O futebol português é rico em jovens jogadores estrangeiros que rumam ao nosso país em tenra idade em busca de novas oportunidades, sendo que algumas dessas oportunidades são nos escalões inferiores.

Um desses casos é o de Wanderson Galeno. Aos 18 anos, o jogador brasileiro rumaria ao nosso país para ingressar na equipa B do FC Porto. Chegado ao então actual campeão da Segunda Liga, apesar do campeonato menos conseguido da equipa B azul e branca em termos colectivos, o extremo brasileiro foi uma das principais figuras ao marcar 13 golos em 40 jogos, tendo conquistado ainda a Premier League Internacional Cup U23.

Na época 2017/2018 começou a integrar o plantel principal azul e branco, tendo disputado quatro jogos e marcando um golo na Taça de Portugal ao Lusitano GC. Mas actuaria sobretudo pela equipa B, com cinco golos em 18 jogos, até que em Janeiro teria a sua primeira oportunidade na Primeira Liga ao serviço do Portimonense SC, realizando sete jogos.

Esta época, o avançado brasileiro prossegue a sua carreira na Primeira Liga, sendo emprestado ao Rio Ave FC, sendo actualmente a figura de proa de uma equipa na qual ainda pairam algumas dúvidas. O camisola 90 do emblema vila-condense tem actualmente quatro jogos e duas assistências em nove jogos.

O camisola 90 tem sido o protagonista da equipa de José Gomes
Fonte: Rio Ave FC
Anúncio Publicitário

Wanderson Galeno é um extremo que pode jogar tanto na ala direita como na esquerda, sendo bastando habilidoso na condução de bola, causando muitos desequilíbrios. Tanto gosta de centrar para o coração da área, como gosta de flectir para zonas interiores procurando situações de finalização.

Quanto ao futuro, se Galeno continuar a sobressair desta forma no emblema vila-condense, terá sérias hipóteses de integrar o plantel azul e branco na próxima época. Outro factor a ter em conta é que Brahimi está em final de contrato e de momento, não existem indícios de renovação, tendo em conta as limitações financeiras do actual campeão nacional. Esse factor pode jogar muito a seu favor quanto a uma possibilidade de vir a afirmar-se de Dragão ao peito.

 

Foto de Capa: Rio Ave FC

Comentários