Anterior1 de 2Próximo

Cabeçalho Futebol Nacional

O apito final soou e os adeptos regressaram a casa pela última vez. Os estádios encheram-se então de um silêncio pouco habitual por estas andanças, numa pausa que vai durar até, pelo menos, Agosto. Mas nem durante este interregno nos esquecemos daqueles que fazem mover toda a paixão e indústria que é o futebol. Um desporto feito pelos adeptos e para os adeptos – mesmo que pareça cada vez mais o contrário.

Este foi um ano em que os fãs do desporto-rei em Portugal tiveram um protagonismo diferente e menos habitual daquele que costumam ter, a maioria das vezes, infelizmente, por maus motivos, especialmente as claques organizadas: situações que se estendem a todos os grandes clubes nacionais, com as claques do FC Porto a entoarem cânticos anti-Benfica alusivos à tragédia da Chapecoense, ou com uma rixa entre membros de claques de SL Benfica e Sporting CP a resultar na morte de um adepto dos leões. Este comportamento hostil estendeu-se, de resto à claque da Seleção Nacional de Futebol.

Mas nem tudo foi mau. Aliás, não me pretendo focar nesses pontos negativos neste artigo, quer pelo facto de estes já terem sido explorados este ano, como por achar que não merecem grande tempo de antena, mas sim punição. Quero focar-me, sim, num possível sinal de esperança, que mesmo que seja irregular é um dado extremamente positivo: haverá mais adeptos nos estádios no campeonato português?

A resposta é sim! Mas vamos a dados: para não existir uma errada interpretação, optei por comparar apenas os dados referentes aos últimos três campeonatos disputados (2014/15, 15/16 e 16/17), por terem o mesmo número de equipas participantes, dezoito. Aquilo que nos diz a base de dados da Liga Portugal é que o número de espectadores nos estádios tem aumentado – de 2014/2015, com 3 091 276 espectadores, passou para 3 305 708 em 2015/2016, finalizando este ano, 2016/2017, com 3 622 372 adeptos nos estádios. O crescimento é bastante positivo, ultrapassando mesmo o meio milhão de espectadores em dois anos!

 

Evolução do número de espectadores nas últimas três épocas Fonte: Bola na Rede
Evolução do número de espectadores nas últimas três épocas
Fonte: Bola na Rede

Contudo, podemos fazer algumas leituras nas entrelinhas que nos poderão deixar de pé atrás com estes dados. Que o global de espectadores da Liga NOS tem aumentado é um facto, mas como é materializado esse aumento? Pegando na calculadora, chegamos à conclusão que este crescimento não é geral em todas as equipas. Vejamos: da temporada passada, 2015/2016, para esta que acabou de terminar, 2016/2017, as nove equipas com melhores números absolutos em número de assistências – a primeira metade da Liga neste aspeto – aumentou os seus valores em 340 672 espectadores. Pelo contrário, as nove piores equipas da Liga em termos de assistência – a segunda metade neste aspeto – diminuíram o número de espectadores em 24 008.

Anterior1 de 2Próximo

Comentários