Três meses depois voltará a haver jogo jogado em Portugal para o campeonato. A espera já era muita e muito se quer ver nesta nova época. Para isso, a pouco mais de um dia de começar o campeonato, fica aqui uma análise à primeira inaugural.

A Primeira Liga tem o seu início marcada para na sexta feira, às 20:30, com a deslocação do Belenenses SAD ao estádio do Portimonense SC. Separadas apenas quatro pontos no término da época transata, ambas as equipas demonstraram um futebol positivo e ideias de jogo bastante assertivas. Os homens de Silas foram já eliminados pelo CD Santa Clara para a Taça da Liga. Por sua vez, Folha e companhia bateram a Académica por 2-0 e vão assim com o moral reforçado.

Sábado é dia de dose tripla. No primeiro jogo do dia, às 16:30, o Santa Clara recebe o recém-promovido FC Famalicão e parte claramente como favorito para este jogo: venceu os homens do Restelo na eliminatória da Taça da Liga, fizeram um ótimo campeonato na época anterior e defrontam uma equipa que militava na divisão abaixo. Todavia, a equipa do Famalicão reforçou-se bem e terá certamente uma palavra a dizer.

Mais tarde, às 19h o Futebol Clube do Porto desloca-se ao terreno do Gil Vicente FC. Barcelos volta ao fim de alguns anos a receber um jogo da primeira liga e logo frente aos azuis e brancos. Escusado será dizer que os companheiros de Sérgio Conceição partem com o favoritismo do seu lado mas o Gil tem um treinador que conhece o futebol português quase como ninguém (Vítor Oliveira) e poderá muito bem criar dificuldades.

O Benfica é o detentor do título Fonte: Liga Portugal
Fonte: Liga Portugal

No último jogo de sábado, às 21:30, o SLB Benfica recebe o Paços de Ferreira, que eliminou o Estoril SAD nas grandes penalidades da Taça da Liga. Os encarnados são os principais candidatos à vitória e só uma hecatombe é que fará com que os três pontos não fiquem na Luz. Os “castores” voltam assim ao campeonato e logo como uma ida ao estádio da Luz.

No domingo teremos quatro jogos para acompanhar. Às 16h o estádio do Bessa recebe o Boavista FC -CD Aves, num jogo que opõem dois treinadores míticos em Portugal: Lito Vidigal e Augusto Inácio. As ‘panteras negras’ começaram a época da pior maneira possível ao perderam por 2-0 frente ao Casa Pia AC na eliminatória da Taça da Liga, porém, o Aves teve um início semelhante, dado que também foi eliminado, mas pelo Gil Vicente. Resumindo, são duas equipas difíceis de prever e só o jogo de domingo ditará a postura de ambos os conjuntos.

Logo de seguida, às 18:30, o Sporting entra em ação e desloca-se ao estádio dos Barreiros. Numa deslocação sempre difícil, os orientados de Keizer irão defrontar os homens de Nuno Manta Santos, treinador que levou o CD Feirense a alcançar a pior pontuação de sempre. Os leões são, de facto, os favoritos para este encontro, mas este não será um jogo propriamente fácil para a turma de Alvalade.

Depois, dois jogos quase à mesma hora: às 20.30 o Rio Ave FC recebe o Vitória Sport Clube e o às 21H o Moreirense FC desloca-se ao terreno do SC Braga. O primeiro desses dois jogos marca o regresso de Carlos Carvalhal: será que o treinador português irá trazer influências positivas de Inglaterra? Do outro lado, Ivo Vieira iniciará o campeonato num clube diferente depois de ter um feito um trabalho extraordinário no Moreirense. No segundo jogo, Ricardo Sá Pinto estreia-se em casa e logo frente ao desconhecido Vítor Campelos, técnico que assumiu a liderança em Moreira de Cónegos.

Por fim, no último jogo da jornada, o Vitória Futebol Clube recebe na segunda feira o CD Tondela. Os homens de Sandro Mendes iniciam assim o campeonato frente aos ‘beirões’ e têm tudo para começar a época da melhor maneira.

Foto de Capa: Liga Portugal

 

Comentários