Carlos Carvalhal saiu pela porta pequena a última vez que esteve em Portugal. O técnico orientava o Sporting CP que, nesse ano, não foi para além de um quarto lugar. Entretanto, foram quase 10 anos a treinar equipas no estrangeiro, nomeadamente na Turquia, nos Emirados Árabes Unidos e em Inglaterra, onde esteve as suas três últimas épocas. O agora técnico de 53 anos teve tempo para maturar as suas qualidades técnicas e volta agora a ter uma oportunidade para mostrar o que vale em território português.

E, na minha opinião, o Rio Ave FC é um excelente clube para apostar. Não é de agora que se reconhece o projeto vilacondense como um dos mais consistentes da Primeira Liga, onde as suas equipas costumam praticar um excelente futebol tendo em conta a sua realidade.

Neste aspeto, acho que Carlos Carvalhal vai conseguir cumprir a senda. À semelhança do que fez no Swansea City, o treinador natural do distrito de Braga, tem todas as condições para fazer com que o Rio Ave cause mossa às equipas mais fortes deste campeonato. Aliás, como o clube assim o tem feito!

Swansea City FC foi o último clube treinado por Carlos Carvalhal
Fonte: Swansea City FC

Carlos Carvalhal parece-me um treinador muito mais completo agora, nove épocas depois de ter saído de Portugal. A sua estadia por Inglaterra com certeza que lhe acrescentou valor porque estamos a falar de uma Premier League – uma das ligas mais competitivas do mundo. Os valores de futebol que aprendeu lá, com certeza que também têm muito a acrescentar ao nosso futebol cá.

Por fim, acho também que o regresso de Carlos Carvalhal pode ser um ponto de partida para um salto maior num dos três grandes ou até mesmo o SC Braga. Neste momento, acho que todos vão manter os seus respetivos treinadores, mas a próxima época pode ser o fim da linha para alguns se não cumprirem com as expectativas e, caso Carlos Carvalhal consiga fazer uma gracinha no Rio Ave, poderá eventualmente despertar interesse de FC Porto, Sporting CP ou até mesmo SC Braga.

Neste sentido, confesso até que estaria curiosa para o ver num dos três grandes portugueses. Mas claro que isto não é o foco agora, até porque o Rio Ave é um clube que merece respeito e é um projeto que merece comprometimento como qualquer um outro clube de primeira linha. E é isso mesmo que Carlos Carvalhal fará com certeza!

 

Foto de Capa: Swansea AFC

Comentários