O novo xadrez de Miguel Leal

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalPassaram já três anos desde o regresso do Boavista ao escalão máximo do futebol nacional. Petit e Sánchez, dois homens da casa, conseguiram alcançar a desejada manutenção e realizar duas temporadas tranquilas, mas foi na terceira que tudo mudou. Chegou Miguel Leal e o Boavista alcançou a melhor classificação das últimas épocas com um excelente 9º lugar, que deixou qualquer adepto axadrezado confiante que o regresso do “Boavistão” pode estar cada vez mais próximo.

Começou então a nova temporada, com expectativas elevadas, só que não podia ter começado pior: três derrotas em três jogos. No quarto, depois de várias alterações surgiu finalmente a primeira vitória que, segundo o Miguel Leal, era decisiva e com ela mais virão. Vamos então perceber as diferenças em relação à época transata, o que mudou neste jogo e que tipo de época pode esperar Manuel do Laço.

O internacional cabo-verdiano é uma das caras novas Fonte: Boavista FC
O internacional cabo-verdiano é uma das caras novas
Fonte: Boavista FC

A maior diferença em relação à última época é Iuri Medeiros. O extremo é um desequilibrador de excelência e fazia toda a diferença, tendo resolvido inúmeras partidas através da sua técnica ou qualidade nas bolas paradas e com a sua saída foi-se grande parte da criatividade ofensiva dos axadrezados. Nesta última partida, o timoneiro do Boavista tentou e conseguiu suprir este problema juntando Rochinha a Fábio Espinho e Idris no miolo, o que retira combatividade e agressividade, mas dá outras soluções ao nível da criação. Outra mudança positiva foi a titularidade de Mateus e a estreia de Kuca, sendo que este último pode mesmo ajudar a fazer esquecer Iuri, se conseguir apresentar-se ao seu melhor nível. Nota para a chegada de David Simão que pode ajudar a solucionar este problema e dar mais opções no meio-campo.

Na defesa, Vítor Bruno até é uma evolução em relação a Talocha, mas a saída da dupla Lucas – Philipe Sampaio a juntar às debilidades físicas de Henrique fizeram-se sentir neste início. Na partida frente ao Aves, estreou-se finalmente Stéphane Sparagna, o central francês, que esteve presente no Torneio de Toulon em 2005, formou uma dupla interessante com Raphael Rossi – outra cara nova e autor do golo frente ao Desp. Aves – e pode ser um reforço muito importante.

A última diferença entre os primeiros três jogos e este último, foi a titularidade de Iván Bulos no lugar de Leonardo Ruiz, ainda assim, continua a faltar uma referência ofensiva que garanta 10/15 golos por temporada. É nesse sentido que chega Rui Pedro, por empréstimo do FC Porto, o jovem avançado tem características muito interessantes e um potencial incrível que vai tentar comprovar no Bessa.

Fonte: Livraria Lello
Fonte: Livraria Lello

Apesar do péssimo arranque, Miguel Leal é um treinador de enorme qualidade, já com provas dadas e depois desta primeira vitória, certamente que tudo será mais fácil. Não me parece que esteja para já o regresso do Boavistão, ainda assim Manuel do Laço e companhia devem contar com mais uma boa campanha e estar descansados porque estão no caminho certo.

Foto de Capa:  Boavista FC

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Vasco Moreira
Vasco Moreirahttp://www.bolanarede.pt
O Vasco é estudante de Comunicação Social em Coimbra. É apaixonado pelo desporto rei desde que se lembra, viciado em Football Manager e não dispensa uma boa noitada a ver NBA.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Circulação rápida, movimentos de rutura e o corredor esquerdo como chave: como o Sporting dominou o Moreirense

Análise tática ao triunfo do Sporting sobre o Moreirense: circulação rápida, movimentos de rutura e a importância do corredor esquerdo.

Real Madrid tem mais um jogador em dúvida para o encontro de quarta-feira com o Benfica

O Real Madrid tem mais um jogador lesionado. Dani Ceballos saiu com queixas na perna direita e pode falhar o encontro frente ao Benfica.

Mundial de Superbikes: Miguel Oliveira passa de último a sétimo numa corrida marcada pela chuva

Na segunda corrida deste fim-de-semana no Mundial de Superbikes, Miguel Oliveira conseguiu terminar na sétima posição.

António Salvador critica a proibição das tarjas pela PSP: «Hoje, o nosso clube e os nossos sócios e os nossos adeptos foram desrespeitados»

António Salvador compareceu na conferência de imprensa após o Braga x Vitória SC. O presidente acusou a PSP de censura.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens e a proibição das tarjas: «Estas situações podem retirar adeptos dos estádios»

Carlos Vicens abordou a proibição feita aos adeptos pela PSP de exibir uma tarja de apoio ao Braga e de homenagem à cidade.

Álvaro Arbeloa após a derrota do Real Madrid: «Se não estivermos a 100%, qualquer um pode ganhar-nos»

Álvaro Arbeloa analisou a derrota do Real Madrid frente ao Osasuna. Treinador falou em falta de velocidade na circulação e de intensidade.

Gonçalo Ramos voltou aos golos depois de mais de um mês: «Se houver um colega de equipa em melhor posição, eu passo a bola....

Gonçalo Ramos marcou um dos golos da vitória do PSG sobre o Metz. Avançado português reagiu ao golo.