SC Braga | Em busca de uma identidade

- Advertisement -

O SC Braga já conta com o quarto treinador nesta temporada. Depois do despedimento de Ricardo Sá Pinto na pausa do Natal, o grande impacto causado por Rúben Amorim, com a conquista da Taça da Liga e oito vitórias em nove jogos no campeonato, levou o presidente do Sporting CP Frederico Varandas a pagar a sua cláusula de rescisão fixa em 10 milhões de euros, fazendo de Rúben Amorim o treinador mais caro da história do futebol português.

Para o seu lugar, Custádio Castro seria promovido da equipa B, sendo assim o terceiro treinador do clube arsenalista na temporada 2019/2020. Estas mudanças demonstram uma dificuldade que o clube da cidade dos arcebispos apresenta: a dificuldade em estabilizar um processo de jogo.

Neste século, o Sporting de Braga afirmou-se como a principal ameaça aos três grandes na luta pelo pódio em cada época. A isto, junta ainda a conquista de uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga e ainda algumas boas prestações nas competições europeias, sobretudo a chegada à final da Liga Europa em 2010/2011.

Neste aspecto, o presidente António Salvador merece todo o mérito e mais algum pelo facto de colocar o clube da cidade dos arcebispos a um nível nunca antes visto. Porém, este crescimento poderia ser ainda mais acentuado, se o mesmo estivesse assente num processo e numa ideia de jogo positiva.

Fonte: SC Braga

Todos sabemos que o SC Braga tem menos recursos e menos fontes de receitas que os três grandes e que com isso, torna-se mais difícil segurar uma espinha dorsal no plantel e também um treinador que mostre resultados e qualidade de jogo no clube. A questão aqui é que dá por várias vezes ao longo da sua presidência, António Salvador apostou em treinadores que se revelaram como claros erros de casting.

José Peseiro, Jorge Paixão, Jorge Simão e Ricardo Sá Pinto são só alguns exemplos de trabalhadores que fracassaram redondamente em terras arsenalistas. Mas mais do que as más escolhas, o problema é que em muitos dos casos, os treinadores substitutos têm ideias e modelos de jogo completamente diferentes dos seus antecessores, o que demonstra falhas no planeamento de uma época.

Mas por esse mesmo motivo, agora, a coragem de António Salvador também merece ser enaltecida. Rúben Amorim é um treinador que ainda está em formação, mas mostrou ter ideias mais positivas do que muitos treinadores de nível IV que por aí andam. E a aposta em Custódio para a sucessão, apesar da polémica devido ao curso, também parece caminhar no mesmo sentido.

Numa altura em que o SC Braga começa a revelar cada vez mais talentos na formação, é necessário que o clube aposte num treinador capaz de os aproveitar e potenciar, apostando num modelo de jogo que privilegie a sua evolução. E caso o clube se mantenha fiel a esta identidade, o clube poderá estar mais perto de chegar ao tão sonhado título.

 

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Pep Guardiola critica exibição do Manchester City: «Tudo foi apático, lento e insuficiente»

Pep Guardiola mostrou-se descontente com a exibição do Manchester City diante do Salford, nos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Benfica com sinais positivos de 2 jogadores a tempo do jogo contra o Real Madrid na Champions League

Fredrik Aursnes e Amar Dedic devem recuperar a tempo do Benfica x Real Madrid. Dupla dá esperanças aos encarnados.

Anísio Cabral festeja 18º aniversário e abre novas perspetivas à oficialização da renovação com o Benfica

Anísio Cabral festeja este domingo o seu 18.º aniversário. Maioridade permite assinatura de contrato de longo prazo com o Benfica.

Domini(o)k Szoboszlai | O novo artilheiro dos Reds

Szoboszlai sempre foi uma peça essencial da “Slot Machine”, mas ia passando algo despercebido porque cumpria a função e pouco mais

PUB

Mais Artigos Populares

Sérgio Conceição com mensagem emotiva dedicada a Pinto da Costa: «Ainda hoje procuro os seus conselhos»

Sérgio Conceição homenageou Pinto da Costa nas redes sociais, no dia em que se assinala um ano da morte do antigo presidente do FC Porto.

Olheiro BnR | Oskar Pietuszewski

É necessário destacar a reação à perda de Pietuszewski, onde mostra uma agressividade imediata, sem permitir tempo de reação ao adversário

Eis os onzes prováveis do CD Nacional x FC Porto da Primeira Liga

O CD Nacional recebe o FC Porto na 22.ª jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis das duas equipas para a partida.