Sim, o vírus prejudica mas a Liga não ajuda

- Advertisement -

A nova realidade veio testar todos os níveis do futebol português. A pandemia provocada pelo vírus covid-19 veio dizimar qualquer forma de vida do futebol amador e pôs a nu a essência do futebol profissional.

Enquanto se discutem medidas e confinamentos, no momento em que é posto como possibilidade a transferência de doentes para países estrangeiros, o “Tugão” não surpreende e em momento algum se inibe de protagonizar uma boa polémica.

Depois de na semana passada termos assistido a um episódio infeliz na Segunda Liga, em que o SC Covilhã se apresenta em campo perante o GD Estoril Praia com apenas 13 jogadores na ficha de jogo, por conta de um surto de covid-19 no seu plantel. O mesmo tipo de problema começa a surgir um pouco por outros plantéis, onde não existe a possibilidade de adiar partidas.

O calendário começou a apertar em janeiro, com a realização da fase final da Taça da Liga, no seu novo formato, e coincidiu com o aumento de casos em vários clubes. Se esta prova já pairava sob um conjunto de mil e uma razões para não existir, este ano adquiriu mais uma.

Com a eliminação do CD Mafra e GD Estoril Praia, sobravam apenas equipas da Primeira Liga para a final four, em Leiria. FC Porto, SL Benfica, SC Braga e Sporting CP protagonizaram os duelos da meia final e somavam, juntos e desde o iníco, cerca de 50 casos.

Pelo meio da decisão do primeiro troféu referente a esta época, surgiram falsos positivos, comunicados descabidos, explicações furadas e dirigentes máximos expostos ao ridículo. Ou seja, mais um dia nas competições portuguesas.

Apesar das acusações de crime contra a saúde pública e de ser impedido de utilizar dois jogadores na meia final contra o FC Porto, mas depois permitidos na final contra o SC Braga, o Sporting CP conquistou a Taça da Liga e não se pode dizer que tenha beneficiado pela “situação covid”.

Se há ponto onde todos convergimos é que o vírus é democrático e afeta qualquer equipa e qualquer atleta. Com muitas ou poucas, os quatro clubes apresentaram-se na fase final com algumas baixas, mas na altura do apito inicial estavam 11 contra 11.

No entanto, o prejuízo poderá ser ainda maior. Se o custo de perder uma Taça da Liga é, para grande parte dos adeptos, um custo menor, o mesmo não se poderá dizer das provas que ainda faltam.


Os leões concentram-se agora única e exclusivamente no campeonato, prova que lideram desde a jornada seis. Por sua vez, para além da Taça de Portugal, águias e “Gverreiros” discutem ainda os dezasseis-avos da Liga Europa. Os dragões, também nos quartos de final da prova rainha, vão ainda medir forças com a Juventus FC nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

A próxima eliminatória da Taça de Portugal vai jogar-se no final de janeiro e a das competições europeias no final de fevereiro. O mesmo é dizer que no espaço de um mês, águias, arsenalistas e dragões vão jogar muito do respetivo futuro da época 2020/21.

Com campeonato pelo meio, a frequência de jogos vai manter-se alta e só a muito custo é que os números de casos positivos nos plantéis não vai subir.

Em março de 2020, por muito menos, atirou-se para o vazio e indecisão todas as provas nacionais. Agora, em janeiro de 2021, com recordes diários de casos e óbitos, não se permitem adiamentos ou interrupções de provas. Que não seja necessário o internamento de um atleta – ou pior – para que o assunto seja discutido.

Até lá as provas decorrem normalmente, ora com o plantel a 100 porcento, ora com chamadas repentinas da equipa “B”. Prevê-se um mês decisivo para todos os clubes, principalmente para aqueles que ainda estão na corrida por mais de uma prova.

Às autoridades competentes, mais do que explicar toda a confusão que envolveu a conclusão da Taça da Liga, com comunicados disparados todos os dias, exige-se uma maior proteção dos envolvidos.

É rara a conferência de antevisão ou de rescaldo em que o treinador A, B ou C não aponte as dificuldades de montar a estratégia para o jogo e saber, a horas do mesmo, que ficará impedido de utilizar alguns jogadores por conta do vírus covid-19.

É certo que as dificuldades são para todos e acabam por nivelar a competitividade. A questão é que a nivela por baixo. No limite, que se tenha em conta a representação portuguesa nas competições europeias. Seria do maior interesse que SC Braga, SL Benfica e FC Porto conseguissem discutir as suas eliminatórias na máxima força. Seria também do maior interesse além do vírus, a Liga também não prejudicasse (ainda) mais os clubes que já estão sobrecarregados por um calendário numa época atipica.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa italiana revela: Alberto Costa surge como alternativa a contratação falhada do Inter Milão

Depois de Marco Palestra fugir para o Chelsea, o Inter milão vira as atenções para Alberto Costa como uma das alternativas.

Selecionador da Colômbia deixa aviso sobre Cristiano Ronaldo: «Não podemos descuidar. É um dos melhores finalizadores do mundo»

Néstor Lorenzo, selecionador da Colômbia, anteviu o encontro com Portugal no último jogo da fase de grupos do Mundial 2026 e deixou elogios a Cristiano Ronaldo.

O fabuloso mundo dos 4 pontos – Diário do Mundial 2026 #15

Todos os terceiros lugares garantiram quatro pontos e só o Paraguai tem de esperar. Foi dia de decisão nos Grupos D, E e F do Mundial 2026.

EUA e Austrália seguem para os 16 avos de final e Paraguai fica no limbo à espera de boas notícias no Mundial 2026

Só empates no Grupo D do Mundial 2026. EUA e Austrália seguem em frente e o Paraguai espera por mais um resultado.

PUB

Mais Artigos Populares

Grátis, em canal aberto e não só: onde ver todos os jogos do Mundial 2026 nesta sexta-feira, 26 de junho?

Continuam os dias da decisão no Mundial 2026 com seis embates diários. Sabe onde ver os jogos da noite (e madrugada) desta sexta-feira, 26 de junho.

Brasil já conhece o adversário nos 16 avos de final do Mundial 2026

O Brasil já conhece a seleção contra quem vai jogar nos 16 avos de final do Mundial 2026. Canarinhos defrontam o Japão.

Países Baixos confirmam liderança do Grupo F e Japão e Suécia empatam para seguir em frente no Mundial 2026

Os Países Baixos seguem em frente como líderes do Grupo F. Também Japão e Suécia continuam no Mundial 2026.