Sporting Clube de Braga

O clube português que inicia em primeiro a sua caminhada nas competições europeias no próximo dia 16 de julho. Um exemplo de clube que apresenta algumas falhas, nomeadamente a nível técnico com a saída de Abel Ferreira que teve como rumo o PAOK (Grécia) e Dyego Sousa que ruma à China.

De modo a compensar estas falhas impensáveis para as competições europeias que se aproximam e que são uma ambição do quarto classificado da Liga NOS 2018/19 chegam novas opções ao clube minhoto: Sá Pinto, apresentado como novo treinador e substituto de Abel Ferreira, o antigo treinador do Legia Varsóvia ruma a Braga para treinar o emblema vermelho e branco. Diogo Viana, o defesa do Belenenses SAD já tinha deixado saliente a sua intenção da saída do clube, assim em julho de 2019 o jogador anuncia as suas novas cores que pretende defender. Vítor Tormena é apresentado como reforço para as próximas 5 temporadas no clube minhoto, o antigo lateral direito do Portimonense SC afirma que espera uma boa época nesta nova etapa no clube minhoto. O “regresso de Eduardo” também é assunto do momento no SC Braga. O guarda-redes de 36 anos volta a casa e assina contrato com o clube até 2021.

Fonte: SC Braga

Vitória Sport Club

O quinto classificado da tabela e que inicia a sua caminhada nas competições europeias no dia 25 de julho, o Vitória Sport Club conta com diversas falhas a nível de plantel com a saída do treinador, Luís Castro, e de diversos jogadores que integravam no onze inicial, nomeadamente Tozé e Osório.

Assim de modo a preparar as competições europeias, o clube vimaranense começou com a contratação e empréstimos. Assim, Bandarenko ruma em direção à cidade berço por via de empréstimo, cedido pelo Shakhtar, o central ucraniano já integrou os treinos sobre a orientação de Ivo Vieira – também reforço, o treinador português foi apresentado como líder da equipa vitoriana depois da saída de Luís Castro. Jhonantan, antigo guarda-redes do Moreirense FC, também foi apresentado como reforço depois de não renovar contrato na antiga equipa. O terceiro reforço da equipa vitoriana apresentado foi Blati Tchoulo, antigo jogador do Córdoba Club de Fútbol, o médio já está integrado no plantel e a participar na pré-época da equipa. Por último, Lucas Soares foi o último reforço apresentado até ao momento, o defesa brasileiro provem do Futebol Clube de Alverca.

Os quatro reforços têm integrado na pré-epoca do clube vimaranense que está a ser relizado desde segunda-feira (dia 8 de Julho) em Coimbra, Quiaios. Apesar de apenas terem sido apresentados estes quatro novos conquistadores, espera-se mais reforços por parte do emblema do rei nas próximas semanas.

Fonte: Vitória SC

Moreirense FC

O sexto classificado da Primeira Liga 2018/19 embora não prepare a classificação para as competições europeias, isso não o impediu de contratar reforços para preparar a nova época. Após a perda do treinador, Ivo Vieira, que rumou para o Vitória SC, o clube dos cónegos apresenta Vítor Campelos como nova opção e a estreia do mesmo a tempo inteiro na Primeira Liga. Em julho, o clube começou por anunciar a contratação de sete jogadores no dia 1 de julho:

O primeiro, Luís Machado, o antigo extremo do CD Feirense já tinha anunciado a sua despedida nas suas redes sociais do clube de Santa Maria da Feira. O segundo reforço apresentado foi Gustavo, proveniente do SC Espinho, o avançado brasileiro chega ao clube em inícios de Julho mas rapidamente é cedido ao CD Cova da Piedade por empréstimo, devido às vastas opções que o clube minhoto apresenta para o setor ofensivo.  Depois, Fábio Abreu é apresentado como reforço para as próximas 3 temporadas, o avançado provêm do FC Penafiel e é uma opção para Vítor Campelos.

Após a perda de um dos guarda-redes titular, Mateus Pasinato reforça a baliza do clube minhoto por via de empréstimo do XV de Piracicaba com opção de compra. Outro reforço foi Rosic, o avançado de 25 anos rescinde contrato com o SC Braga – que fica com 50% dos direitos económicos – e reforça o Moreirense FC por três temporadas. Já Malik, o ganês de 19 anos foi contratado ao FC Vizela depois de contar com 22 golos marcados nos juniores. E, por fim, o lateral esquerdo, Djavan, deixa o emblema flaviense – depois da descida para a Segunda Liga – e reforça por duas épocas os cónegos.

