O Caso Schettine e o comunicado do SC Braga

- Advertisement -

Confesso que não gosto de comentar as discussões ou polémicas que assolam o futebol português, sobretudo as que envolvem clubes que não são o meu. Ainda assim, por mais que se queira dar apenas atenção ao que se passa dentro das quatro linhas, é impossível ficar indiferente ao comunicado emitido, na passada semana, pelo presidente do SC Braga, António Salvador, sobre a transferência falhada do jogador Guilherme Schettine do Santa Clara para o clube arsenalista. Trata-se, pois, de uma tomada de posição dura e com graves contornos acusatórios por parte do clube minhoto perante o SL Benfica, sem precedentes. No entanto, também não deixa de ser um “lavar de roupa suja” que, além de despropositado, só prejudica a sua imagem.

Vamos por partes:

No referido comunicado, Salvador queixa-se de que “O futebol português transformou-se num teatro de marionetas”. Não se “transformou”, sempre foi e ele sabe bem disso. Como também sabe que as marionetas sempre foram as mesmas.

É certo que o SC Braga tem procurado assumir uma maior responsabilidade desportiva tanto em Portugal como na Europa. No entanto, nunca teve, talvez porque nunca lhe foi possível, apresentar-se como uma figura de independência. É que qualquer clube português que não faça parte dos “Três Grandes” tem dificuldade em conquistar a sua independência sem sofrer influências do espectro dos clubes dominantes. Essa é, desde logo, uma das principais características de um campeonato absolutamente desequilibrado como o é o campeonato português. Basta ver a desproporção a nível de pagamentos de valores pelas transmissões televisivas aos Três Grandes e aos restantes clubes. O Santa Clara, por muito respeito que tem e merece, é apenas mais um peixinho “Nemo” a nadar no meio dos tubarões.

O SC Braga não foi uma excepção a esta doença crónica das marionetas do futebol português. Aliás o clube minhoto foi um “compagnon de route” do SL Benfica nas várias posições assumidas pelo clube da Luz contra os seus rivais nas últimas temporadas.  O SC Braga tenta, agora, desfraldar uma bandeira de independência, mesmo com uma visível aproximação ao FC Porto. Ora para o mais comum dos adeptos de futebol, paira aqui uma incoerência flagrante.

Convirá não esquecer que há não muitos anos atrás, o mesmo SC Braga presidido por António Salvador vendeu Rafa ao SL Benfica por um preço inferior ao que havia exigido ao FC Porto que também estava na corrida pelo jogador português. Veja-se, mais recentemente, o caso de Dyego Sousa que dispensa considerações…

 

Guilherme Schettine formou-se no Athletico Paranaense
Fonte: site oficial do Club Athletico Paranaense.

Quanto ao negócio em causa… Quem é Guilherme Schettine? É um jovem avançado móvel que apresenta várias soluções na frente de ataque, tendo marcado 7 golos na época passada ao serviço do Santa Clara. Independentemente das motivações que possam levar o SL Benfica a querer a contração deste jogador, creio que se o mesmo não tivesse um mínimo de qualidade jamais despontaria qualquer interesse por parte do clube encarnado. Porventura pode até vir a ser um recurso de baixo custo que já deu provas no campeonato português, contrariamente a jogadores como Castillo e Ferreyra que custaram muitos e muitos milhões e nunca lograram afirmar-se na Luz.

Por outro lado, a diferença para menos de meio milhão de euros da proposta do SL Benfica poderá aceitável para o Santa Clara se tivermos em conta cláusulas de empréstimo do jogador em causa ou de outros jogadores, eventuais acordos para futuras transferências ou negócios feitos no passado. Não esqueçamos que o Santa Clara já beneficiou e muito de jogadores provenientes do SL Benfica como Patrick e Fábio Cardoso.

Posto isto, e não querendo, de todo, tomar o partido de qualquer um dos intervenientes neste caso, parece-me que o comunicado do SC Braga não é mais que um alarido revelador de frustração por um negócio falhado. Se o jogador em causa era tão imprescindível para o SC Braga e se o próprio jogador pretendia jogar no SC Braga (como alega António Salvador), então por que motivo o SC Braga não “acrescentou” meio milhão de euros à sua proposta inicial e não “bateu” a cláusula de rescisão de dois milhões de euros do jogador?

Mais séria é a alegação feita pelo SC Braga no aludido comunicado de que o Santa Clara foi vítima de coação por parte do SL Benfica e que certamente terá que provar. E como reagirá o clube encarnado a esta acusação grave? Será que irá instaurar contra o SC Braga um processo criminal por difamação, à semelhança do que tão prontamente fez contra o Sporting CP durante a era de Bruno de Carvalho?

Fonte: CD Santa Clara

Revisto por: Jorge Neves

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Pinto analisa golos sofridos pelo Vitória SC e lamenta derrota: «Fizemos por mais, quisemos mais, mas o futebol é isto e o Braga...

O Braga recebeu o Vitória este sábado, num encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga. Luís Pinto analisou o jogo.

Carlos Vicens admite dificuldades do Braga contra o Vitória SC: «Estávamos mais tensos na saída»

O Braga recebeu o Vitória este sábado, num encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga. Carlos Vicens analisou o jogo.

Benfica volta a criticar arbitragem com novo vídeo: «Contra o Benfica, penálti. A favor, já não é. Afinal, qual é o critério?»

O Benfica voltou a criticar a arbitragem. Em causa, lance de penálti não assinalado na área do AVS SAD por mão na bola.

A execução técnica de Luis Suárez no terceiro golo do Sporting em Moreira de Cónegos

Luis Suárez foi o autor do terceiro golo do Sporting diante do Moreirense. O ponta-de-lança colombiano marcou na sequência de um pontapé de canto.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 4 destaques do Braga x Vitória SC da Primeira Liga

O Braga bateu o Vitória SC por 3-2 num encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga. Fica com os destaques do Dérbi do Minho.

Braga supera o Vitória SC num Dérbi Minhoto cheio de golos

Na 23.ª jornada da Primeira Liga, o Braga saiu vitorioso do Dérbi do Minho, com uma vitória por 3-2 frente ao Vitória SC.

Atlético Madrid dá pontapé na mini crise e vence Espanyol: eis os resultados do dia na La Liga

O Atlético Madrid venceu o Espanyol por 4-2 na 25.ª jornada da La Liga. Sequência sem vitórias dos colchoneros tem fim.