📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quando o músculo se sobrepõe ao cérebro

- Advertisement -

Do outro lado, estava uma equipa que, para além do desinvestimento no plantel e das limitações do treinador, também mostrou não estar física e mentalmente a altura das exigências da última época. Uma das imagens de marca da equipa encarnada na última temporada foram as exibições personalizadas na primeira parte e as grandes quebras de ritmo na segunda.

Apesar das deficiências de Rui Vitória a ler o jogo e as suas substituições também não ajudarem e desmotivarem a equipa, o problema não é só esse. A meu ver, a principal causa desta quebra era a fraca capacidade/disponibilidade física da equipa, principalmente do meio-campo para a frente. Essa causa é bem notória quando, por exemplo, a equipa na segunda parte perdia mais duelos e disputas de bola.

É verdade que nos dias de hoje é muito importante numa equipa de futebol ter jogadores inteligentes que tomem as decisões certas e saibam sempre o que fazer com a bola nos pés e o Benfica tem desses jogadores tais como Jonas, Pizzi e Krovinovic. Mas também não é menos verdade que, para que uma equipa seja regular e tenha uma atitude dominadora ao longo dos 90 minutos, é necessário um suporte físico consistente.

O Benfica de Rui Vitória apresentou deficiências físicas na época passada
Fonte: SL Benfica

Se formos verificar, reparamos que no plantel, os avançados Jonas, Seferovic e Raúl Jiménez são os únicos jogadores do plantel com mais de 1.80m e isto é bem mais importante do que muita gente pensa. Este problema não é de agora. As deficiências físicas do plantel começaram a tornar-se mais visíveis após as saídas de Renato Sanches e Gonçalo Guedes, dois jogadores com uma capacidade física acima da média para as suas idades e que os ajudou muito a sobressair na equipa principal.

Ao observarmos as duas equipas no jogo do título, podemos muito bem ver a diferença: de um lado estava Grimaldo, Zivkovic, Rafa e Cervi (sem colocar em causa a qualidade destes jogadores); do outro estavam Alex Telles, Herrera, Sérgio Oliveira e Marega. De um lado estava uma equipa de ‘meninos’, do outro estava uma equipa de ‘homens’, de ‘animais de competição’.

No desporto de alta competição é preciso força física e mental. Física para levar a melhor nos duelos e disputas de bola em jogos de maior intensidade, mental para suportar as exigências de uma época inteira em várias frentes. E, no nosso último campeonato, esses factores tiveram um peso decisivo.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica garante que «não tem qualquer acordo fechado» por André Luiz: eis a nota oficial

O Benfica não tem acordo para a transferência de André Luiz. Avançado brasileiro joga no Rio Ave e tem sido associado às águias.

Sotiris Silaidopoulos responde ao Bola na Rede: «Estávamos a defender muito baixo e não tínhamos tempo para chegar com muitos jogadores»

O Rio Ave perdeu com o Sporting por 4-0 para a jornada 16 da Primeira Liga. Sotiris Silaidopoulos respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Por mais que haja mobilidade eles sabem o que têm de fazer em cada posição que estão»

O Sporting venceu o Rio Ave por 4-0 para a jornada 16 da Primeira Liga. Rui Borges respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Nicolás Otamendi também reage ao golo anulado no Braga x Benfica

Nicolás Otamendi reagiu também ao golo anulado a Samuel Dahl no Braga x Benfica. O defesa-central usou as redes sociais para assinalar o momento.

PUB

Mais Artigos Populares

Transferência de André Luiz para o Benfica já tem valor em cima da mesa

O negócio entre o Benfica e o Rio Ave por André Luiz está prestes a ser fechado. O avançado brasileiro deve custar 15 milhões de euros.

Sotiris Silaidopoulos e a possível ida de André Luiz para o Benfica: «Se acontecer algo, que seja bom para as duas partes»

Sotiris Silaidopoulos analisou o desfecho do Sporting x Rio Ave. Vilacondenses perderam com os leões por 4-0 na Primeira Liga.

Rui Borges rendido a jogador: «Fez uma segunda parte de seleção nacional»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x Rio Ave. Leões ganharam por ... na Primeira Liga.