Até ao momento, apenas mais um reforço foi apresentado, Steven Vitória, por três épocas. O defesa-central luso-canadiano conta com a passagem por vários clubes portugueses – Olhanense, Estoril e Benfica – tendo uma visão abragente sobre o futebol português.

Fonte: Moreirense FC

Rio Ave FC

O sétimo classificado no campeonato português 2018/19 não tem ditado grandes reforços para a nova época que está prestes a iniciar.

Após a contratação de Carlos Carvalhal como novo treinador da equipa por uma época – depois do final da ligação contratual com Daniel Ramos – anunciado em maio, a única contratação apresentada até ao momento foi Pedro Amaral, o lateral-direito pertencia aos quadros do SL Benfica e, na segunda metade da época passada representou o clube grego Panetolikos FC. O atleta de 21 anos assinou um contrato válido por 5 temporadas.

Boavista FC

A equipa que terminou o campeonato português 2018/19 no oitavo lugar – melhor posição obtida desde que voltou ao escalão principal do futebol português – apresenta novos reforços para tentar ao máximo obter uma posição mais cimeira.

Paulinho foi oficializado em junho no clube boavisteiro. O médio chega proveniente dos sub-23 do Sporting CP e assina contrato por três épocas. Por empréstimo de uma época – com mais três de opção, em definitivo -, Walter Clar, defesa-esquerdo cedido pelo Sol America FC, é apresentado como reforço o paraguaio de 24 anos. Em finais de junho, Fernando Cardozo chega por empréstimo do Olimpia FC com opção de compra no final da época, o jovem avançado de 18 anos reforça o plantel de Lito Vidigal. Um regresso após 20 anos e um objetivo de estar na equipa principal do Boavista FC, Ricardo Costa deixa o CD Tondela – onde esteve durante duas épocas – e reforça o Bessa, não escondendo a satisfação, o defesa central de 38 anos apela aos sócios e adeptos o seu apoio. Gustavo Dulanto, estreante no futebol europeu proveniente do AC Real Garcilaso (país natal do jovem peruano), assina contrato com os axedrezados por duas épocas. Outro regresso a casa, Iván Bulos está de volta ao Boavista assinando contrato por duas épocas, o avançado peruano afirma que deixou muito por fazer e que regressa com vontade de jogar. O último reforço apresentado, até ao momento, foi Lucas Tagliapietra – novamente um regresso a casa após abandonar o Boavista a julho de 2017 – assina contrato válido por duas épocas.

Belenenses SAD

A equipa de Jorge Silas e nona classificado na Primeira Liga 2018/19 já começou a preparar a nova época com contratações e empréstimos.

A primeira contratação foi anunciada há seis dias atrás. Eduardo Kau reforça a equipa de Belém até 2023, o defesa-central brasileiro é anunciado para as próximas quatro temporadas prometendo ajudar o Belenenses a ser mais competetitivo na Primeira Liga. A equipa francesa LOSC cedeu três jogadores à equipa portuguesa, Hervé Koffi, guarda-redes de 22 anos, Hakim Ouro-Sama, defesa-central de 21 anos, e por último, Imed Faraj, extremo de 20 anos – todos contam com internacionalizações. Conhecido no mundo do futebol por Dieguinho, Diego Francisco Rocha, o extremo/avançado de 27 anos já conta com experiência no futebol português – depois de passagens pelo SC Beira-Mar, CD Cova da Piedade e Estoril SAD – e é uma das opções de Silas para esta nova época. Por último, depois de um ano emprestado ao Sporting de Gijón, André Sousa regressa a casa iniciando a quarta temporada pelo Belenenses SAD.

Fonte: Belenenses SAD

CD Santa Clara

Após a subida à primeira liga na época passada, o CD Santa Clara conseguiu conquistar o décimo lugar no campeonato 2018/19, sendo a melhor prestação de sempre do clube na Liga. Com o objetivo de melhorar a sua prestação na próxima época, as contratações surgem no clube açoriano.

