- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

No final da década de 90 o Grunge era um dos estilos musicais mais em voga. O Grunge, uma espécie de rock alternativo, chamava a atenção de todos os jovens da época. A irreverência, as letras musicais caraterizadas pela angústia, pelo sarcasmo e pelo desejo de libertação eram as grandes marcas distintivas deste género.

Os Nirvana foram uma das bandas que mais marcou este género musical. A banda liderada por Kurt Cobain começou a fazer furor após o  lançamento do single Smells like teen spirit, música que viria a marcar a adolescência de uma geração e que perdurou no tempo até aos dias de hoje.

Mas falemos de futebol, falemos do campeonato português. O nosso campeonato não foi invadido pelo Grunge mas é quase como se tivesse sido. Depois de uma fase em que os nomes dos treinadores em Portugal eram quase sempre os mesmos, surge uma nova vaga de jovens treinadores. As equipas optavam habitualmente por nomes conhecidos e que fossem consensuais entre os adeptos. Os objetivos eram quase sempre os mesmos: assegurar a manutenção, fazer uma época tranquila, valorizar alguns jogadores, sendo que a valorização do espetáculo acabava sempre por ficar em segundo plano.Nesta temporada este dogma tem vindo a ser ultrapassado, principalmente através das escolhas que os dirigentes optam por fazer, mesmo que por vezes essas escolhas tenham sido soluções alternativas. Jovens treinadores têm surgido em catadupa e têm demonstrado, mais uma vez que  o que é nacional é bom. O campeonato nacional foi assim inundado por um teen spirit.

Um dos casos mais flagrantes é o de Vasco Seabra. Vasco Seabra, jovem treinador de 33 anos começou a temporada como adjunto de Carlos Pinto no Paços de Ferreira.  Desde 2013 a treinar os júniores do Paços de Ferreira, Vasco Seabra tem feito um trabalho em clara ascensão. Depois de duas temporadas consecutivas em que os júniores do Paços de Ferreira lutaram para não descer, na época passada a equipa competiu, de forma inédita, na fase de apuramento para campeão, juntamente com outros clubes com maior tradição na formação. Depois do bom trabalho, o jovem técnico foi recompensado com o lugar de treinador adjunto. O início da época não estava a correr de feição a Carlos Pinto e o técnico que agora treina o Santa Clara acabaria por ser despedido pela direção do clube. Quando muitos esperavam que a solução encontrada para comandar o clube da capital móvel assentasse num treinador mais experiente eis que surge o nome de Vasco Seabra. A direção do Paços de Ferreira voltou a confiar no jovem e no passado Sábado já conseguiu um primeiro bom resultado, empatando em casa frente ao Porto mesmo tendo uma equipa extremamente desfalcada, o que até motivou a presença de alguns jogadores dos júniores que já conheciam o treinador de épocas transatas.

Em Santa Maria da Feira a história foi parecida. O Feirense que acabava de chegar à principal divisão do futebol português, confiou em José Mota, um dos treinadores mais experiente do futebol português, para comandar a equipa rumo à manutenção, depois de já ter orientado a equipa no final da temporada passada.  O início da época até foi prometedor mas com o passar dos jogos  o Feirense entrou numa espiral negativa de resultados. A equipa de Santa Maria da Feira acumulava derrotas ,o futebol jogado não era o melhor e a direção do clube decidiu por um ponto final ao contrato de José Mota. De novo as expetativas eram as de que surgisse um nome experiente e consagrado para treinar o clube. A solução inicial foi chamar Nuno Manta Santos,  jovem técnico de como técnico interino até surgir outra opção para treinar a equipa. Nuno Santos, que havia sido treinador adjunto na temporada passada e que já tinha um passado no clube como treinador de formação, teve o primeiro desafio frente ao Paços de Ferreira. Logo no primeiro jogo o técnico põe fim a uma série de resultados negativos e consegue uma vitória por 2-0. Os dirigentes do Feirense quiseram esperar para ver mais.

Emanuel Melo
Emanuel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Emanuel está no terceiro ano da licenciatura em Comunicação Social e Cultura. Vem da terra do Pauleta, das paisagens deslumbrantes e do queijo Terra Nostra. Gosta de ver a Premier League e espera um dia poder vir a ser relatador de futebol.                                                                                                                                                 O Emanuel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Messi, Mbappé e Haaland: deixaram os crescidos entrar no parque das surpresas – Diário do Mundial 2026 #6

Vitórias de todos os favoritos no Mundial 2026. França, Noruega, Argentina e Áustria venceram os seus jogos no sexto dia da competição.

Áustria estraga o sonho da estreante Jordânia e garante vitória sofrida no Mundial 2026

A Áustria não viveu uma noite - madrugada em Portugal - nada fácil, mas conseguiu o mais importante: os três pontos. Vitória sobre a Jordânia no Mundial 2026.

Lionel Messi apanha Miroslav Klose como o máximo goleador da história dos Mundiais e marca hat-trick na vitória da Argentina sobre a Argélia na...

A Argentina venceu a Argélia na estreia no Mundial 2026, onde procura revalidar o título. Lionel Messi fez um hat-trick e foi o herói dos argentinos.

Erling Haaland apresenta-se ao Mundial 2026 com 2 golos e guia Noruega a goleada contra um Iraque que não aceitou o papel secundário

A Noruega estreou-se no Mundial 2026 com uma vitória contra o Iraque. Jogo marcou a estreia de todos os jogadores em campo na maior competição do mundo.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez confirma baixa de Portugal: «Não está a 100% e é importante não arriscar»

Roberto Martínez falou à imprensa antes do Portugal x RD Congo. Selecionador Nacional diz que Rúben Dias «não está apto para o jogo».

EM DIRETO: Bruno Fernandes faz a antevisão ao Portugal x RD Congo

Bruno Fernandes antevê o Portugal x RD Congo. Seleção Nacional estreia-se esta quarta-feira pelas 18h00 no Mundial 2026.

EM DIRETO: Roberto Martínez faz a antevisão ao Portugal x RD Congo

Roberto Martínez antevê o Portugal x RD Congo. Seleção Nacional estreia-se esta quarta-feira pelas 18h00 no Mundial 2026.