Quo vadis Nacional? ou: A Lei de Murphy não é só um clichê

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional2002 foi o ano que marcou o regresso do CD Nacional à elite do futebol português, onze anos depois da última presença na I Divisão. José Peseiro – em estado de graça na Choupana – era então o treinador e o plantel continha os desconhecidos Rossato, Paulo Assunção e Adriano Louzada, além de Jokanović, Ivo Vieira e Filipe Gouveia – futuros técnicos na Primeira Liga. O presidente era, desde 1994, Rui António Macedo Alves, um dos grandes obreiros da ascensão do Nacional. 15 anos volvidos, o clube alvinegro vê-se despromovido ao segundo escalão e o homem que durante duas décadas fora visto como figura intocável é agora apontado como o rosto do fracasso. Na formação do plantel, na abordagem aos maus resultados e nas trocas de treinadores, vários foram os erros que marcaram a última campanha do clube e o somatório acabou por mostrar-se fatal. Diz a Lei de Murphy que “se algo pode correr mal, vai correr (mesmo) mal” e o Nacional versão 2016/17 revelou-se prova real do adágio. Poucos previam no início do campeonato o desfecho que se acabou por verificar, numa época em que os madeirenses conheceram três treinadores diferentes. O annus horribilis da turma insular foi mesmo penoso a todos os níveis, acabando a equipa com a pior defesa e o pior ataque, tudo culminado com a descida de divisão.

Marco António Milho
Marco António Milhohttp://www.bolanarede.pt
Nascido no Funchal, licenciou-se em Ciências da Comunicação, antes de passar pela redação do Diário de Notícias da Madeira. Dividido entre a rádio e a escrita, é amante incorrigível do jornalismo, do cinema, da história e do desporto em geral, onde o futebol e o basquetebol ocupam o lugar de destaque.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva negoceia com o Benfica: o tempo contratual oferecido pelas águias

Marco Silva tem à sua espera um contrato de duas épocas com o Benfica, com mais uma temporada de opção.

Getafe: internacional português ex-Sporting vai ficar livre no mercado

Domingos Duarte não vai renovar o seu contrato com o Getafe e passa a ser um dos nomes livres no mercado de transferências.

Inglaterra pode arrasar nas conferências europeias em 2025/26

A Inglaterra está a viver uma época de sonho no que diz respeito à participação de clubes nas provas europeias, podendo conquistar todas.

Issa Doumbia já está em Lisboa para reforçar o Sporting

Issa Doumbia já se encontra em Lisboa para reforçar o Sporting. O jogador italiano vai custar 20 milhões de euros aos leões.

PUB

Mais Artigos Populares

Crystal Palace derrota Rayo Vallecano e conquista a Conference League

O Crystal Palace venceu o Rayo Vallecano por uma bola a zero e ergueu a Conference League, terceira prova da UEFA.

Para o mercado estar de olho: venceu o Mundial Sub-17 e rejeitou renovar com o Vitória SC

Santiago Verdi rejeitou a proposta de renovação do Vitória SC e quer falar com a direção que for eleita no dia 13 de junho.

Sporting já decidiu e defesa vai regressar ao Brasil: cláusula de 4 milhões de euros não será ativada

Rômulo Júnior não vai ser jogador do Sporting a título definitivo e prepara-se para regressar ao Atlético Mineiro, conjunto do Brasileirão.