📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O estilo pouco consensual de Lito Vidigal

- Advertisement -

Lito Vidigal, elemento do emblemático “clã Vidigal” que já marcou uma era no futebol português e principalmente no Oliveira de Elvas, é o timoneiro de um dos clubes que tem feito sensação no primeiro terço do campeonato, o Boavista FC. Para alguns pode ser surpresa, mas para aqueles que têm acompanhado o seu percurso, talvez não.

Lito Vidigal estreou-se na Primeira Liga na temporada 2008/2009, liderando um CF Estrela da Amadora que se encontrava à beira da ruptura. Sem ganhar um tostão, conseguiu fazer um excelente trabalho, ganhando seis dos onze jogos em que orientou a equipa da Reboleira.

Saído do clube, daria um pequeno passo atrás na carreira, orientado o Portimonense SC na Segunda Liga, até que na época seguinte regressaria novamente à Primeira, sendo o escolhido para substituir Manuel Fernandes na UD Leiria, ainda na primeira metade da época. Ao serviço do clube da cidade do Lis, o técnico luso-angolano realizou uma época positiva, conduzindo o conjunto leiriense a um tranquilo nono lugar, na época de regresso do clube à Primeira Liga.

O seu regresso à Primeira Liga dar-se-ia apenas quatro anos depois, tornando-se em 2013/2014 no terceiro treinador do CF “Os Belenenses”, após as saídas de Mitchell Van der Gagg e de Marco Paulo. Aí, Lito Vidigal conquistou onze pontos nas sete jornadas que restavam do campeonato e que se viriam a tornar vitais para a manutenção do Belenenses da Primeira Liga.

Na época seguinte, a equipa daria continuidade à grande recta final da época anterior, disputando os lugares de acesso à Liga Europa. Porém, desentendimentos com a direcção liderada por Rui Pedro Soares acabariam por ditar o despedimento do técnico luso-angolano já no último terço do campeonato. Apesar disso, os azuis do Restelo conseguiriam regressar às competições europeias, oito anos após a última presença.

Na época seguinte, Lito Vidigal faria história no FC Arouca. Na terceira época do clube beirão na Primeira Liga, Lito Vidigal conduziu o clube a um extraordinário quinto lugar, bem como a uma inédita qualificação para as competições europeias. Na época seguinte, apesar do começo difícil devido à participação nas pré-eliminatórias da Liga Europa, a equipa viria a ter uma recuperação notável, até que uma proposta choruda do Maccabi Tel Aviv FC o levaria para a capital israelita. A sua saída do FC Arouca acabaria por ditar o descalabro no clube, que acabaria por descer de divisão. Dos 32 pontos conquistados, 27 foram sob a orientação do técnico luso-angolano.

Lito Vidigal fez história em Arouca
Fonte: FC Arouca

Depois de deixar Israel, seguiram-se passagens não muito bem-sucedidas no CD Aves e no Vitória FC, onde encontrou contextos complicados que complicaram a sua reafirmação na Primeira Liga, até que surgiu o Boavista FC, onde tem conseguido relançar a carreira.

Apesar das provas dadas, Lito Vidigal é um treinador pouco consensual para aqueles que acompanham o campeonato. A meu entender, isso deve-se ao facto de Lito Vidigal ter um estilo de jogo “resultadista” e que não prima pela prática de um futebol positivo que valorize o jogo e o jogador.

Na minha opinião, o seu auge na carreira deu-se no CF “Os Belenenses” e no FC Arouca, onde para além dos ótimos resultados, também conseguiu revelar alguns jogadores, como os casos de Tiago Silva, Fábio Sturgeon e Deyverson Silva no Belenenses; e de Hugo Basto, Jorge Íntima e Walter González.

Nesta equipa do Boavista, a estrutura base é maioritariamente constituída por jogadores que já estavam na Primeira Liga, com excepção do lateral-esquerdo Marlon, que tem sido uma das revelações do campeonato. Isto faz-me acreditar que o segredo por detrás dos jogadores revelados no Belenenses e no Arouca esteja em Jorge Maciel, o treinador que era então o braço-direito de Lito Vidigal, e que se é actualmente o adjunto de Christophe Gauthier no Lille OSCM depois de três meses bem-sucedidos na equipa de sub-23 do SL Benfica.

Tudo isto mostra que Lito Vidigal é um treinador de resultados e não um treinador de ideia. Tem um estilo pouco vistoso, do qual eu confesso que não sou apreciante, mas que é bastante eficaz e que faz com que o técnico luso-angolano deixe a sua marca na Primeira Liga.

Foto de Capa: Boavista FC

artigo revisto por: Ana Ferreira

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Mehdi Taremi pode falhar o Mundial 2026: eis o motivo insólito

Mehdi Taremi tem estado em destaque ao serviço do Olympiacos, mas pode não fazer parte dos convocados do Irão no Mundial 2026.

«Quando ouvimos falar em investidores ficamos de pé atrás devido aos casos que temos tido no nosso futebol, mas na Naval 1893 tem corrido...

Gonçalo Maria concedeu uma entrevista ao Bola na Rede onde abordou a transferência para a Naval e a atual temporada do histórico clube no CP.

Bomba: Neom disposto a oferecer 100 milhões de euros por ex-Manchester United

O Neom está disposto a avançar com 100 milhões de euros para garantir a contratação de Mason Greenwood, jogador do Marselha.

Já há detalhes sobre o provável regresso de Luís Castro ao Brasil

Luís Castro está em negociações com o Grémio. O técnico português encontra-se livre no mercado e prepara-se para regressar ao Brasileirão.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho soma 3 três vitórias em 9 jogos frente ao Nápoles

O Benfica enfrenta o Nápoles na sexta jornada da Champions League. José Mourinho já jogou nove vezes contra os italianos.

Francesco Farioli comenta alterações no calendário: «Estamos a preparar um pequeno estágio»

O FC Porto vai receber esta noite o Malmo na sexta jornada da Europa League. Francesco Farioli já fez a antevisão.

Francesco Farioli aborda o mercado: «Estamos a avaliar diferentes cenários»

O FC Porto vai receber esta quinta-feira o Malmo na sexta jornada da Europa League. Francesco Farioli já fez a antevisão.