Zaidu Sanusi chega aos Açores proveniente do SC Mirandela no Campeonato de Portugal, o defesa ningeriano de 22 anos assinou por três épocas. João Afonso assinou por três épocas, o defesa de 29 anos termina assim a sua ligação de cinco anos com o Vitória SC. José Augusto é outro reforço do clube açoriano, o médio brasileiro de 22 anos assina por três épocas, podendo ser adaptado como um médio mais defensivo ou como central. A chegada do “ciclone Carlos”, Carlos Júnior, avançado brasileiro de 23 anos assina contrato por duas épocas terminando a sua ligação com o Rio Ave FC. Steven Pereira, proveniente do CSKA Sofia, assina contrato por três temporadas, o defesa central cabo-verdiano pode ser adaptado a lateral-direito, se necessário. Rafael Ramos, o ex-Sporting e Benfica que representava o FC Twente na época passada, assina contrato válido por três épocas. O lateral direito de 24 anos foi o último reforço conhecido até ao momento.

CS Marítimo

Após a fraca classificação do clube das ilhas na Primeira Liga a época passada, que apenas obteve o décimo primeiro lugar, o clube da Madeira começou a preparar a nova época que começa em agosto para estar preparado para o desafio.

A preparação para a nova época começou com a contratação de Nuno Manta como novo treinador. O técnico abraça este novo capítulo na sua carreira após passar toda a sua carreira no CD Feirense. A partir do novo treinador surgem as contratações, começando com Erivaldo, o extremo angolano de 25 anos deixa a Segunda Liga, onde representava o Leixões SC, e ruma à Primeira Liga. Dejan Kerkez, o defesa central sérvio chega do Spartak Subotica e assina vínculo por apenas uma época com o clube madeirense. Bambock, o jogador de 24 anos que atua como médio formando no Paris Saint-Germain, vai representar o clube madeirense na próxima época 2019/20. John Cley chega a título de empréstimo do CSA – devido à saída de Jean Cléber -, o médio de 25 anos representará o clube madeirense durante uma época. Marcelinho, futebolista brasileiro é reforço do Marítimo, ambicionando uma boa época com o emblema madeirense e destacando a sua velocidade. Assim, o CS Marítimo já conta com cinco reforços disponível para Nuno Manta Santos.

Fonte: CS Marítimo

Portimonense SC

A equipa de Portimão contou com o objetivo principal que era a sua manutenção na Primeira Liga obtendo assim o décimo segundo lugar na tabela de classificação.

Até ao momento a equipa orientada por António Folha apenas apresentou um reforço, Paulo Estrela, o médio de 20 anos jogou no FC Porto B, clube que representou durante as últimas dez épocas, e assinou pelo clube algarvio por três temporadas.

Vitória FC

Outra equipa que lutava para a sua manutenção na Primeira Liga Portuguesa, o Vitória FC obteve o décimo terceiro lugar do campeonato. De modo a dar continuidade à sua persistência na I Liga e de conseguir obter uma prestação melhor, as contratações começaram a surgir.

Em meados de junho, o primeiro reforço da equipa de Setúbal foi apresentado, Carlinhos, o médio ofensivo chega ao Bonfim cedido pelo Standard de Liège regressando a Portugal, depois de ter representado o Estoril SAD em 2016/17. O regresso de Hélder Guedes a Portugal, o avançado de 32 anos está de regresso ao escalão principal de Portugal depois de abandonar o Rio Ave para o Al Dhafra, dos Emirados Árabes Unidos, assinando contrário válido de duas épocas. Leandro Vilela reforça o meio-campo do Vitória FC, o jogador de 23 anos vai ter a sua primeira experiência fora do Brasil e chega ao Bonfim com contrato válido para três épocas. O avançado marroquino, Khalid Hachadi, de 21 anos foi recrutado ao Olympique Koutibga e assina contrato válido para as próximas cinco épocas. Assim, os quatro reforços oficiais estão à disponibilidade da equipa de Sandro Mendes.

CD Aves

Mais uma equipa que concretizou o seu objetivo de manutenção na I Liga Portuguesa, o CD Aves conseguiu alcancar o décimo quarto lugar na tabela de classificação ficando dois lugares acima da zona de despromoção.

