos mais irreverentes do conjunto a par com Miguel Cardoso, extremo que fez a formação no SL Benfica e chegou ao clube Beirão proveniente do Deportivo.

Anúncio Publicitário

A equipa conta ainda com o capitão e experiente central Kaká, ex-Académica, com o médio Fernando Ferreira, formado no Sporting CP, com Claude Gonçalves, internacional nas camadas jovens por Portugal formado no Ajaccio que saiu pela primeira vez de França e Wagner, extremo experiente que passou por clubes como Moreirense ou Nacional.

A qualidade individual não abunda, mas a proposta de jogo de Pepa é positiva e pode valorizar um coletivo que na próxima jornada enfrenta uma autêntica final contra o GD Estoril-Praia, um dos clubes que ainda se encontra na luta pela manutenção.

Foto de Capa: Facebook oficial do CD Tondela