E este fim de semana volta a haver Campeonato. Estranho não acham? O Campeonato não vai parar de novo? Parece que não, e que ainda vamos ter mais duas (!) jornadas até ao fim do ano. Que fartura! Assim sendo, o melhor é aproveitarmos cada jogo ‘como se fosse o último’.

Jornada 13! Será de azar? Para alguns com certeza que sim.

A jornada começa com uma ida do SL Benfica ao Bessa, onde mora um Boavista que apenas perdeu em casa com o FC Porto, e pela margem mímina. Pode não maravilhar pelo futebol jogado, mas este Boavista FC está a maravilhar pelos resultados e já anda a farejar os lugares europeus. Que Benfica teremos? O do CS Marítimo ou o da SC Covilhã? O de 90 minutos em Lepzig ou o dos últimos 9? Seja qual deles for, adivinha-se um jogo complicado para o líder do Campeonato.

Sábado o ‘novo’ CS Marítimo de José Gomes recebe o CD Santa Clara, num duelo entre ilhas que se prevê rasgadinho, ou não precisassem ambas as equipas de pontos urgentemente. Ainda assim, acredito que o Marítimo poderá vencer o jogo e deixar a equipa de São Miguel numa posição que o ano passado não conheceu: à beira da linha de água.

O FC Famalicão recebe depois o CD Tondela. O favoritismo será dos da casa, mas a verdade é que o gás se tem perdido um pouco para a equipa sensação da nossa liga, e o CD Tondela tem mostrado que consegue melhores resultados fora que em casa. Acredito pois que caso não tenhamos o melhor Famalicão, poderemos quiçá ter uma divisão de pontos.

E para finalizar o Sábado futebolístico, teremos o SC Braga a ir até Aves. A caminhada rumo à Segunda Liga parece ser inevitável para o CD Aves, que não me parece que ressuscite com Nuno Manta Santos ao leme. E com o Braga a subir de rendimento também na Liga, parece-me que será um jogo eventualmente tranquilo para a equipa de Sá Pinto.

Mais uma jornada onde se espera luta acesa por cada lance disputado
Fonte: Liga Portugal

Domingo, a jornada abre na capital do móvel. O FC Paços de Ferreira recebe o Vitória FC. Mais um jogo entre aflitos. Face ao fraco poder ofensivo dos de Setúbal, e mesmo com um Paços de Ferreira FC abaixo da linha de água, acredito que o jogo possa terminar com vitória dos da casa.

O Vitória SC receberá o Portimonense SC, e parece ser uma óptima oportunidade para os vimaranenses voltarem às vitórias, e assumirem claramente a sua candidatura ao Top 4 da Primeira Liga.

Ainda no Domingo, entram em campo os outros dois grandes. O Sporting CP receberá o Moreirense FC. À partida, será um jogo em que os leões terão tudo para vencer, e dar um pouco de tranquilidade à equipa. No entanto, um Moreirense no seu melhor poderá tornar a tarefa dos de Alvalade tão mais difícil, quanto os minutos forem andando sem que os de Alvalade estejam na frente do marcador. Volta Sporting!

O FC Porto irá jogar com o Belenenses Futebol SAD. É verdade que os portistas têm tido alguns dissabores em Belém, mas este ano não se joga em Belém. A equipa ‘do Jamor’ tem sido capaz do melhor e do pior, poderá dificultar a vida ao FC Porto, mas muito do jogo dependerá da forma como os portistas encararem o jogo.

Por fim, segunda-feira, o Rio Ave FC recebe o Gil Vicente FC. A equipa de Vitor Oliveira vem de uma vitória na sua casa ante o Sporting CP, e com as melhoras que tem evidenciado, poderá tornar o jogo de Vila do Conde muito complicado para os visitados, até porque a equipa de Carlos Carvalhal tem teimado em não ter uma sequência de resultados e/ou exibições que era expectável no ínicio da temporada.

Venha de lá a redondinha. Futebol, golos, espetáculo e respeito entre todos é o que se deseja para o fim de semana.

 

Foto de Capa: Liga Portugal

 

 

Comentários