O treinador mais subvalorizado do futebol português

- Advertisement -

Vítor Pereira voltou recentemente a ser notícia, ao ter conquistado a Superliga Chinesa ao serviço do Shangai SIPG, colocando um ponto final num ciclo de domínio de sete anos do Guanzhou Evergrande.

Este feito voltou a colocar Vítor Pereira no mapa do futebol português, visto que são poucos os treinadores portugueses que já se sagraram campeões em três países diferentes. Apesar disso, a carreira do treinador de 48 anos tem sido marcada por altos e baixos. Nalguns dos clubes onde passou, as circunstâncias com que se deparou não eram favoráveis a desenvolvimento de um bom trabalho, como se sucedeu por exemplo quando treinou o TSV 1860 Munchen.

Mas também não é menos verdade que as provas que deu foram bem dadas. Antes de mais, nas quatro épocas em que se sagrou campeão nacional (três delas completas), as suas equipas sempre tiveram a melhor defesa do campeonato. Em duas épocas ao serviço do FC Porto, a equipa azul e branca teve apenas uma derrota em 60 jogos no campeonato. Registos que mostram que Vítor Pereira é um “apologista” da máxima de que os ataques ganham jogos e as defesas ganham campeonatos.

Vítor Pereira já deixou a sua marca em vários cantos do mundo
Fonte: FC Porto

Aos olhos dos adeptos de futebol mais “românticos”, o futebol implementado por Vítor Pereira talvez não seja o mais bonito de se ver, mas o próprio explicou em várias conferências de imprensa enquanto treinador do FC Porto como gosta de ver a sua equipa jogar: gosta de ver a sua equipa a dominar o jogo com bola, que gosta de jogar no meio-campo adversário, que pressiona a equipa adversária assim que perde a bola.

Vítor Pereira tem a noção de que não joga para o espetáculo. Aliás, não joga nem quer jogar. Porque, apesar do futebol de posse e dominante que implementa, equilibra esse modelo com uma abordagem mais calculista, assente na agressividade defensiva e na consistência táctica.

Dadas as circunstâncias, e apesar do técnico me ter causado alguns amargos de boca, considero Vítor Pereira o treinador mais underrated do futebol português. E para quem acha que a minha abordagem é exagerada, deixem-me lembrar-vos de uma coisa: não é por acaso que a RTP o convida para ser comentador nos Europeus e nos Mundiais.

Foto de Capa: Shangai SIPG 

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

 

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Liga Saudita responde a Cristiano Ronaldo: «Nenhum indivíduo, por mais importante que seja, determina decisões além do seu próprio clube»

A Liga Saudita deixou uma mensagem de resposta ao protesto de Cristiano Ronaldo, que já falhou uma partida da competição.

Luís Guilherme estreia-se a marcar pelo Sporting com belo golo

O Sporting está a vencer o AVS SAD por 1-0 nos quartos de final da Taça de Portugal. Vê como foi o primeiro golo da partida.

Mercado de verão já mexe em fevereiro: Inter Milão em contactos por guarda-redes da Premier League

O Inter Milão entrou em contactos com os representantes de Guglielmo Vicario, guarda-redes que pertence aos quadros do Tottenham.

Série B do Brasileirão sofre alteração importante: eis a mudança de formato

A Série B do Brasileirão vai mudar de formato esta temporada, no que diz respeito às promoções, passando a existir duas subidas diretas.

PUB

Mais Artigos Populares

Fábio Vieira mostra-se recetivo a um regresso ao FC Porto: «Estou sempre de portas abertas para regressar»

Fábio Vieira representa atualmente o Hamburgo, mas não fecha a porta a um regresso ao FC Porto, equipa onde se formou.

Palmeiras de Abel Ferreira contrata avançado na Premier League por 25 milhões de euros

O Palmeiras garantiu a contratação de Jhon Arias. O clube treinado por Abel Ferreira vai pagar 25 milhões de euros pelo ponta de lança do Wolverhampton.

Benfica e Real Madrid multados pela UEFA após o encontro da Champions League

O Benfica e o Real Madrid foram multados pela UEFA. Em causa, o atraso no reinício da segunda-parte do encontro da fase de liga da Champions League.