Águias voam rumo a Manchester – Entrevista a Rafael Ramos

entrevistas bola na rede

A equipa de Juniores do SL Benfica voltou a deixar marca na competição UEFA Youth League, desta vez frente ao Áustria de Viena. Por algum motivo, os encarnados estiveram em realce na fase de grupos e provaram mais uma vez o seu valor, após a vitória merecida nos oitavos-de-final por 4-1. Assim, a equipa visitante, que eliminou o FC Porto da competição, teve a vingança portuguesa.
Apesar do golo precoce da equipa austríaca e da vantagem que esta levou para a segunda parte, a equipa da casa apareceu com uma atitude dominante e, através do golo de Ricardo Carvalho, fez o 1-1. O golo do central foi o mote para os três que o sucederam; foi o acordar das águias. Desta forma, com uma vitória confortável, a equipa encarnada assegurou a sua presença nos quartos-de-final da Liga Jovem da UEFA.
O Benfica já provou ter cartas para jogar e vencer em competições internacionais. Resta agora saber se há alguma equipa capaz de o travar. Esperemos que não seja o Manchester City; queremos ver as águias a voar!

Rafael Ramos, lateral direito dos juniores Benfica.
Rafael Ramos, lateral direito dos juniores Benfica

O Rafael Ramos, lateral direito dos Juniores do SL Benfica, viveu na primeira pessoa o jogo de quarta-feira. Apesar de ter estado ao serviço do Sporting CP, durante sete anos, e de ter chegado recentemente ao plantel encarnado, confia totalmente na equipa onde está actualmente integrado e no futuro que esta poderá vir a traçar na competição da UEFA Youth League.

1 – O que destacas neste jogo com o Áustria de Viena?
Destaco claramente a união da minha equipa e a capacidade de sofrimento e de superação do grupo. Soubemos estar sempre juntos perante as adversidades e, assim, conseguimos dar a volta ao resultado e ganhar!

2 – Que benefícios pessoais e profissionais ganhas com a experiência de participar numa competição desta dimensão?
Esta competição é uma autêntica montra para todos nós que temos o sonho de ser profissionais de futebol a um alto nível. Muitos de nós, os Juniores de segundo ano, já estamos no último ano da formação e, por isso, esta competição é também uma forma de nos preparar melhor para o futebol profissional, porque estamos mais próximos de cenários de jogo de grandes competições.

3 – Que leitura fazes do futebol de formação português no contexto da formação futebolística europeia?
Acho que a formação portuguesa está muito bem vista a nível europeu, porque somos sempre muito respeitados pelas equipas adversárias em todos os jogos que disputamos. Olhando para trás, a nossa equipa conseguiu eliminar várias das melhores equipas de países da Europa: o PSG (da França), o Anderlecht (da Bélgica), o Olympiacos (da Grécia) e, a mais recente, o Áustria de Viena. Até o FC Porto, que não se qualificou na fase de grupos, na minha opinião, fez uma boa campanha e tinha, a meu ver, capacidades para estar a disputar estas eliminatórias. Por outro lado, nós agora estamos nos quartos-de-final, o que significa que nos posicionamos entre as oito melhores equipas europeias. Acho que está assim provada a grande qualidade da formação do Benfica, mas também a da formação portuguesa, uma vez que alguns de nós dedicaram parte do seu tempo de formação a outros clubes, antes de chegarem ao Benfica.

4 – Sabendo que o próximo adversário é o Manchester City, como vês o futuro do Benfica na competição?
Estando perante as oito melhores equipas da Europa, o nosso trabalho não vai ser fácil. A partir daqui, os jogos vão ser cada vez mais complicados… Mas nós já demos provas da qualidade do nosso trabalho e da nossa força como equipa. Por isso, penso que podemos continuar a sonhar em chegar à final e, quem sabe, ganhar a competição, até porque já fomos capazes de bater grandes equipas no nosso percurso, como já referi anteriormente. Por isso, é aproveitar ao máximo as oportunidades que temos nesta Liga dos Campeões sub-19 e, jogo a jogo, dar tudo para continuarmos a sonhar cada vez mais alto! Especificamente falando do Manchester City, acho que é uma grande equipa. Tem um conjunto muito forte, vai ser difícil batê-los. Contudo, penso que a nossa equipa tem qualidade para disputar o jogo e ganhar, mas, para isso, vamos ter de trabalhar muito. A equipa está toda em sintonia e estamos todos muito unidos. Certamente vai ser um jogo que vai apelar à nossa capacidade de superação.

Maria Serrano
Maria Serranohttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma rapariga que nasceu numa família em que o sexo masculino está em grande maioria, por isso desde cedo começou a ver futebol profissional, a jogar Football Manager, a ler jornais desportivos e a assistir a jogos de futebol formação. Os hábitos e a paixão perduram até hoje.                                                                                                                                                 A Maria não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Dias: «Mais um troféu e uma vitória categórica que não deixa dúvidas»

Nuno Dias analisou o desfecho do duelo entre o Sporting e o Benfica. Leões conquistaram a Supertaça de Futsal em Gondomar numa vitória por 6-1.

Cassiano Klein: «Competir contra a arbitragem emocionalmente é desafiante. Não podemos, estamos aqui para jogar e eles para arbitrar»

Cassiano Klein analisou o desfecho do duelo entre o Sporting e o Benfica. Leões conquistaram a Supertaça de Futsal em Gondomar com um 6-1 na final.

Sporting goleia Benfica por 6-1 e vence Supertaça de Futsal

O Sporting não deu quaisquer hipóteses ao Benfica na Supertaça de Futsal. Triunfo contundente por 6-1 dos leões sobre o eterno rival em Gondomar.

Nun’Álvares vence Benfica no prolongamento e conquista Supertaça Feminina de Futsal

O Nun'Álvares venceu a Supertaça Feminina de Futsal. Na final diante do Benfica, triunfo por 3-2 só surgiu no prolongamento.

PUB

Mais Artigos Populares

Jeremiah St. Juste pede respeito ao Sporting e garante: «O verde e o branco bombeia nas minhas veias e vou vestir a camisola da...

Jeremiah St. Juste reagiu em comunicado à decisão do Sporting em despromovê-lo à equipa B. Defesa pediu mais respeito e garantiu que vestirá a camisola com orgulho.

Frederico Varandas com mensagem de confiança aos adeptos do Sporting: «A nossa estratégia é igual desde 2018 e ninguém ganhou tantos campeonatos como nós»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.

Frederico Varandas responde aos agentes de Viktor Gyokeres e Conrad Harder: «São excelentes agentes porque fiz 90 milhões de euros e não paguei comissão»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.