Quando o músculo se sobrepõe ao cérebro

- Advertisement -

Do outro lado, estava uma equipa que, para além do desinvestimento no plantel e das limitações do treinador, também mostrou não estar física e mentalmente a altura das exigências da última época. Uma das imagens de marca da equipa encarnada na última temporada foram as exibições personalizadas na primeira parte e as grandes quebras de ritmo na segunda.

Apesar das deficiências de Rui Vitória a ler o jogo e as suas substituições também não ajudarem e desmotivarem a equipa, o problema não é só esse. A meu ver, a principal causa desta quebra era a fraca capacidade/disponibilidade física da equipa, principalmente do meio-campo para a frente. Essa causa é bem notória quando, por exemplo, a equipa na segunda parte perdia mais duelos e disputas de bola.

É verdade que nos dias de hoje é muito importante numa equipa de futebol ter jogadores inteligentes que tomem as decisões certas e saibam sempre o que fazer com a bola nos pés e o Benfica tem desses jogadores tais como Jonas, Pizzi e Krovinovic. Mas também não é menos verdade que, para que uma equipa seja regular e tenha uma atitude dominadora ao longo dos 90 minutos, é necessário um suporte físico consistente.

O Benfica de Rui Vitória apresentou deficiências físicas na época passada
Fonte: SL Benfica

Se formos verificar, reparamos que no plantel, os avançados Jonas, Seferovic e Raúl Jiménez são os únicos jogadores do plantel com mais de 1.80m e isto é bem mais importante do que muita gente pensa. Este problema não é de agora. As deficiências físicas do plantel começaram a tornar-se mais visíveis após as saídas de Renato Sanches e Gonçalo Guedes, dois jogadores com uma capacidade física acima da média para as suas idades e que os ajudou muito a sobressair na equipa principal.

Ao observarmos as duas equipas no jogo do título, podemos muito bem ver a diferença: de um lado estava Grimaldo, Zivkovic, Rafa e Cervi (sem colocar em causa a qualidade destes jogadores); do outro estavam Alex Telles, Herrera, Sérgio Oliveira e Marega. De um lado estava uma equipa de ‘meninos’, do outro estava uma equipa de ‘homens’, de ‘animais de competição’.

No desporto de alta competição é preciso força física e mental. Física para levar a melhor nos duelos e disputas de bola em jogos de maior intensidade, mental para suportar as exigências de uma época inteira em várias frentes. E, no nosso último campeonato, esses factores tiveram um peso decisivo.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Gianluigi Donnarumma elogia Lionel Messi e o seu antecessor no Manchester City: «Fiquei muito feliz por ele me ter enviado essa mensagem»

Gianluigi Donnarumma teceu elogios a dois jogadores. Lionel Messi e Ederson foram muito elogiados pelo guarda-redes do Manchester City.

FC Porto: Samu já tem data marcada para o regresso ao Olival

Samu Aghehowa foi operado ao joelho direito em Espanha, onde permanecerá até viajar de volta para o Porto, na próxima segunda-feira.

Abel Ferreira ultrapassa Telê Santana e atinge marca histórica no Brasileirão

Abel Ferreira comanda o Palmeiras há cinco anos, três meses e 15 dias, tornando-se o quinto treinador com mais tempo na frente de um clube brasileiro.

Raúl Asencio revela estado de Vinícius Júnior: «Isto não cabe no mundo do futebol, portanto obviamente que está irritado»

Raúl Asencio falou de Vinícius Júnior. Na saída do centro de treinos, o defesa comentou o estado do jogador brasileiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Vítor Pereira estreia-se pelo Nottingham Forest com goleada no regresso à Turquia: eis os resultados inaugurais do dia na Europa League

O Nottingham Forest venceu o Fenerbahçe na primeira mão do playoff da Europa League. Jogo marcou estreia de Vítor Pereira no clube.

Manchester United chega aos 40 milhões de euros por defesa do Barcelona

O Manchester United está interessado em reforçar o clube com mais um lateral esquerdo. Alejandro Baldé (Barcelona) na lista culé.

Habib Beye regressa ao Marselha como treinador: eis o histórico do técnico enquanto jogador do clube

Habib Beye é o novo treinador do Marselha. Técnico senegalês volta a clube que representou como jogador e sucede a Roberto De Zerbi.