Cabeçalho Futebol NacionalFundado em 1914, o Sporting de Espinho é um dos maiores clubes do distrito de Aveiro, e tal como muitos dos históricos do nosso futebol, está neste momento a mostrar-se em palcos de menor dimensão, tendo em conta os pergaminhos que detém. Neste momento, encontra-se a disputar o Campeonato de Portugal, terceiro escalão do futebol português, mas nem sempre foi assim.

Começando a disputar as primeiras competições da Associação de Futebol do Porto, foi posteriormente um dos co-fundadores da Associação de Futebol de Aveiro, em 1924. Logo na época de 1924/25, atingiu as meias-finais do Campeonato de Portugal, competição que naquele tempo atribuía o título de campeão nacional de Portugal. Mais tarde iniciaram-se as ligas, e foi em 1973/74 que o clube dos Tigres alcançou pela primeira vez a promoção ao primordial escalão do futebol português, que acabou por disputar por 11 ocasiões tendo alcançado como melhor classificação um sexto lugar, em 1987/88.

Além do futebol, o clube é, como é sabido, bastante eclético e um dos grandes do nosso país ao nível do Voleibol, tendo sido campeão nacional por 18 vezes nesta modalidade.

Um dos grandes clubes do Voleibol nacional Fonte: Hugo Monteiro/SC Espinho
Um dos grandes clubes do Voleibol nacional
Fonte: Hugo Monteiro/SC Espinho

Conhecido pela mística própria, o clube projeta o “espírito bairrista”, onde os habitantes da cidade e do conselho se sentem representadas pelo clube. Mesmo nos dias de hoje, disputando o terceiro escalão do futebol português, o clube consegue ter uma média de assistências no seu estádio bastante acima da média para o seu patamar, e até por vezes superior a vários clubes de primeira liga.

O clube encontra-se num crescimento paulatino, almejando retornar aos patamares onde habitou no passado. Neste momento, a esperança de voltar ao futebol profissional é real, com o clube a encontrar-se na primeira posição da série B do Campeonato de Portugal, a par do Cinfães. Já foi também aprovada a construção de um estádio municipal que albergará os jogos do clube e que substituirá o já degradado Comendador Manuel de Oliveira Violas.

Boa presença de adeptos no estádio do Sporting de Espinho Fonte: terranova.pt
Boa presença de adeptos no estádio do Sporting de Espinho
Fonte: terranova.pt

Orientada por Rui Quinta, antigo treinador adjunto de Vítor Pereira no Futebol Clube do Porto, a equipa leva neste momento nove vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, e conta como figura de proa com o avançado Bruno Morais, jogador que foi campeão europeu no Porto de José Mourinho.

Não têm vida fácil as equipas do terceiro escalão na ingreme escalada até à segunda liga, tendo que disputar no final da fase regular um playoff com as melhores equipas das restantes séries, de onde sairão apenas 4 promovidos. No entanto, a confiança reina em Espinho, e sopram ventos de esperança, de que os Tigres voltem a mostrar a sua raça no futebol profissional.

Foto de Capa: oderbie.com

Comentários