📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O estilo pouco consensual de Lito Vidigal

- Advertisement -

Lito Vidigal, elemento do emblemático “clã Vidigal” que já marcou uma era no futebol português e principalmente no Oliveira de Elvas, é o timoneiro de um dos clubes que tem feito sensação no primeiro terço do campeonato, o Boavista FC. Para alguns pode ser surpresa, mas para aqueles que têm acompanhado o seu percurso, talvez não.

Lito Vidigal estreou-se na Primeira Liga na temporada 2008/2009, liderando um CF Estrela da Amadora que se encontrava à beira da ruptura. Sem ganhar um tostão, conseguiu fazer um excelente trabalho, ganhando seis dos onze jogos em que orientou a equipa da Reboleira.

Saído do clube, daria um pequeno passo atrás na carreira, orientado o Portimonense SC na Segunda Liga, até que na época seguinte regressaria novamente à Primeira, sendo o escolhido para substituir Manuel Fernandes na UD Leiria, ainda na primeira metade da época. Ao serviço do clube da cidade do Lis, o técnico luso-angolano realizou uma época positiva, conduzindo o conjunto leiriense a um tranquilo nono lugar, na época de regresso do clube à Primeira Liga.

O seu regresso à Primeira Liga dar-se-ia apenas quatro anos depois, tornando-se em 2013/2014 no terceiro treinador do CF “Os Belenenses”, após as saídas de Mitchell Van der Gagg e de Marco Paulo. Aí, Lito Vidigal conquistou onze pontos nas sete jornadas que restavam do campeonato e que se viriam a tornar vitais para a manutenção do Belenenses da Primeira Liga.

Na época seguinte, a equipa daria continuidade à grande recta final da época anterior, disputando os lugares de acesso à Liga Europa. Porém, desentendimentos com a direcção liderada por Rui Pedro Soares acabariam por ditar o despedimento do técnico luso-angolano já no último terço do campeonato. Apesar disso, os azuis do Restelo conseguiriam regressar às competições europeias, oito anos após a última presença.

Na época seguinte, Lito Vidigal faria história no FC Arouca. Na terceira época do clube beirão na Primeira Liga, Lito Vidigal conduziu o clube a um extraordinário quinto lugar, bem como a uma inédita qualificação para as competições europeias. Na época seguinte, apesar do começo difícil devido à participação nas pré-eliminatórias da Liga Europa, a equipa viria a ter uma recuperação notável, até que uma proposta choruda do Maccabi Tel Aviv FC o levaria para a capital israelita. A sua saída do FC Arouca acabaria por ditar o descalabro no clube, que acabaria por descer de divisão. Dos 32 pontos conquistados, 27 foram sob a orientação do técnico luso-angolano.

Lito Vidigal fez história em Arouca
Fonte: FC Arouca

Depois de deixar Israel, seguiram-se passagens não muito bem-sucedidas no CD Aves e no Vitória FC, onde encontrou contextos complicados que complicaram a sua reafirmação na Primeira Liga, até que surgiu o Boavista FC, onde tem conseguido relançar a carreira.

Apesar das provas dadas, Lito Vidigal é um treinador pouco consensual para aqueles que acompanham o campeonato. A meu entender, isso deve-se ao facto de Lito Vidigal ter um estilo de jogo “resultadista” e que não prima pela prática de um futebol positivo que valorize o jogo e o jogador.

Na minha opinião, o seu auge na carreira deu-se no CF “Os Belenenses” e no FC Arouca, onde para além dos ótimos resultados, também conseguiu revelar alguns jogadores, como os casos de Tiago Silva, Fábio Sturgeon e Deyverson Silva no Belenenses; e de Hugo Basto, Jorge Íntima e Walter González.

Nesta equipa do Boavista, a estrutura base é maioritariamente constituída por jogadores que já estavam na Primeira Liga, com excepção do lateral-esquerdo Marlon, que tem sido uma das revelações do campeonato. Isto faz-me acreditar que o segredo por detrás dos jogadores revelados no Belenenses e no Arouca esteja em Jorge Maciel, o treinador que era então o braço-direito de Lito Vidigal, e que se é actualmente o adjunto de Christophe Gauthier no Lille OSCM depois de três meses bem-sucedidos na equipa de sub-23 do SL Benfica.

Tudo isto mostra que Lito Vidigal é um treinador de resultados e não um treinador de ideia. Tem um estilo pouco vistoso, do qual eu confesso que não sou apreciante, mas que é bastante eficaz e que faz com que o técnico luso-angolano deixe a sua marca na Primeira Liga.

Foto de Capa: Boavista FC

artigo revisto por: Ana Ferreira

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta: «Temos estado sem sete jogadores na linha da frente nos últimos dois meses»

Mikel Arteta reagiu ao empate do Arsenal diante do Sunderland. O técnico espanhol apontou para a falta de opções no ataque dos gunners.

Defesa do Real Madrid recebe aviso interno para aumentar foco e intensidade

Dean Huijsen foi alertado para melhorar o seu foco nos jogos. O Real Madrid mantém confiança no jovem defesa, mas pede evolução no comportamento competitivo.

Boston Celtics de Neemias Queta regressam às vitórias na NBA

Os Boston Celtics venceram os Orlando Magic por 111-107. Neemias Queta contabilizou oito pontos e seis ressaltos no encontro.

Podcast Papo de Bola #96 – Neymar ainda tem vaga na seleção?

O "Papo de Bola" desta semana é sobre Neymar. Os problemas na integração no Santos e a luta do avançado para estar no Mundial 2026. 

PUB

Mais Artigos Populares

Richard Ríos reage ao Benfica x Casa Pia: «Mostrar a cara e assumir sempre, jamais tentar justificar ou esconder»

Richard Ríos reagiu ao empate do Benfica frente ao Casa Pia, a contar para a 11.ª jornada da Primeira Liga.

Atenção, Benfica: Direção do Nápoles reúne-se com Antonio Conte para decidir o futuro

Antonio Conte admite não estar a conseguir inverter o momento negativo do Nápoles e a reunião com a direção vai ser decisiva para a continuidade do treinador.

Bayern Munique quer segurar defesa com um novo contrato

Dayot Upamecano termina contrato no final da temporada com o Bayern Munique, mas o diretor desportivo da equipa alemã prevê a continuidade do francês.