O Vitória Sport Clube tem sido uma das equipas mais entusiasmantes no futebol nacional neste início de época. Apesar de ainda não somarem qualquer vitória no campeonato, a equipa orientada por Ivo Vieira tem-se destacado pela qualidade do seu futebol, tendo já conseguido a qualificação para a Fase de Grupos da Liga Europa, após levar a melhor sobre o adversário em três eliminatórias.

Mais do que o futebol de qualidade que a equipa vimaranense tem praticado, o técnico madeirense também se tem destacado por lançar alguns jogadores que rapidamente se vão destacando de Castelo ao peito e tornando-se mais valias no seu modelo.

Começando por trás, o principal destaque do sector defensivo (e possivelmente, de toda a equipa) vai para Edmond Tapsoba. O defesa-central natural do Burkina Faso está no Vitória de Guimarães desde 2017, depois de uma curta passagem pelo Leixões SC. Depois de se ter destacado na equipa B na última temporada, rapidamente se afirmou na equipa principal pela sua habilidade com a bola nos pés, mostrando ser um especialista na cobrança de grandes penalidades.

Tapsoba converteu a grande penalidade que deu o apuramento para a Fase de Grupos da Liga Europa
Fonte: Vitória SC

No meio-campo, Ali Musrati foi mais um jogador da equipa B a afirmar-se como titular na equipa principal vitoriana. O médio-defensivo natural da Líbia ingressou no Vitória SC em Janeiro de 2017. Após duas temporadas e meia ao serviço da formação secundária vimaranense, Ali Musrati foi promovido à equipa principal e lançado no onze titular por Ivo Vieira, tendo até momento sido titular em todos os jogos já realizados nesta temporada.

Sem ainda ter a influência dos jogadores acima mencionados, há-que realçar a aposta no “homem da terra” – André Almeida. O miúdo de 19 anos fez toda a formação no clube da cidade-berço, tendo-se estreado pela equipa B vitoriana com apenas 16 anos. Agora como sénior de primeiro ano, chegou à equipa principal, participou em seis dos 10 jogos já realizados, tendo deixado boas indicações a Ivo Vieira.

Mais do que estes jovens lançados por Ivo Vieira, a equipa vimaranense ainda conta com uma boa base de experiência, assente em jogadores como Douglas, Pedro Henrique e André André. Ainda conta com jogadores que têm vindo a evoluir e a afirmarem-se no onze, tais como Pepê e Rochinha. E com as chegadas de – este último é um reforço muito acima da média para a realidade nacional fora dos três grandes – a equipa consiga corrigir o défice na finalização que tem revelado neste início de época.

Mas a aposta nestes miúdos tem vindo a mostrar que Ivo Vieira é o homem certo para o projecto do clube, e que irá conseguir construir uma equipa competitiva e que pratica um futebol atractivo e capaz de dar um futuro risonho a um clube que tem vindo a crescer cada vez mais.

Foto de Capa: Vitória SC

artigo revisto por: Ana Ferreira

Comentários