Depois de alguns avanços e recuos, eis então a oficialização: Nélson da Luz é reforço do Vitória SC para os próximos cinco anos de duração. O jovem internacional angolano chegou à Cidade Berço numa transação livre de custos do 1.º de Agosto, clube onde se formou e foi ganhando protagonismo, e é mais um forte exemplo da atual política de contratações da direção vimaranense, que passa por adquirir jovens talentos – alguns deles totalmente desconhecidos para o público português -, potencializá-los ao longo da época e tentar vendê-los, de forma a gerar um grande proveito financeiro. Aos 22 anos, Nélson prepara-se para o primeiro desafio fora da sua terra natal e irá tentar conquistar o respeito e admiração da massa adepta vitoriana, que é caracterizada pela exigência que coloca nos seus jogadores para que honrem e dêem tudo o que têm pela camisola que envergam em cada partida. Mas o que se pode esperar do mais recente reforço da equipa de Tiago Mendes?

Considerado um dos maiores talentos atuais do futebol angolano, Nélson da Luz estreou-se na equipa principal dos “Militares” com 18 anos pela mão de Dragan Jovic, e desde logo as suas exibições foram empolgando a torcida do D’Agosto, devido às suas características: forte no um-para-um, boa capacidade de finalização e muita criatividade, sendo que era de se prever um futuro risonho para o extremo que pode atuar no lado direito ou esquerdo do ataque. O percurso de 85 jogos na equipa angolana foi feito com as conquistas de quatro Girabolas, uma Taça e duas Supertaças de Angola, o que permitiu ao jovem construir já um currículo recheado de títulos. À medida que foi cimentando o seu lugar no onze titular do 1.º de Agosto, Nélson passou a ser também presença assídua nas convocatórias da seleção A angolana, o que acabou mesmo por confirmar de que é mesmo um “diamante por lapidar” e pronto para alcançar novas etapas fora do seu país que se efetivou agora com a transferência para Portugal.

Roma Borges & Ca., a espera terminou 🙃⌛

A notícia que todos esperávamos chegou: Nelson da Luz é #Conquistador! 🇦🇴

Anúncio Publicitário

@CandrevaNelson pic.twitter.com/HD59Wv1zge

— Vitória Sport Clube (@VitoriaSC1922) September 11, 2020

 

Eis agora a chegada a Guimarães e à Primeira Liga com o objetivo de confirmar toda a sua qualidade evidenciada no Girabola, embora o ritmo de jogo do campeonato português seja totalmente diferente do angolano e seja necessário um processo de adaptação à nova realidade. Mas, para isso, Tiago Mendes terá um papel importante na ambientação do jovem reforço e certamente irá procurar extrair toda a qualidade e irreverência de Nélson, que joga bem com os dois pés, possui bom remate de meia distância e tem capacidade para quebrar e pôr em sentido a defesa contrária com as suas maravilhosas fintas em qualquer instante da partida. Os dados estão lançados, resta agora esperar que a jovem “Palanca Negra” consiga conquistar a Cidade Berço ao longo da nova época que está prestes a começar.

Artigo revisto por Joana Mendes