Certamente que já tinha ouvido falar de Umaro Embaló, uma vez que o nome do jovem extremo nascido em Bissau, há 17 anos, tem surgido, de forma recorrente e desde há dois anos, na imprensa desportiva nacional e internacional. Recrutado, decorria o ano de 2015, pelo SL Benfica aos iniciados da AD Oeiras, o jovem Umaro tem-se afirmado, desde então, como uma referência nos diversos escalões de formação das Águias devido à tremenda qualidade do seu pé esquerdo, que tanto lhe confere imprevisibilidade (no um para um) como frieza na hora de finalizar; prova disso são os 49 golos marcados em 71 jogos antes da sua transição para júnior.

Paralelamente ao percurso de excelência traçado nas camadas jovens dos Encarnados, e não obstante o facto de só ter chegado a Portugal no ano de 2014, Embaló tem, igualmente, vindo a ocupar um papel de relevo nas seleções jovens do nosso país. Assim, após fazer a sua estreia em novembro de 2015 na categoria de sub-16, o avançado nascido na Guiné-Bissau foi progredindo nos vários escalões (neste momento, atua pelos sub-19), levando já 25 golos em 48 partidas (números a ter em conta, ainda para mais tratando-se de um extremo).

2018/2019: Uma época em cheio

Depois de se ter exibido em bom plano na época transata, contribuindo para que a formação do SL Benfica, orientada por João Tralhão, almejasse a conquista do Campeonato Nacional de Juniores A, Umaro (ainda júnior de primeiro ano) passou, à semelhança de outros colegas, a alternar entre a formação de juniores (tendo participado na presente edição da UEFA Youth League, prova na qual efetuou um golo e três assistências em seis encontros), a recém-criada equipa de sub-23 e, também, pela equipa B da formação encarnada.

Anúncio Publicitário
Embaló conquistou os títulos de campeão nacional nos escalões de iniciados, juvenis e juniores
Fonte: SL Benfica

Por conseguinte, Embaló pode orgulhar-se de se ter estreado enquanto profissional com apenas 17 anos, depois de merecer a confiança de…Bruno Lage à passagem da sétima jornada da Segunda Liga, em outubro do ano passado.

Ainda assim, o promissor extremo tem vindo a atuar, maioritariamente, nos sub-19, formação treinada por Luís Nascimento, onde, sem surpresa, tem dado mostras da sua grande valia. Neste momento, aliás, o extremo que, apesar de ser esquerdino, atua no flanco oposto, totaliza sete jogos (correspondentes a 630 minutos de utilização) e seis golos, dois terços dos quais foram alcançados já no decorrer da fase com vista ao apuramento do campeão da primeira divisão da respetiva categoria.

Espera-se, pois, que Embaló continue a evoluir e que, num futuro próximo, possa vir a dar o próximo passo numa carreira que se augura bastante promissora.

 

Foto de Capa: SL Benfica