A jornada onze da Primeira Liga abre esta noite com a receção do aflito CD Aves ao Gil Vicente FC, num claro duelo na luta pela manutenção. A equipa avense joga debaixo de fogo tendo em conta o último lugar do campeonato e um fosso que começa a ser cavado para equipas como, por exemplo, o seu adversário esta noite: o Gil Vicente, após derrotar o CS Marítimo na última jornada, respira mais confiança e procura cimentar o seu crescimento com uma vitória na Vila das Aves.

Sábado temos três jogos e todos eles com características totalmente diferentes. Começamos por Vila do Conde, onde o Rio Ave FC recebe o Vitória Futebol Clube. Os comandados de Carlos Carvalhal procuram consistência e também ser mais fortes em casa, onde têm apenas uma vitória e dois empates. Já os sadinos, moralizados pela vitória frente ao Boavista FC, pretendem amealhar pontos na sua luta pela sobrevivência.

A seguir temos duelo de águias nos Açores. O CD Santa Clara recebe o  SL Benfica naquele que promete ser um jogo complicado para os campeões nacionais. Isto porque os açorianos estão a dar continuidade ao excelente campeonato feito na época transata e almejam conseguir ainda mais tranquilidade na atual, consolidando o clube no principal escalão do futebol português. Pela frente têm um Benfica de orgulho ferido após derrota europeia frente ao Olympique Lyonnais mas que é líder no campeonato e quer, no mínimo, manter a vantagem pontual para os seus perseguidores.

A noite de sábado fecha com a receção do sensacional FC Famalicão ao Moreirense FC. A equipa famalicense chega a este encontro moralizada pelo empate em Braga onde a equipa esteve com menos um jogador desde a primeira parte. Na sua fortaleza, onde só conhece o sabor da vitória, o Famalicão quer manter a chama acesa e manter-se no trio da frente do campeonato. Pela frente tem uma muito difícil equipa do Moreirense, recheada de jogadores de qualidade e que prometem complicar o encontro aos da casa. Prevê-se um jogo muito interessante de seguir.

Domingo também é dia de bola. Abrimos com um duelo de aflitos entre Marítimo e Portimonense SC. Os madeirenses querem fazer valer o fator casa mas contarão com um Portimonense focado em trazer um resultado positivo para o continente. Ao mesmo tempo ocorre a receção do CD Tondela ao Paços de Ferreira FC. Os beirões estão motivados após terem derrotado o Sporting e, jogando em casa, querem cimentar esse momento positivo no campeonato, onde ocupam uma posição muito tranquila na tabela classificativa. Já os pacenses, orientados por Pepa, pretendem sair da zona de despromoção imediatamente e só uma vitória permite que isso aconteça.

Pelas 18h30 o Sporting recebe o Belenenses SAD num duelo lisboeta. Os leões, apesar da derrota em Tondela, chegam ao jogo vitoriosos do jogo europeu frente ao Rosenborg BK e pretendem dar um pontapé no negativismo e conseguir nova vitória. Pela frente chega um Belenenses SAD que vem de uma vitória e que quer também sair dos lugares perigosos da tabela classificativa. Duelo entre duas equipas inconsistentes neste campeonato, em que precisamente a consistência será fulcral para a vitória de uma delas.

Domingo fecha com dois derbies. E haverá dérbi mais escaldante que o dérbi do Minho? O Vitória SC recebe o SC Braga num duelo que se espera intenso, equilibrado e de resultado incerto. Os homens de Ivo Vieira chegam moralizados após um empate frente ao Arsenal FC para a Liga Europa mas acima de tudo com o conforto de mais uma excelente exibição perante uma equipa com aspirações a vencer a competição. Pela frente um Braga com grandes dificuldades no campeonato mas com um percurso irrepreensível na Liga Europa: os bracarenses venceram o Besiktas JK e estarão certamente na próxima fase da competição. Apesar destas duas caras da equipa de Sá Pinto, um dérbi é um dérbi e certamente que a equipa está alertada para a exigência e importância deste jogo. Pelos lados de Guimarães espera-se o mesmo de sempre. Um ambiente indescritível e um orgulho bairrista gigante na luta pelos três pontos.

Bruno Duarte é uma das armas do Vitória para o Dérbi do Minho
Fonte: Vitória SC

A jornada fecha com outro dérbi: o dérbi da Cidade Invicta, entre Boavista FC e FC Porto. Os axadrezados vêm na ressaca da primeira derrota para o campeonato e querem reagir de imediato perante os seus adeptos, frente a um FC Porto que não está a convencer e perdeu em Glasgow por 2-0, complicando o seu apuramento para a próxima fase da Liga Europa. Prevê-se um jogo muito intenso e agressivo, registo em que ambas as equipas se sentem confortáveis.

Jornada com muitos pontos de interesse, com derbies e jogos de aflitos à mistura. Que o futebol impere!

Foto de Capa: Boavista FC

Comentários