📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O legado do professor Abel

- Advertisement -

Abel Fernando Moreira Ferreira, 40 anos de idade, deixa a cidade dos arcebispos e aterra em Salónica para ajudar o PAOK a defender o título de campeão grego. Para trás ficam duas temporadas como treinador principal do SC Braga, três na equipa “B” dos arsenalistas e uma na do Sporting CP.

Subiu à equipa principal na temporada 2016/17 para terminar a época dos arsenalistas, depois da saída de Jorge Simão, e por lá ficou até à temporada passada. Ao cabo de dois anos, conseguiu um registo de 61 vitórias em 98 jogos disputados, distribuídos pelas várias provas em que o SC Braga se inseriu.

Apesar da percentagem de vitórias ultrapassar os 60%, Abel não conseguiu conduzir os “Gverreiros do Minho” a nenhum troféu. Intrometeu-se na luta pelo título, chegando ao primeiro posto por algumas jornadas, mas não conseguiu ir além do quarto lugar final nas duas temporadas, com 75 e 67 pontos.

Um dos principais pontos negativos do trabalho de Abel em Braga foi o desempenho europeu. O melhor que conseguiu foi chegar aos 16 avos-de-final da Liga Europa, onde caiu perante o Olympique de Marseille (3-1). Nessa edição de 2017/18, os bracarenses ultrapassaram, nas pré-eliminatórias, os suecos do AIK (2-3) e os islandeses do FH Hafnarfjordur (3-5). Já na fase de grupos, ficaram colocados no primeiro posto à frente do PFC Ludogorets Razgrad (Bulgária), Istanbul Basaksehir FK (Turquia) e TSG Hoffenheim (Alemanha). Na época seguinte, caiu logo na 3ª pré-eliminatória frente aos ucranianos do FC Zorya Luhansk.

Abel já veste as cores do novo clube
Fonte: PAOK

Um dos pontos positivos foi a superioridade que manteve em relação aos rivais do Minho. No comparativo do dérbi do Minho, os bracarenses comandados por Abel venceram duas partidas na Pedreira (2-1 e 1-0) e na cidade berço conseguiram uma vitória e um empate (1-1 e 0-5). Foram, em dois anos, três vitórias, um empate, nove golos marcados e apenas dois sofridos.

Por outro lado, a distância para os crónicos grandes do futebol português até foi encurtada, mas nunca ameaçada. O SC Braga terminou sempre atrás de “águias”, “dragões” e “leões” no campeonato. Nestes dois anos, o duelo mais disputado foi contra os verdes e brancos, conseguindo duas vitórias (ambas 1-0), um empate (2-2) e uma derrota (3-0) para o campeonato e uma derrota na Taça da Liga no desempate por grandes penalidades.

Frente às “águias”, o melhor que conseguiu foi um empate a um golo para a Taça da Liga, seguido de quatro derrotas para o campeonato (4-1, 6-2, 1-3 e 3-1). No que às batalhas contra os “dragões” diz respeito, os minhotos só conseguiram evitar a derrota por uma vez, quando empataram na segunda mão da meia-final da Taça de Portugal (1-1). Antes disso haviam perdido 3-0 na primeira mão e para o campeonato somaram mais quatro derrotas (2-3, 1-0, 1-3 e 1-0).

A formação do SC Braga tem tido nos últimos tempos uma relevância e visibilidade que antes não conseguia. Pelas mãos de Abel, ainda que alguns tenham poucos minutos de jogo para a qualidade evidenciada, estrearam-se pela equipa principal Francisco Trincão (8 jogos), Pedro Neto (3 jogos) e Tiago Sá (32 jogos). Chega assim ao fim a passagem de Abel Ferreira em Braga e o sucessor escolhido por António Salvador é Ricardo Sá Pinto.

Foto de Capa: SC Braga

 

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia empata na La Liga com Thierry Correia e André Almeida a titulares

O Valencia empatou 1-1 na casa do Rayo Vallecano para a jornada 14 da La Liga. Thierry Correia e André Almeida foram titulares.

André Villas-Boas revela aumento do número de sócios e ainda atira: «É por causa dessa força que o FC Porto continua a incomodar tanta...

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda época passada, chegada de Farioli e presente: «Os sinais dados até agora são encorajadores»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda Pinto da Costa, Jorge Costa, Diogo Jota e André Silva: «Estas perdas doem»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, recorda com saudades algumas figuras ligadas ao clube que morreram nos últimos meses.

PUB

Mais Artigos Populares

Diogo Costa dá palpite de quem ganhará Futebolista do Ano do FC Porto: «Já lhe perguntei se estava preparado para o discurso»

Diogo Costa acredita que Rodrigo Mora ganhará o prémio de Futebolista do Ano do FC Porto. Declarações durante a Gala Dragões de Ouro.

Eustáquio e a Gala Dragões de Ouros: «É importante para os mais novos perceberem a grandeza do FC Porto e que não é só...

Stephen Eustáquio, médio do FC Porto, sublinha a importância da Gala dos Dragões de Ouro nas gerações mais jovens.

André Villas-Boas na Gala Dragões de Ouro: «Hoje celebramos muito da nossa história»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, já falou na Gala Dragões de Ouro. Eis o que disse o líder dos azuis e brancos.