Smells Like Teen Spirit

    No jogo seguinte, Nuno Manta Santos teria um teste difícil no Dragão, frente ao Porto, perante um adversário que estava obrigado a vencer o jogo. Quando já todos davam o Feirense como derrotado, eis que a equipa apresentou uma alma nova. A equipa do chutão para a frente, do futebol mal jogado e da defesa homem a homem deu lugar a uma equipa com uma forte circulação de bola, a uma equipa com uma ideia de jogo irreverente e atrativa, com uma pressão alta no terreno em busca de ter a bola e a construir jogo desde trás,  a um futebol que procura dar espetáculo. E isso teve resultados. O Feirense, que até esteve a perder durante parte do jogo, viria a empatar o jogo no Dragão, empate  esse que valeu a atribuição do cargo de Treinador principal de forma definitiva a Nuno Manta Santos.

    Com 38 anos o treinador do Feirense é um dos mais jovens técnicos do campeonato Fonte: CD Feirense
    Com 38 anos o treinador do Feirense é um dos mais jovens técnicos do campeonato
    Fonte: CD Feirense

    Mas ainda há mais. Esta semana, depois de seis jogos sem conhecer o sabor da vitória, Petit demitiu-se do cargo de treinador do Tondela. O técnico na temporada anterior havia conseguido um autêntico milagre  ao garantir a manutenção da equipa na primeira liga depois de várias jornadas com a equipa a ocupar o último lugar da tabela classificativa.  Falaram-se vários nomes para treinar o Tondela mas acabou por surgir, novamente, um nome inesperado para treinar o clube. Pepa, que no ano passado foi responsável pela boa campanha do Feirense na segunda liga e que já tinha estado no Moreirense nesta temporada, foi o escolhido pela direção do clube beirão.

    Pepa apesar de ter sido demitido do Moreirense  e apesar de alguns maus resultados conseguiu sempre apresentar um futebol com ideias. As suas equipas tem uma identidade vincada e sabem o que fazer com a bola em campo. Já na temporada passada, ao serviço do Feirense tinha deixado essas indicações, nomeadamente com a vitória para a Taça da Liga por 2-0 frente ao Porto. Sem se ter estreado oficialmente pelo clube, certamente voltaremos a ver mais um bom trabalho do jovem treinador de 36 anos, desta feita no Tondela.

    A mentalidade dos dirigentes no futebol português está a mudar. Mais do que assegurar os objetivos do clube importa oferecer um bom espetáculo aos adeptos, importa valorizar a modalidade e o jogador. E este caminho também passa por se dar oportunidades a esta nova fornada de jovens técnicos que está aí a aparecer. Treinadores irreverentes, com ideias alternativas, com uma proposta de jogo que agrada àqueles que gostam de assistir a um bom espetáculo de futebol. A primeira pedra para a construção de um futebol português melhor está lançada agora falta alcançar o resto do caminho que falta.

    Foto de capa: FC Paços de Ferreira

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Emanuel Melo
    Emanuel Melohttp://www.bolanarede.pt
    O Emanuel está no terceiro ano da licenciatura em Comunicação Social e Cultura. Vem da terra do Pauleta, das paisagens deslumbrantes e do queijo Terra Nostra. Gosta de ver a Premier League e espera um dia poder vir a ser relatador de futebol.                                                                                                                                                 O Emanuel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.