O SC Braga detém uma das maiores promessas do futebol português, formado no clube, que desde cedo demonstrou talento e condições para fazer crescer a sua habilidade futebolística. Apesar de ser franzino, nunca teve medo de ir a jogo e demonstrar o seu futebol cheio de técnica, velocidade e com golo, características que foram encantando os seus treinadores pelas camadas jovens. A juntar a isto, as constantes chamadas à seleção fizeram com que se começasse a falar neste jogador, de seu nome Francisco António Machado Mota Castro Trincão, ou simplesmente Trincão, que tem tudo para ter um futuro brilhante.

O clique para este extremo virtuoso deu-se aquando do Europeu Sub-19, em 2018, onde Portugal foi declarado vencedor e Trincão premiado com a bota de ouro, com 5 golos (a par de Jota). Esta excelente campanha foi uma chamada de atenção para os “tubarões” do velho continente, que começaram a sondar o jogador e o clube.

Seguiu-se a época 2018/2019. No seu ano de afirmação, o esquerdino teria garantido a presença no plantel principal, onde Abel Ferreira, apesar da total crença da direção no número 77, pouco apostou no jogador, o que resultaria nuns míseros 120 minutos pelo conjunto. Aproximar-se-ia um verão agitado. Em Itália, o principal mercado do jogador, colossos como o Internazionale e a Juventus FC chegaram com propostas de 15 milhões de euros, desde logo recusadas por António Salvador que tem como estratégia garantir a presença dos talentos da formação na equipa principal, de forma a usufruir do rendimento desportivo e financeiro.

Esta ano tem sido a sua época de ascensão: com Sá Pinto, a sua utilização não foi imediata, porém, e especialmente com Rúben Amorim, que já demonstrou, em declarações, que pretende fazer dele o principal jogador da equipa. No único jogo disputado na era Amorim, notou-se, desde logo, a grande influencia de Trincão no jogo. É uma grande arma no jogo ofensivo, com capacidade de aparecer entre linhas e também no jogo interior. Juntamente a Paulinho e Ricardo Horta forma um trio muito perigoso para os adversários. Deverá dar boas dores de cabeça ao treinador, sabendo que o plantel conta ainda com Galeno que tem feito as delícias dos adeptos.

Trincão é uma grande arma no jogo ofensivo
Fonte: FIFA
Anúncio Publicitário

Na realidade, Trincão foi um dos atletas mais beneficiados pela troca de treinador no SC Braga, atualmente encontra um treinador que não tem receio de apostar nele, que aprecia o seu talento e, provavelmente, que será capaz de polir um craque em bruto. As oportunidades dadas ao craque deverão ser aproveitadas para o mesmo dar dimensão ao talento, crescer e evoluir para ajudar a equipa a cumprir os seus objetivos.

É um dos maiores talentos do futebol português e mundial e até a UEFA refere-o como um dos jovens mais promissores do mundo, que está destinado a voos mais altos. Os arsenalistas são um bom ponto de partida para uma carreira próspera. Com uma cláusula de rescisão colocada nos 30 milhões de euros, o jovem extremo poderá ser alvo, já no mercado de inverno, de investidas, principalmente, de clubes italianos, prontos a pagar o seu valor.

O único entrave?

António Salvador, que já veio a público garantir que o jogador irá manter-se no clube, o que pode ser bom para a sua evolução, contudo este é o ativo com mais mercado do plantel e as propostas cada vez mais aliciantes poderão levar a um volte-face nestas afirmações.

Foto de Capa: UEFA

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Comentários