Para a continuidade do clube na I Liga as contratações começaram a “chover como pássaros”, sendo que em ínicios de junho já se conhecia o primeiro reforço, Mohamed Touré, o avançado chega proveniente da AD Oliveirense com 11 golos marcados no Campeonato de Portugal, o que levou o CD Aves a assegurar o atleta por três épocas válidas. Afonso Figueiredo, antigo jogador do Rio Ave FC, o lateral-esquerdo assina pelo clube avense por três épocas. Bruno Xavier embarca na sua primeira aventura fora de casa, onde era jogador do Oeste, Brasil, e assina contrato de três temporadas pelo emblema do concelho de Santo Tirso. Peterson, conhecido por Peu, avançado de 26 anos ex-Fluminense assina por três épocas e afirma que chegar à Liga Portuguesa é um sonho alcançado. Bruninho, lateral-esquerdo brasileiro proveniente da Série C do Brasil, assina por duas temporadas com os avenses. Adam, defensa central polaco de 23 anos prepara-se para enfrentar a sua primeira aventura fora do país natal assinando contrato com o CD Aves para as próximas três épocas. Estrela assina para as próximas três temporadas a custo zero, depois de terminar o contrato do médio ofensivo com o Varzim SC. Macedo chega à equipa de Vila das Aves proveniente do FC Porto a título definitivo e assina contrato de três épocas. O regresso de Rúben Oliveira ao clube avense, novamente cedido pelo Vitória SC, o Aves volta a puder contar com o serviço do jogador que conta com um golo apontado com o emblema. Adi Mehremic, o defesa central bósnio chega do Karpaty, na Ucrânia, e assina contrato por três épocas. Os 10 reforços nomeados já se encontram a treinar sob as ordens do técnico avense, Augusto Inácio.

CD Tondela

O último classificado da tabela a conseguir manter-se na Primeira Liga, ficando a 1 lugar da zona de despromoção. Com o objetivo de garantir um lugar cimeiro e não voltar a correr os riscos que correu na época 2018/19, o CD Tondela começa com as contratações de modo a preparar a época 2019/20.

Bruno Wilson, defesa central que esteve ao serviço do SC Braga B deixa a equipa e ruma até à I Liga assinando contrato com a equipa dos Beirões até 2022. João Vigário, na última temporada cedido ao Estoril por Vitória SC, ruma aos Beirões por duas temporadas. Yohan Tavares volta a Portugal, onde já representou o Beira-Mar, Estoril e Vitória FC, desta vez reforça o Tondela até 2021. Manu Sánchez, o lateral ofensivo formado no Sevilha FC promete mostrar a sua melhor versão em cada jogo, assim, assina pelo Beirões até 2022. Philipe Sampaio, o ex-defesa central do Feirense e do Boavista (em Portugal) assina até 2021 pelo CD Tondela.

FC Paços de Ferreira

O primeiro classificado a garantir a subida da Segunda Liga 2018/19 prepara-se para enfrentar o desafio que representa o primeiro escalão esta temporada.

De modo a preparar a nova época, surge a primeira contratação dos castores, Rafael Gava, o médio brasileiro que representava o Caxis assina por três temporadas. Hélder Ferreira, o extremo deixa o Vitória SC para se tornar atleta dos pacenses com contrato válido para as próximas três épocas. Maracás deixa a Série B, onde jogava ao serviço do Oeste FC, e ruma até á Capital do Móvel onde assina por três épocas. Rafael Teixeira, avançado brasileiro de 26 anos, assina por dois anos com os “castores”. Por último, o FC Paços de Ferreira conta com Bernardo Martins, que representava o SL Benfica B após ter sido contratado ao Leixões SC, será a estreia do atleta de 21 anos na I Liga Portuguesa e é o mais recente reforço dos “castores”.

 FC Famalicão

O segundo classificado a garantir a subida da II Liga Portuguesa e o atual líder de contratações, visto que conta com mais contratações do que qualquer outro clube português, sendo que no total são 13 contratações até ao momento, incluindo treinador.

