Rio Ave FC 2016/17, obrigado por existires

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Minuto 90+4 do Rio Ave – Benfica. João Pinheiro leva o apito à boca, lacrando o placard no 0-1 favorável aos encarnados. O Rio Ave volta a perder depois de dar mais ao jogo do que o jogo a ele num jogo contra os grandes (como aconteceu, também, na Luz, no Dragão e em Alvalade), pagando o preço de ser romântico. De acreditar que o futebol contra os grandes pode ser disputado sem se esgotar no “fechado cá atrás, com charutos lá para frente”, como diria o seu treinador, Luís Castro, responsável pela corrente futebolística actualmente praticada pelos vilacondenses, e que dá seguimento à que fora instruída antes, por Pedro Martins e Nuno Espírito Santo.

Este Rio Ave, de facto, é muito mais que uma equipa de meio da tabela. É, também, mais do que um mero candidato à Europa. É, sobretudo, uma equipa à parte. Porque tem personalidade no futebol que pratica. Sabe adaptar-se às circunstâncias do jogo, mas não muda em função do adversário que apanha pela frente, mantendo o futebol apoiado, praticado ao longo dos 64-75 metros de largura do campo, com o critério de quem sabe o que está a fazer com a bola nos pés e com a confiança de que o companheiro terá o mesmo discernimento e uma semelhante… qualidade técnica.

Luís Castro, homem do futebol, tem colocado em prática uma ideologia positiva  Fonte: Rio Ave FC
Luís Castro, homem do futebol, tem colocado em prática uma ideologia positiva
Fonte: Rio Ave FC

Qualidade técnica. Um ponto chave para que o Rio Ave seja uma equipa distinta das outras da Liga NOS e que é transversal a todos os jogadores que integram o processo ofensivo no meio-campo contrário (isto é, excluindo Cássio e a dupla de centrais Marcelo-Roderick Miranda e eventualmente Petrovic, homem normalmente mais recuado no duplo-pivô defendsivo). Começa no homem-do-leme Tarantini que, com plena noção da identidade (e da mística) do seu Rio Ave, decide por onde vai traçar a rota do golo.

Pode seguir pelas alas, onde Lionn ou Pedrinho esticam o jogo na direita e Rafa Soares (em época de afirmação) na esquerda, permitindo que Gil Dias e Héldon “encolham” para zonas próximas da àrea. Mas também pode ir pelo meio, onde está, a bater no peito, pedindo a bola, o maestro Krovinovic, que tanto acelera o jogo, queimando linhas, como carrega no botão de slow motion, de forma a que o público possa apreciar toda a qualidade técnica (que pezinhos!) do croata no momento em que parte para o drible.

Krovinovic, tem encantado Fonte: Rio Ave FC
Krovinovic, tem encantado
Fonte: Rio Ave FC

Depois, o jogador que tem sido associado ao Benfica decide, consoante movimenteações que já conhece bem, em quem colocar a bola numa frente de ataque móvel que contempla Héldon, Guedes e Gil Dias e a quem se pode juntar, eventualmente Rúben Ribeiro… ou Gonçalo Paciência, que acaba, no entanto, por desvirutar esta noção de permutabilidade (trocas posicionais) na frente de ataque.

Todo o processo com um, dois toques (quando Krovi não dá ‘freeze’ ao jogo), só possível com a tal capacidade técnica (e tática, claro) dos intervenientes do mesmo.

La atrás, Petrovic tem crescido a olhos vistos, tal como Roderick (embora mais estabilizado); Marcelo é cada vez mais parte da alma desta equipa, e um elemento fundamental de uma espinha dorsal (juntamente com Cássio, Tarantini e Krovinovic) que define este Rio Ave como a equipa sólida, personalizada que tem sido ao longo desta época.

Uma equipa que, acima de tudo, faz bem ao futebol português.

Foto de Capa: OnSoccerInternacional

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica vence Sporting e está apurado para a final eight da Champions League de Hóquei em Patins

O Benfica recebeu e venceu o Sporting por quatro bolas a três, em jogo da sétima jornada da Champions League de Hóquei em Patins.

As 16 equipas apuradas para os oitavos de final da Conference League

Estão definidas as 16 equipas oficialmente apuradas para os oitavos de final da Conference League. Não há clubes portugueses na prova.

O baile de Vinícius Júnior na luta contra o racismo visto por Madrid

A BBC fez as contas e são já 20 as denúncias de Vinícius Júnior por insultos racistas. Por 20 vezes, o avançado brasileiro ouviu das bancadas ou do relvado ataques direcionados ao tom de pele e às suas origens.

Celta de Vigo apura-se para os oitavos da Europa League: eis os resultados dos jogos das 20 horas

O Celta de Vigo garantiu o apuramento para os oitavos de final da Europa League, depois de ter vencido o PAOK por 1-0.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting faz segunda parte de classe e vence Aalborg na Champions League de Andebol

O Sporting recebeu e venceu o Aalborg por 35-33 durante a noite desta quinta-feira, em jogo da Champions League de Andebol.

Sidny Cabral não ficou com a camisola de Vinícius Júnior e pediu desculpa ao grupo do Benfica

Sidny Cabral foi pedir a camisola a Vinícius Júnior no final do Real Madrid x Benfica, mas arrependeu-se de tal atitude logo em seguida.

Vitinha tem acordo para sair do PSG por 100 milhões de euros: há equipa interessada no internacional português

Vitinha é atualmente um dos nomes em destaque do PSG e o Real Madrid está muito interessado no internacional português.