Maio de 2020: Fernando Santos anuncia os 23 convocados para o Euro 2020. E, quase a terminar a lista, lá estás tu Paulinho! O teu nome é assim soprado pelo seleccionador nacional, e faz-se justiça à temporada que agora termina, onde foram muitos os sopros de golo saídos dos teus pés.

Comecei este texto com uma hipotética visão do que acredito que acontecerá lá para o final da época que, afinal, ainda nem começou. Já aqui escrevi que não sou grande apologista da escolha de Sá Pinto para o comando técnico do SC Braga. Ainda assim, e não augurando nada de demasiado bom, acredito que o 4-3-3 de Sá Pinto poderá ter uma virtude: a de tirar o melhor que Paulinho tem para oferecer. E acredito que Paulinho tem imenso para nos dar.

Paulinho é um avançado que me enche as medidas. Móvel, letal, sabe onde há-de aparecer, antecipando-se muitas das vezes aos defesas adversários, é capaz de se dar à equipa e ao mesmo tempo de não perder a qualidade na zona de decisão, onde, na maioria das vezes, decide bem.

Paulinho será a principal referência do ataque do SC Braga na presente época
Fonte: SC Braga

Com a saída de Dyego e mesmo com o regresso de Hassan e Stojiljkovic, parece-me que Paulinho tem tudo para ser o homem golo do ataque bracarense. O ano passado, a lesão no início de época que sofreu e o grande início de Dyego, fizeram com que a época de Paulinho ficasse um pouco (muito) aquém do esperado. No entanto, este ano tudo parece que será diferente e acredito que Paulinho será uma das estrelas do nosso campeonato.

Tal como comecei, vejo Paulinho como um dos homens de ataque da selecção nacional para a defesa do título europeu. André Silva mudou-se para o Mónaco, mas nada garante que tenha uma época melhor que anterior. Dyego Sousa, assim que se tornou português, ficou de olhos em bico, louco com os milhões chineses, e acredito que enriqueça os bolsos, mas fique mais pobre no que se refere a internacionalizações pelas quinas. Éder não conta, e, caso não surja um novo João Félix, parece-me bem possível que Paulinho faça companhia a Jota, Félix e Ronaldo no ataque dos campeões europeus.

Agora, senhoras e senhores, que este Campeonato chegue rapidamente, e que Paulinho nos possa brindar, semana após semana, com autênticos gol(õ)es de champanhe que nos deixarão embebidos em toda a sua qualidade.

Foto de Capa: SC Braga

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

Comentários