Após a saída de Carlos Pinto do comando técnico do clube, o seu substituto foi João Pedro Sousa, ex-treinador adjunto de Marco Silva no Everton FC. A nível de jogadores, Fábio Martins foi o primeiro reforço apresentado para o FC Famalicão por empréstimo do SC Braga. Rúben Lameiras, médio que jogava no Playmouth Argyle do terceiro escalão do futebol inglês assina contrato para as próximas quatro temporadas. Lawrence Ofori, proveniente do Leixões, o médio ganês de 20 anos volta à primeira liga – depois da passagem pelo Feirense – e assim com o clube recém-promovido por cinco épocas. Lionn apesar da época infeliz que realizou com a descida do GD Chaves, busca uma nova caminhada com o Famalicão com contrato por duas épocas. Chegados do SL Benfica B, Diogo Gonçalves apenas por empréstimo, no entanto, Guga Rodrigues é reforço por cinco épocas. Alex Centelles chega ao clube por empréstimo da equipa B do Valência. Gustava Assunção, filho de Paulo Assunção, formado no clube que representava anteriormente Atlético de Madrid, o médio de 19 anos assina contrato por cinco temporadas. Oriundos do Wolverhampton, João Caiado e Pedro Gonçalves regressam a Portugal para reforçar a equipa de Famalicão, assinando contrato até 2022 e 2024, respetivamente. Luka Oliveira, após representar o Sporting de Espinho no Campeonato de Portugal, reforça o clube afirmando que era uma proposta irrecusável. Vitor Caetano chega por empréstimo do Figueirense e reforça a baliza da equipa até ao final da temporada, com opção de compra por cinco temporadas. Nehuén Perez, incluído na lista para o Golden Boy, proveniente do Atlético de Madrid, o jovem defesa central reforça a equipa para a época de 2019/20. Com todas estas contratações, as expetativas para o FC Famalicão estão em alta para a época 2019/20.

Fonte: FC Famalicão

 Gil Vicente FC

O último clube que obteve a promoção para a I Liga Portuguesa, devido a acontecimentos passados – Caso Mateus -, e outro clube que também está ao rubro no que diz respeito a contratações.

Começando pela apresentação do novo treinador, Vítor Oliveira regressa aos gilistas 17 anos depois. Rúben Fernandes é o primeiro reforço dos minhotos para o seu regresso à primeira liga, o central de 33 anos que estava no Portimonense assina contrato para 2019/20. Soares, médio ex-Arouca, é o segundo reforço apresentado para a época que se aproxima. Henrique Gomes regressa ao Gil Vicente, o defesa-esquerdo ex-Covilhã de 23 anos declara o orgulho que sente por voltar a casa. Leo Cordeiro é reforço, o médio brasileiro que representava o Sporting de Espinho afirma que irá ser uma boa época do clube. Rodrigo Prado proveniente do Ferroviária, do Brasil, o defesa-central de 23 anos reforça o emblema de Barcelos por duas épocas. Alex Pinto é cedido pelo SL Benfica até ao final da época ao clube de Barcelos, o lateral-direito de 20 anos mostra confiança e felicidade nesta nova etapa profissional. Márcio Meira reforça o meio campo da equipa, anteriormente atuava no Armacenenses no Campeonato de Portugal e na Taça de Portugal onde apontou 10 golos em 36 jogos. Lourency Rodrigues foi liberado pela Chapecoense para assinar pelos gilistas e é apresentado como reforço. Claude Gonçalves regressa a Portugal, depois de abandonar o CD Tondela para representar o Troyes, e é reforço para a época de regresso do emblema de Barcelos. Bruno Ferreira proveniente da Série C, do Brasil, é a aposta dos gilistas para a baliza da equipa. Kellyton, lateral polivalente (joga nas duas alas) é a recente mais-valia da equipa por esses aspetos que o brasileiro de 24 anos apresenta. João Afonso, médio brasileiro, chega a custo zero e é reforço para a época que se aproxima. Erick, cedido pelo SC Braga, o brasileiro de 21 anos que atua como extremo também é reforço garantido. Samuel Dias, o jovem avançado de 19 anos é reforço, reforçando a política de aposta na juventude por parte do Gil Vicente FC. Arthur Henrique reforça a equipa, o lateral esquerdo de 25 anos é proveniente do Ferroviário. Sandro Lima vem por empréstimo do Grêmio Anápolis, regressando a Portugal após a sua passagem pelo Estoril, o empréstimo tem duração de uma época.

Foto de Capa: Bola na Rede

Comentários